AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Need for Speed Hot Pursuit Remastered – Remaster ou Definitive Edition? | Análise

O que incomodou um pouco nos gráficos foi a impressão de que pouca coisa mudou

Analisado no PlayStation 4 Pro


Need for Speed Hot Pursuit Remastered é a remasterização do jogo lançado em 2009 para Xbox 360, PlayStation 3 e PC, produzido pela Stellar Entertainment Limited e Criterion Games e publicado ela EA, o jogo retorna agora em 2020 com todo conteúdo DLC disponibilizado para o jogo original e com melhorias gráficas além de outras pequenas mudanças.

Não podemos negar que Need for Speed é uma das maiores, se não a maior, franquia de jogos de corrida, e entre muito altos e baixos que os jogos passaram pelos anos sempre existem aqueles que mais se destacam, Need For Speed Hot Pursuit é um desses títulos, ele saiu numa era em que a franquia estava meio sem rumo e basicamente voltou aquilo pelo qual era conhecida, corridas com carros famosos e perseguições policiais absurdas.

Com essa combinação o jogo original foi bem recebido e eu particularmente tenho até hoje a minha cópia na versão do 360, mas passados mais de 10 anos, será que o jogo se sustenta?

Para mim essa remasterização é mais uma versão definitiva do game do que um retrabalho muito profundo, vamos ao pontos do porque disso, primeiro, todo o conteúdo previamente lançado como conteúdo por download está incluso, ou seja, mais carros, mais provas, além disso o game tem melhorias na iluminação e em algumas texturas, não é em tudo, mas em algumas é nitidamente de melhor qualidade. Outro ponto que vale salientar é a implementação de crossplay entre as plataformas, coisa impensável lá em 2009.

Need for Speed Hot Pursuit Remastered

Falando na jogabilidade, Need for Speed Hot Pursuit Remastered sofre um pouco a ação do tempo por conta da forma como ele funciona, veja bem, NFS foi um dos precursores de jogos de corrida em mundo aberto, mas isso não foi usado neste título e hoje faz falta, além disso, dentro das provas em si alguns pontos incomodam, como a falta de opções de câmera, sendo apenas três, é um número baixo em vista do que temos na maioria dos jogos.

Por outro lado o jogo mantém muitas coisas boas, a interface que era bem resolvida continua funcionando muito bem, é fácil de navegar e encontrar aquilo que procura, o modo online funciona bem, o senso de velocidade contínua muito bom, inclusive, uma aplicação que está disponível nos consoles aprimorados e que é muito bem vinda é a opção de escolher performance ao invés de qualidade, sim, você vai perder boa parte do visual melhorado, isso não vai impactar negativamente uma vez que ele ainda é mais bonito que o jogo original, mas a diferença em resposta do veículo no modo performance sobre o qualidade é algo como dia e noite, tudo fica mais ágil, mais dinâmico, uma vez que você jogue dessa forma não vai mais querer voltar para o qualidade e isso é algo que merece parabéns pela implementação.

O que incomodou um pouco nos gráficos foi a impressão de que pouca coisa mudou, por exemplo, como citei antes iluminação e texturas estão melhores, sim é verdade, mas detalhes dos carros, contagem poligonal dos modelos, estruturas a uma certa distância como árvores e cenário parecem pouco melhores, até mesmo os famosos popups de renderização são aparentes em algumas situações, isso não impacta negativamente, mas para um jogo com esse preço merecia mais, ele de verdade, parece a versão PC do game com um pacote novo de iluminação e texturas.

A parte sonora continua boa, mas isso vai de gosto, eu prefiro o estilo mais novo que deixa você escolher diferentes rádios com estilos musicais diferentes do que ficar passando por uma salada musical que não tem muito ligação entre uma música e outra. A interface também não foi traduzida, ou seja, tudo está em inglês como o original, também não houve a inclusão de legendas, até ai sem problemas, esse Need For Speed, ao contrário de outros títulos da série não foca em história, o lance aqui é ser o mais procurado pela polícia ou então ser o melhor policial, mas você ainda pode ser as duas coisas.

Need for Speed Hot Pursuit Remastered

Em resumo, Need for Speed Hot Pursuit Remastered é um bom jogo, oferece todo o conteúdo lançado para o jogo original, opção de crossplay entre as diversas plataformas que está disponível, traz um visual melhorado e a implementação de modo performance, mas ainda assim, fica aquela sensação de que poderia haver mais, principalmente se considerando o preço pedido pelo jogo na data desta publicação.

Confira o vídeo de gameplay de Need for Speed Hot Pursuit Remastered:

Need for Speed Hot Pursuit Remastered

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Visual está melhor
  • O jogo ainda é muito bom
  • O crossplay entre as plataformas é bem vindo
  • Se puder, use o modo performance

Negativos

  • O preço pedido é alto
  • Não houve melhorias profundas

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo