O que nós sabemos sobre o Xbox One S
Durante sua conferência pré-E3 a Microsoft mostrou a versão Slim do seu Xbox One, mas ao contrário da geração passada que os consoles recebiam atualizações mas sem mudanças significativas em seus hardwares, a empresa de Redmond resolveu dar um passo a mais dessa vez.
Antes de começar vou responder algumas dúvidas frequentes:
Quando o Xbox One S vai ser lançado?
A Microsoft lista o console para Agosto de 2016, no site da Amazon aparece para o dia 02 para ser bem exato.
Quando chega ao Brasil?
Essa informação ainda não foi divulgada pela Microsoft, sabemos que o Xbox One vendido no Brasil é fabricado aqui desde o lançamento, pode ser que o console S também seja, vamos aguardar.
Ele suporta 4k?
Sim, suporta para vídeos e blu-ray, não para jogos.
Ele é mais poderoso que o One original?
Ao que tudo indica é sim, além do fato dele suportar 4K para vídeos, o Xbox One S tem suporte para games em HDR, isso exige mais poder de processamento do console.
Ele vem com um controle no pacote?
Vem sim, o vídeo lançado pela Microsoft na conferência dizia que o suporte e o controle eram vendidos separadamente, mas estava errado, apenas o suporte é vendido em separado.
“Xbox One S: Slimmer, slinkier, sexier”
O Xbox One S é 40% menor que o modelo original, essa redução de tamanho é muito bem vinda, ainda mais que além disso ele pode ficar na vertical, como o Xbox 360 e seu novo tamanho o deixa próximo das medidas do concorrente PlayStation 4. Junte a isso o fato de que agora a fonte de alimentação é interna e você ganha mais um pouco de espaço ainda, obrigado Microsoft.
4K Ultra HD, 4K Blu-ray e suporte High Dynamic Range
Essa talvez seja a grande mudança do hardware do aparelho, o novo modelo do Xbox One tem a capacidade de reproduzir vídeo em 4K de serviços de Streaming como a Netflix ou a Amazon (lá no exterior) e ainda é um poderoso reprodutor de Blu-Ray 4K, com um ótimo custo benefício, com seu preço a partir de $299,00, mas tudo isso só é importante se você tiver uma TV 4K e uma conexão banda larga que aguente o fluxo, senão, de nada adianta. O suporte ao HDR Gaming é um bom acréscimo, com ele é possível obter cores mais vibrantes e um preto mais escuro, mas ainda assim é necessário uma TV que suporte essa melhora gráfica.
O novo Xbox One S ainda conta com saída HMDI 2.0a com capacidade de transmissão de 60Hz, o que garante o verdadeiro sinal 4K, o modelo atual conta com saídas 1.4a, que são tecnicamente capazes, transmitindo com 30Hz.
Existe uma diferença no desempenho?
Isso ainda está um pouco nebuloso, as fontes da Microsoft informaram que o Xbox One S possui um poder extra de processamento que pode ser usado pelos desenvolvedores para o uso do HDR Gaming, até então nada foi falado se isso poderia ser usado em melhorias na resolução ou no framerate.
Rod Fergusson, cabeça do estúdio Coalition (responsável por Gears of War 4), revelou ao site Polygon que sua equipe usou o poder de processamento extra da GPU e CPU para criar as imagens em HDR e conseguir melhores taxas de quadros, não havendo melhorias gráficas entre os consoles. Ele ainda disse que seus engenheiros foram capazes de “aproveitar o poder adicional para reduzir a frequência da taxa de quadros ou penalidades de resolução.”
Pouco tempo depois um porta voz da Microsoft confirmou as informações ao site The Verge, dizendo que o console da sim um poder extra de processamento caso os desenvolvedores queria usar o HDR. Ao que parece o Xbox One S não é mais poderoso que o Xbox One, ao menos a Microsoft está dizendo que não, apesar dele ter a capacidade de rodas vídeos em 4K e games em HDR, esse poder a mais não será usado para nada além disso.
O que fica estranho nisso tudo é o fato de que a empresa “esqueceu” de mencionar que o Xbox One S é capaz de fazer upscaling de jogos, isso foi revelado por Jeff Henshaw em uma sessão da E3 para o TechRadar, ele disse: “Não é 4K nativo, mas o Xbox One S pode fazer o upscalling de jogos 1080p para 4K.”
Se o console é capaz de fazer isso, então quer dizer que ele não tem mais poder de processamento que o One original? Que o poder que ele possui é apenas para o HDR? Acho que não hein Microsoft.
Bye-Bye Kinect
O acessório obrigatório e parte integrante do Xbox One no lançamento em 2013 parece estar indo para o limbo. Com a chegada do Xbox One S o Kinect passa a ser definitivamente um item opcional na vida do console, tanto que o aparelho abandona a porta de comunicação dedicada ao aparelho para adicionar a IR Blaster, caso você queria adquirir um Kinect para usar no console S será necessário a compra de um adaptador USB vendido separadamente.
Um novo controle
Se não bastasse o controle original do Xbox One ser um dos melhores já lançados e junto dele o modelo Elite, um novo controle acompanhará o Xbox One S com melhorias.
O controle conta com uma textura que da melhor empunhadora e pegada, capas coloridas para personalizar e claro, agora ele conta com Bluetooth o que ajuda muito na hora de usá-lo com um PC, isso provavelmente faz parte do programa Xbox Play Anywhere lançado pela Microsoft, onde games comprados na Xbox Live podem ser jogados no Xbox ou no PC com Windows 10, dessa forma o seu controle será o mesmo em ambas as plataformas, novamente, obrigado Microsoft.
Outra coisa que foi falado sobre o controle, mas ainda não temos confirmação, Major Nelson, famoso porta voz do Xbox na Web falou em um vídeo para o Youtube Gaming que o novo controle possui bateria interna, ao contrário do modelo original que ainda usa pilhas para a alimentação, se isso se confirmar ficaremos mais feliz ainda.
Devo trocar o meu One pelo modelo S?
Depende, se você tiver uma TV 4K, uma conexão de banda “ultra” larga e dinheiro sobrando, porque não? Agora se o caso não é esse você não deve não, afinal, no que diz respeito aos games nada está confirmado se esse modelo vai ou não oferecer mais poder de fogo que o modelo atual, então, fique tranquilo e seja feliz com seu console atual.
Quem ainda não comprou um One, acho que vale a pena sim esperar pela chegada do modelo S, pelo mesmo preço ele oferece mais que o modelo atual, mas caso você consiga uma bela promoção do modelo vendido agora eu levaria em conta o parágrafo de cima.
“Mas ano que vem tem o Project Scorpio”, sim eu também sei disso, mas muito pouco foi mostrado dele, e pelo que sabemos e análises que acompanhei sobre esse modelo pode esperar um preço bem alto pelo que ele vai oferecer, fora isso ainda temos o PS4K Neo e o Nintendo NX para 2017, então não vejo o porque deixar de aproveitar os games até lá esperando pelo Scorpio.
Um Comentário