Hoje é o aniversário do Wii U e do GameCube!
Dois consoles da Nintendo fazem aniversário hoje, são eles o Nintendo GameCube e o Nintendo Wii U, sendo respectivamente o quarto e sexto console lançados pela empresa de Kyoto.
Nesse post especial, focado no Blog vou tentar falar um pouco sobre eles dois, possuo ambos consoles, infelizmente não são tão famosos no Brasil e até mesmo mundialmente não recebeu no caso do Cube e não recebe no caso do Wii U o devido reconhecimento.
O Nintendo GameCube chegou aos Estados Unidos em 18 de Novembro de 2001, está completando 14 anos o nosso querido fogãozinho, como ficou conhecido, sendo o sucessor do Nintendo 64 foi o último console lançado pela Nintendo enquanto seu presidente era Hiroshi Yamauchi, além disso ele foi o primeiro console na empresa a usar discos óticos no lugar dos cartuchos.
O Cube chegou com o dever de recuperar a confiança da industria na Big N, e ele jogava pesado para isso, seu hardware era superior ao do PlayStation 2 da Sony e apesar de usar mini DVDs de 1,5Gb não era problema para as softhouses colocarem seus games nele, ports do console da Sony eram facilmente adaptáveis aos console da Nintendo, porém a demora para o lançamento foi um dos fatores atrapalhou os planos de reconquista do mercado.
Apesar de diversos problemas que a empresa teve com as third partys, o Cube tem uma biblioteca respeitável e na minha opinião a Nintendo estava tão inspirada com ele quanto a Sega esteve com o Dreamcast pouco tempo antes, nele as famosas séries da Nintendo ganharam continuações primorosas e outras foram revividas de forma estupenda, vou citar algumas abaixo:
Metroid Prime
O famoso game foi transportado para o mundo 3D de forma incrível pela Retro Studios, esse foi o jogo que me fez comprar o NGC.
The Legend of Zelda
O Cube recebeu três jogos da série, o primeiro deles foi “The Legend of Zelda: Wind Waker”, seguido de “The Legend of Zelda: Four Swords” e ao fim por “The Legend os Zelda: Twilight of Princess”
Mario Kart: Double Dash
É o único da franquia onde escolhemos dois pilotos para o mesmo kart, que podem ser mudados durante a corrida para aproveitar o melhor de cada personagem.
Super Mario Sunshine
Apesar de não ser tão bom quando Mario 64, podemos dizer que esse título tem seu brilho, ele aprimora tudo que foi feito no antecessor, num cenário muito bonito e colorido, a trilha sonora é outro ponto positivo.
Resident Evil Remake, Resident Evil Ø e Resident Evil 4
No console da Nintendo a famosa série da Capcom ganhou novo patamar, aproveitando o poder da máquina 128bit a empresa refez o primeiro jogo da série, criou o prólogo dele, que até o lançamento do remaster HD ainda é exclusivo do Cube e ao fim a melhor versão dos consoles de Resident Evil 4.
F-Zero GX
Você consegue imaginar um jogo da Nintendo feito pela Sega? Sim, é lógico que vocês conseguem, hoje isso é normal, mas em 2003 quando esse jogo foi lançado isso era impensável. F-Zero GX pega a famosa formula de corrida espacial da Nintendo e coloca nas mãos do estúdio responsável por Daytona USA da Sega. Me desculpem os fãs de rock do F-Zero X, mas a trilha sonora do GX é IMBATÍVEL!
Muito se fala das coincidências entre o Nintendo GameCube e o Nintendo Wii U, eu acho que além a data de lançamento e o fato do console atual da empresa estar recebendo mais um título remasterizado do Cube, posso dizer que a Nintendo nunca enfrentou situação tão complicada como agora, afinal o Wii U com três anos de mercado tem apenas 10 milhões de consoles vendidos, mas ainda assim ela, ao menos para mim, mostra que pode ser tão criativa como foi na era do Cube.
Donkey Kong Country: Tropical Freeze
O jogo que também foi desenvolvido pela Retro Studios ganhou um novo patamar no Wii U, ele pega a fórmula de sucesso do Super Nes e do Wii e cria um jogo desafiante e arrojado, com lindos cenários em Full HD e uma trilha sonora que respeita a qualidade que a série merece
Super Smash Bros.
O famoso jogo de luta da Nintendo nunca esteve tão recheado e tão bem balanceado como nessa versão, a versão do Cube era considerada a melhor dele, mas a versão do Wii U consegue ser tão boa quanto a do NGC sem ser tão rápida e difícil.
Splatoon
O primeiro shooter da Nintendo mostra que ela ainda é capaz de criar novos títulos viciantes e únicos! Splatoon tem aquela ação frenética dos jogos de tiro online, mas sem apelar para a violência, e quer saber, não tenha preconceito, porque ele pode te conquistar.
Bayonetta 2
O jogo da Sega desenvolvido pela Platinum Games é um título exclusivo do Wii U, foi financiado e lançado pela Big N. Não precisa de muita apresentação, só digo uma coisa, quem jogou o primeiro precisa jogar esse!
Muitos outros games são esperados para o Wii U mesmo com a incerteza sobre a duração de sua vida, já com a sombra do seu sucesso, o Nintendo NX, um grande título de peso está anunciado e confirmado pela Nintendo para 2016, o novo “The Legend of Zelda” pode ser o último medalhão do Wii U, mas ainda assim eu não me arrependo nem um pouco de ter comprado esse console.
Para finalizar quero deixar meus parabéns para o Nintendo GameCube pelos seus 14 anos e os parabéns para o Nintendo Wii U pelos seus 3 anos de vida, e eu espero que você ainda tenha mais alguns ai pela frente.