Bola (quase) rolando para FIFA 17
A bola está quase rolando para FIFA 17, já está se você possui EA Access, e como sempre já ouvi muita gente me dizer que os jogos de futebol ou até mesmo esportes de um modo geral não mudam muito de um ano para o outro e que a atualização anual é desnecessária e geralmente discordo dessas pessoas. Esse ano a minha opinião não muda quanto a esse assunto, muito pelo contrário, em se tratando de FIFA acredito que esse ano é o de maior expectativa no lançamento de um game da franquia.
Testei a demo do jogo e posso garantir que vai mudar e muito a forma como você joga FIFA 17, o jogo está mais cadenciado e priorizando a posse de bola e as trocas de bola. A inteligência artificial melhorou significativamente, principalmente quando falamos da movimentação no ataque.
A franquia da EA vem tentando nos últimos anos inovar em um estilo de jogo que não tem mostrado muitas mudanças ao longo do tempo, no jogo do ano passado foi apresentado a opção do futebol feminino (que não sei se será mantida este ano). Este ano a novidade está em um modo história que irá mostrar à carreira de um aspirante a estrela do futebol inglês.
Para tal feito a EA optou por mudar a engine gráfica do seu jogo (passou a usar a Frostbite) e com isso ganhou uma qualidade gráfica de respeito. Por mais que eu ache a comparação de gráficos estranha em jogos de futebol, já que você irá realmente perceber os rostos dos jogadores poucas vezes durante suas jogatinas, há quem goste disso e com certeza se você é um desses vai gostar do que está sendo apresentado.
Mas FIFA 17 não parou por aí, além de apresentar esse novo modo de jogo a EA se preocupou em renovar um modo já consagrado de sua franquia, o FIFA Ultimate Team ou FUT.
Se você ainda não conhece o FUT eu vou tentar explicar como a coisa funciona. Resumidamente falando, quando você inicia neste modo você cria um clube, escolhendo seu nome e tudo mais, e a partir disso você tem que ganhar moedas (ou compra-las com dinheiro real) para fazer seu time crescer. Nesse modo você controla todos os aspectos do seu time, o símbolo que vai utilizar, a bola, uniformes, estádio onde vai jogar, jogadores e comissão técnica que deseja contratar. Todos esses “itens” que descrevi são representados no FUT através de cartas, isso mesmo… cartas e você pode adquiri-las de duas maneiras ou comprando pacotes (igual pacotes de figurinhas) que vem com várias cartas aleatórias ou buscando no mercado de transferência a carta especifica que deseja e uma outra pessoa esteja vendendo.
Essa mecânica básica tem funcionado desde que o FUT entrou para a franquia FIFA lá em 2011, mas dessa vez a EA apresentou algumas novidades que prometem deixar esse modo um pouco mais divertido. Na verdade acho melhor dizer que a EA adicionou novos objetivos nesse modo.
Pra começar foi anunciado o desafio de montagem de elenco, ou seja, o jogo irá te propor a montagem de um elenco com um certo pré-requisito, como por exemplo, montar um elenco só com jogadores da Major League Soccer (liga de futebol dos Estados Unidos). Caso você consiga montar tal elenco você poderá trocá-lo por uma recompensa definida para este desafio (um jogador, moedas, pacotes, etc).
Achei a ideia bem interessante e que com certeza vai movimentar aqueles jogadores que você deixa parado no elenco ou até mesmo vai te fazer pensar se vale a pena vender um determinado jogador ou não.
Outra novidade é a adição da FUT Champions, uma liga que irá ocorrer nos finais de semana e que para se qualificar a participar você terá que vencer torneios diários durante a semana. Ao entrar em uma FUT Champions você poderá jogar até 40 jogos durante o final de semana e quanto mais vencer, maior será seu ranking e consequentemente maiores serão seus prêmios ao final.
Por último, mas não menos importante foi adicionada a possibilidade de jogar com os times do FUT em partidas amistosas off-line, como assim? Sabe aquele teu amigo que joga FUT também… então agora quando ele estiver na sua casa te visitando será possível que ele faça o download do time dele no seu console e vocês possam jogar um contra o outro normalmente através do mesmo console. Pode parecer uma coisa simples, mas isso é uma coisa que sempre senti falta no FUT.
Enfim, quero muito jogar FIFA 17 pra conferir tudo isso que listei, em especial o modo carreira que promete ser bastante interessante e diferente… veremos!!!