Confira nossa análise de HoPiKo

HoPiKo é um jogo de plataforma de velocidade insana, desenvolvido pela produtora britanica Laser Dog e publicado pela Merge Games, originalmente lançado para iOS e Android que chega agora ao PS4, Xbox One e PC.

A história do jogo é bem simples, porem interessante, você pode não saber, mas dentro do seu console habitam seres que dão duro para fazerem o seu jogo favorito funcionar sem problemas, mas o que acontece quando vírus atacam o seu sistema podendo comprometer todo o seu funcionamento? É ai que HoPiKo entra em ação e combate essas pragas.

A jogabilidade do jogo é frenética, são mais de 100 estágios, divididos em desafios rápidos de 5 etapas, apesar de ser um jogo de plataforma, nosso personagem não anda e nem pula entre elas, na verdade ele é atirado em velocidades absurdas entre as plataformas desviando de inimigos, lidando com o tempo que cada plataforma suporta seu “peso” e coletando itens no menor tempo possível.

Um dos maiores diferenciais do jogo é como ele usa o controle, estamos acostumados a usar o direcional com a mão esquerda e os botões de ação com a direita, mas aqui as coisas são diferentes, HoPiKo usa apenas o lado direito do controle, ou seja, usamos o analógico direito para direcionar e um botão de ação para disparar o personagem, é algo difícil de acostumar no início, mas depois se torna algo surpreendente ágil de usar e faz todo sentido dada à velocidade exigida pelo jogo.

A curva de dificuldade do jogo é bem acentuada, prepare-se para morrer várias e várias vezes durante os estágios, mas nada que você não passe depois se arrancar alguns cabelos, o jogo chega a ser sádico, se você morrer na 5ª parte volta do começo, fora os estágios que você mal tem tempo de entender o que deve ser feito antes que o tempo acabe, o jogo requer uma precisão milimétrica nos saltos e isso as vezes é uma lastima usando a alavanca analógica, nos dispositivos móveis deve ser mais fácil (ou no Wii U, caso ele tivesse uma versão do jogo).

Tudo isso acontece num ambiente super colorido, com temática 8bits, cheio de cores, luzes e explosões, o gráfico do jogo é interessante, ainda mais dada à temática. E falando em 8Bits, na trilha sonora temos uma grata surpresa, ela é toda composta com base nos chips de som do GameBoy, que obviamente era 8Bits, esse estilo de música/composição é chamada de chiptune, então prepare-se para voltar ao tempo com todos esses elementos.

HoPiKo é mais um exemplo de como jogos do estilo old-school criados com elementos modernos podem ser um grata surpresa, assim como aconteceu com Shovel Night e Super Meat Boy, HoPiKo mistura elementos 2D, com jogabilidade frenética, dificuldade elevada e ótima trilha sonora, por esses adjetivos ele merece selo Prata da Gamers e Games.

Jogo da análise foi fornecido pela Merge Games

Disponível no Xbox One e para PlayStation 4.

Sair da versão mobile