Watch Dogs é uma daquelas franquias que ficaram marcadas por promessas não cumpridas. O primeiro jogo muito foi prometido, mas na hora da entrega a decepção dos jogadores foi enorme, principalmente devido a grande quantidade de bugs encontradas no jogo. Será que o primeiro jogo serviu de aprendizado e temos algo superior em Watch Dogs 2? Confira baixo minha opinião sobre o game.
Antes de começar de fato a falar sobre esse game eu gostaria de dizer que eu particularmente gostei do primeiro jogo, mesmo com todos os erros que fizeram as criticas da comunidade serem pesadas, eu me diverti muito. Creio que o fato do jogo se basear em algo que sou inserido diariamente (tecnologia, programação, etc) me deixou preso a sua história e me divertiu bastante. Dito isso, prosseguimos…
História
Nesse quesito faltou um pouco de criatividade da Ubisoft já que basicamente os elementos são os mesmo desenvolvidos durante o primeiro jogo da série, ou seja, um hacker (Marcus Holloway) que está tentando revelar ao mundo um esquema manipulado por uma grande empresa de tecnologia que usa seus produtos para manipular opinião pública e outros aspectos da vida de toda a sociedade.
Tudo isso fica um pouco mais aceitável tendo em vista que a história na verdade é um desenrolar, uma continuação, dos acontecimentos vividos no primeiro game, mas de qualquer forma acredito que isso poderia ter sido desenvolvido baseado em outras motivações, fatos e até mesmo empresas, já que a empresa central da trama é a mesma das aventuras de Aiden Pearce no primeiro game.
Um ponto que reforça ainda mais a minha ideia de que outras motivações poderiam ter sido desenvolvidas são as missões secundárias. No game essas missões trabalham mais como uma “questão humanitária”. Como assim? Durante o gameplay você irá descobrir alguns fatos enquanto hackeia pessoas desconhecidas, fatos estes que demonstram que algum crime ou injustiça está sendo cometida, sendo assim cabe a você “consertar” isso.
Jogabilidade
Neste quesito “Watch Dogs” me surpreendeu bastante devido a adição de várias novidades como, por exemplo, o controle de drones, possibilidade de corridas com os veículos e algumas surpresas que não posso falar para não dar nenhum tipo de spoiler.
É bem verdade que essas novidades foram adicionadas em uma jogabilidade herdada do primeiro game e essa sim sem muitas novidades, mas de qualquer forma essas adições irão garantir algumas horas a mais de diversão em um conteúdo adicional e descontraído.
Falando especificamente dos drones. Essa adição aumentou ainda mais a capacidade de se desenvolver o jogo taticamente, sendo que com o auxílio deles, diversas missões podem ser executadas sem se gastar uma bala sequer. Claro que a opção de dar uma de Rambo e sair matando todos também existe e acredito que esse seja um ponto positivo do jogo, já que cabe a você decidir qual será a sua abordagem.
“Watch Dogs” possui um sistema de evolução baseado em dois aspectos, equipamentos e habilidades. Os equipamentos podem ser adquiridos através da utilização de dinheiro que você consegue ao coletar dinheiro pela cidade. As habilidades são destravadas com pontos de habilidades que são ganhos ao se alcançar um novo nível no game. Para alcançar novos níveis, você precisa ganhar experiência que aqui é contabilizada como seguidores, que você adquire a cada missão completada.
Gráficos
Outro quesito onde a inovação no jogo não foi muito grande. “Watch Dogs” não apresenta nada que você já não tenha visto em outros games dessa geração. Cheguei a ver inclusive comparações dos gráficos do game com os gráficos de GTA V e sinceramente a evolução não é tão grande assim, mas para fazer uma comparação com um jogo mais atual eu iria compará-lo com “The Division”.
A vantagem pra mim em “Watch Dogs” está nos detalhes, o game apresenta pequenos gráficos que não fazem tanta diferença assim na jogabilidade e na experiência, mas que mostra certo cuidado com os pormenores. Um exemplo disso eu pude perceber ao pegar um carro que estava parado embaixo de uma arvore, o veiculo estava coberto de folhas e quando sai com ele estas folhas saíram voando de cima do carro. Como eu disse: nada que influencie na jogabilidade, mas que eu particularmente acho legal de se ver.
Localização
O jogo está completamente localizado para o português brasileiro e com certeza o trabalho foi gigantesco, como em todo jogo de mundo aberto. Diversas gravações de conversas da história principal, adicionado à fala dos personagens que você encontra pelas ruas da cidade, ligações telefônicas e mensagens de chat interceptadas, enfim… muito conteúdo e tudo devidamente traduzido.
Bugs
O primeiro problema que encontrei durante o jogo está relacionado ao gráfico do jogo. Por diversas vezes as texturas do game demoraram a carregar, fazendo com que o gráfico fosse sendo apresentado aos poucos. Em alguns casos, inclusive não carregando totalmente e gerando um efeito estranho como, por exemplo, uma barba completamente brilhante que refletia toda a luz, como se fosse feita de alumínio, ficou até engraçado, mas não diminui o erro.
O segundo problema, que pode até ser justificado, está na localização. Apesar do bom trabalho que descrevi acima por vezes é possível encontrar pessoas falando outros idiomas, tais como espanhol, inglês, francês, etc. Como eu disse no inicio do paragrafo isso poderia ser justificado com a ideia de que São Francisco é uma cidade com pessoas do mundo inteiro e que por vezes, propositalmente, as pessoas falam seus idiomas nativos. Portanto, é compreensível.
O terceiro e último problema que tenho a relatar, pra mim é o mais grave de todos. A lentidão de servidores online. Durante o meu gameplay era extremamente complicado encontrar pessoas para as atividades online quando utilizava a função de matchmaking do game. Tendo em vista que tais atividades são divertidas e que principalmente são as responsáveis por manter a vida útil do game, acho um tiro no pé (mais uma vez) esse tipo de problema.
Algumas pessoas em fóruns que dei uma olhada justificaram que a quantidade de players é pequena e por isso essa demora. Eu me recuso a acreditar que o jogo nível AAA como “Watch Dogs” esteja com problemas de base de jogadores, ainda mais tão próximo da data de lançamento.
Avaliação
Watch Dogs é um jogo que apostou no que já havia funcionado no primeiro game e adicionou algumas poucas novidades, mas que com isso conseguiu se tornar ainda mais divertido do que foi o primeiro game (como já disse antes eu gostei e me diverti bastante com o primeiro game).
Jogar online é parte muito importante da sua diversão no game. Seja jogando de modo cooperativo com os amigos ou nos modos pvp onde você precisa hackear ou matar outros jogadores. Pena que as modalidades pvp estejam com sérios problemas de matchmaking.
No final o jogo acabou sendo bem divertido de se jogar, tanto single como multiplayer e tem bastante potencial para continuar a divertir por muito tempo, já que já foram prometidas DLCs que irão trazer novos conteúdos e modos de jogo. A única dúvida é se o conteúdo já disponível será capaz de manter o interesse no jogo até que novidades sejam lançadas.
Por tudo isso, Watch Dogs 2 ganha o selo Ouro da Gamers e Games
Confira a nossa Live do jogo: