Confira nossa análise de Rise & Shine

Você é um garoto de 10 anos que de repente se vê bem no meio de uma guerra pela sobrevivência de seu planeta, os space grunts do planeta Nexgen estão atacando e destruindo Gamearth. Eis que então Link azul o guerreiro lendário aparece e lhe entrega a última esperança da resistência, a lendária e falastrona arma mítica Shine, que convenhamos não bota muita fé em você e suas canelinhas ridículas. Uma pessoa normal fugiria, se esconderia, esperaria um criptoniano resolver as coisas ou chamaria o homem morcego. Mas meu Deus você é Rise e tem que dar um jeito nessa bagunça. Assim começa Rise & Shine meus caros, este jogo da desenvolvedora com o nome mais gigante e humilde de todos os tempos a Super Awesome Hyper Dimensional Mega Team e é distribuído pela Adult Swim.

A primeira coisa que impressiona é o visual, o jogo traz uma arte cartunizada que preza os ricos detalhes que deste universo, além de prestar homenagem a vários jogos da Nintendo e outras empresas. É divertidíssimo dar de cara com easter eggs no meio das fases e ver os diálogos sem noção dos personagens, o jogo deixa claro que existe um guia controlando o menino o que quase quebra a quarta parede em alguns diálogos.

O sistema do jogo é do tipo plataforma misturado com shooter, aqui você deve mirar com o analógico direito (ou mouse) para atirar enquanto desvia da chuva de tiros e inimigos com o analógico esquerdo, a mobilidade do personagem se mostrou excelente e a combinação de tiros com movimentos rápidos é desafiadora, dá para se esconder atrás de uma pilha de entulhos e se proteger do ataque inimigo enquanto espera uma oportunidade de abate-los.

O sistema de armas do jogo conta com a troca do tipo de munição entre explosivo e elétrico e a opção de balas normais, teleguiadas ou lança granadas. O genial é que o jogo utiliza estas armas em sistemas de puzzles, ou seja, não é mais um Megaman da vida aonde você fica atirando e passando fase, você deve usar as munições com sabedoria para desbloquear desafios e derrotar chefes que exigem táticas especiais.

O game apresenta uma dificuldade progressiva e vai se mostrando mais desafiador com o tempo, o personagem morre para qualquer coisa, então tem que ficar esperto o tempo todo, mas nada que vai te fazer querer quebrar o controle e xingar a mãe de alguém. Dá vontade de passar as fases e ver o que vai acontecer, muitas vezes você morre por pouco e vai se sentindo motivado pelos desafios.

Dê pontos negativos só tenho dois, a duração do jogo que é curta (umas 6 horas bem jogadas e você dá fim nele) e as poucas opções de armas, porem o game é maravilhoso de ser jogado e dá a esperança de uma sequência maior e mais elaborada.

Por toda sua diversão e ousadia a lá Metal Slug o jogo merece o selo platina da Gamers e Games, entrega o que promete, diverte e dá um belo ponta pé inicial para uma futura franquia de sucesso.

Jogo enviado pela desenvolvedora

Sair da versão mobile