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F1 2017 – Confira nossa análise.

Se no mundo real a temporada da F1 começou em março com muita expectativa devido a mudança do regulamento que prometia carros mais velozes e quebras de recordes, no mundo virtual a coisa não é diferente. A Codemasters, desenvolvedora do game, anunciou diversas melhorias em todos os aspectos de “F1 2017”, tanto para os amantes do jogo off-line como para os que gostam de se aventurar em corridas multiplayer, mas será que isso foi o suficiente para fazer um jogo melhor e mais interessante?

Para começar a responder essa pergunta primeiro vou falar um pouco sobre a jogabilidade do jogo. Logo de cara, nas primeiras voltas que dei com uma Mercedez no circuito de Albert Park na Austrália pude perceber a diferença de controle e velocidade dos carros, o tão falado novo regulamento se mostrou presente também no jogo. Os carros possuem uma pressão aerodinâmica muito diferente do que se encontrava no “F1 2016”, fazendo com que você possa pisar muito mais fundo em determinadas curvas e também possa frear mais perto das curvas. Além disso, a questão dirigibilidade evoluiu bastante, o jogo responde de maneira muito mais precisa e suave a todos os movimentos que você executa no controle / volante.

Captura de gameplay com Mercedez na Australia

Por falar em controles não posso deixar de comentar aqui um pequeno detalhe que acredito que colaborou com essa melhoria de respostas do jogo, as configurações de controle. Ao contrário do que acontecia no jogo anterior, agora é possível manter mais de uma configuração armazenada no jogo, para que não precise ficar alterando quando jogar no controle e quando for jogar no volante. Basta salvar as duas configurações e carrega-las conforme a sua necessidade.

Pra quem joga de volante outra novidade pode ser bastante útil, agora é possível informar o jogo qual o nível de rotação do seu volante – que varia de acordo com o modelo do seu equipamento – assim ficam mais precisos os movimentos quando você possui um nível de rotação de 900º ou 1080º.

Após as voltas no modo “Tomada de Tempo” que me fizeram perceber os detalhes descritos até aqui, fui testar o modo “Carreira” e aqui a coisa ficou ainda mais interessante. Logo no inicio uma mudança “estética” me chamou a atenção, no momento de criar seu piloto é possível escolher um entre vários layouts pré-definidos de desenhos para seu capacete, o que já acontecia no jogo anterior, a diferença aqui é que agora é possível que você escolha as cores desses layouts, o que aumentou um pouco a possibilidade de personalização de seu avatar.

Personagem criado, hora de ir para a pista, e aqui encontrei um ponto que achei um retrocesso no jogo. No “F1 2016” ao iniciar uma carreira você era submetido a testes na pista que definiam o seu nível e de acordo com esse nivelamento você recebia convites das equipes para se tornar um piloto, aqui no “F1 2017” você simplesmente pode escolher um carro que deseja iniciar a carreira, o que pode tornar a sua vida bem mais fácil logo de cara ao escolher um carro conhecidamente mais veloz e melhor desenvolvido.

Quando de fato fui pra pista iniciar a carreira, fui apresentado a um novo objetivo de treino, o desafio de consumo de combustível, assim como já existia o desafio onde você tinha que dar algumas voltas na pista se preocupando com o consumo dos pneus, agora você precisa fazer o mesmo se preocupando com o seu consumo de combustível em cada uma das voltas e de acordo com os resultados que você obtém nesse desafio é que a equipe irá determinar o combustível que seu carro irá para a classificação/corrida. O grande barato desse desafio é que ele te força a aprender a pilotar de uma maneira diferente, onde você aposta muito mais em um aproveitamento de velocidade do que de fato ter o pé do acelerador a todo o momento e por mais incrível que pareça ao tentar me adaptar para cumprir o desafio fui capaz de melhorar meu tempo em alguns décimos de segundo.

O treino também foi o momento de ser apresentado a outra novidade, a gestão das partes de motor e câmbio. Assim como na vida real agora você tem disponível somente 4 motores e câmbio para usar dentro de uma temporada e com isso cabe a você fazer a gestão dos desgastes. Caso seus esforços não sejam suficientes para poupar o equipamento você poderá solicitar outra peça, mas isso irá lhe causar punições no grid de largada – assim como acontece no regulamento real.

Outros dois detalhes pude perceber somente durante a corrida, para ser mais específico no momento da parada nos boxes. Primeiro, agora é possível ao tocar um botão ligar um limitador de velocidade que auxilia e muito no momento de entrar no pitlane evitando assim aquela punição indesejada (só não se esqueça de desligar o limitador assim que passar pela linha de saída dos boxes). O segundo detalhe está no momento da troca de pneus, até 2016 o carro saia de maneira automatizada após os mecânicos efetuarem o trabalho no seu carro, este ano o procedimento de saída é manual, semelhante ao que ocorre na largada manual quando é preciso acionar a embreagem e encontrar o giro ideal do motor para evitar que o carro saia derrapando e você perca alguns décimos preciosos.

https://gaming.youtube.com/watch?v=MCh0VKD56-8&feature=share

Terminado o final de semana de corrida eu encontrei mais alguns detalhes que achei bem interessante e que deviam ser comentados aqui. Pra começar a nova árvore de desenvolvimento do carro que ficou muito mais completa e complexa. Agora as melhorias do carro são divididas em oito áreas (Cinemática, Aerodinâmica, Durabilidade, Chassi, Velocidade, Eficácia de Pitstop, Desenvolvimento Simultâneo e Bônus de Primeiro Piloto) e dentro dessas áreas existem diversas melhorias divididas pelo nível de impacto (menor, maior ou supremo). Outro grande detalhe é que ao contrário do que acontecia até o último jogo agora existe uma chance de sua melhoria não poder ser completada devido a algum erro de projeto ou qualquer outro tipo de falha na fábrica da equipe (que também pode ter seus equipamentos e processos evoluídos), ou seja, mesmo você possuindo os pontos necessários e ativando uma melhoria, não é totalmente certeza que ela irá ser completada corretamente ao final do seu prazo de desenvolvimento.

Árvore de melhorias do carro no modo carreira

Outro novo detalhe que notei no modo carreira foi a inclusão da reputação. Após o término de cada corrida o jogo de apresenta uma espécie de gráfico que demonstra como está a sua reputação com as outras equipes do grid, o que eu acredito que possa demonstra quais são as suas chances de receber um convite pra guiar por outro time.

Nível de reputação do seu piloto com as demais equipes

Por último, fui apresentado ao aguardado modo que te coloca no controle de carros históricos da F1, no modo carreira você é apresentado a um personagem que se diz organizador de eventos com estes carros e que gostaria que você os guiasse, de cara foram propostos dois eventos (no total são 20), um de ultrapassagem onde você com um carro mais veloz que os oponentes têm um período de tempo para cumprir uma meta de ultrapassagens e outro chamado perseguição onde você (também) com um carro mais veloz que os oponentes precisa vencer uma corrida onde você larga em último e depois de todos os outros já terem saído.

Apresentação dos desafios com carros históricos

A princípio, lendo os descritivos os desafios parecem bastante simples e de baixo nível de dificuldade, mas confesso que na perseguição tive que tentar algumas vezes para que conseguisse completa-lo.

Estes desafios que vão sendo desbloqueados de acordo com a evolução no modo carreira podem ser encontrados no menu principal do jogo para serem feitos ou refeitos em um novo modo de jogo chamado “Campeonatos”.

https://gaming.youtube.com/watch?v=lkG-tbfZdY8

Já que entramos no assunto “modos de jogo” eu não poderia terminar essa análise sem falar do multiplayer. Como eu tive acesso antecipado ao game, infelizmente eu não consegui fechar uma sala com outros jogadores para que te fato eu pudesse testar esse modo, mas mesmo assim pude notar já algumas diferenças e detalhes novos. Agora será possível conferir as estatísticas dos pilotos do lobby, tais como, quantas vitórias ele teve, quantos pódios, quantas melhores voltas, quantos quilômetros percorridos, etc e o mais legal é que essas estatísticas rendem experiência que vão sendo computadas em um sistema de ranking que a meu ver será um indicativo do nível do piloto com o qual você está correndo. Uma adição interessante pra quem curte as corridas virtuais e até mesmo para que possamos nivelar os participantes da sua partida.

Novo ranking do modo multiplayer

Vale dizer também que, de acordo com o release da desenvolvedora, o multiplayer agora contará – além das 20 vagas dos pilotos – com duas vagas extras em cada partida. Isso poderá facilitar e muito as ligas existentes na hora da transmissão, já que aparentemente narradores e comentarista não precisarão mais ocupar uma vaga em um dos carros para que possam acompanhar a corrida.

O investimento da desenvolvedora nessa modalidade online já estaria bastante claro pra mim somente com esses detalhes, seria como uma confirmação de que eles estão atentos ao que acontece na comunidade do jogo e se preocuparam em melhorar tal experiência, mas enquanto eu escrevia essa analise fui surpreendido com uma notícia que revelou mais um ponto forte que demonstra isso. Um campeonato de e-sport baseado no “F1 2017” que irá permitir que os 20 melhores pilotos do jogo disputem etapas em paralelo com a última corrida do mundial de F1 que acontece em Abu Dhabi, ainda não tive mais detalhes de como ocorrerá a seletiva dos pilotos participantes, mas de qualquer forma a notícia é extraordinária pra quem é dessa comunidade online que agora tende a crescer e se tornar ainda mais forte do que já era.

Uma boa novidade pra quem gosta de organizar torneios multiplayer é que agora o jogo permite que você crie e gerencie tudo dentro do próprio jogo, com opções para escolha de pista do calendário do seu campeonato, ajudas permitidas e tipos de acesso (público, somente amigos e somente convidados). A vantagem nisso é que o jogo faz todo o trabalho de gerenciamento da classificação e calendário, mas como não pude testar melhor devido a impossibilidade de convidar outras pessoas durante os testes fiquei com algumas dúvidas, tais como, é possível um usuário entrar no campeonato depois que o mesmo já teve início? É possível criar um sistema de pontuação diferenciado do regulamento da F1? Esse tipo de coisa pode parecer somente detalhes, mas são coisas que acontecem no cenário virtual da F1 e que alguns organizadores com certeza gostaria que existissem no jogo.

Confesso que eu tinha uma expectativa bastante grande quanto a esse jogo e quando ele chegou aqui na Gamers & Games fiquei muito animado em testá-lo e garanto a vocês que se assim como eu você gosta de “F1 2016”, você irá simplesmente se apaixonar pelo “F1 2017”. O jogo vem pra cumprir com maestria o que deve ser um jogo do esporte a motor mais famoso do mundo. A jogabilidade está refinada, os detalhes foram cuidadosamente atendidos e além de tudo isso vai haver uma competição oficial baseada no game. Tudo o que nós da comunidade do automobilismo virtual queríamos e sugerimos que acontecesse está aí em nossas mãos, agora é só esquentar os motores e nos encontrarmos nas pistas.

Por tudo isso, F1 2017 recebe o selo Platina da Gamers & Games.

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