Assustador, aterrorizante, tenso e apavorante!!!
Sim, é dessa forma que irei começar essa análise, pois se alguém me perguntasse se esse jogo era legal, seria essa a resposta que eu daria.
“‘Paranormal Activity” nada mais é do que o jogo baseado na série de filmes “Atividade Paranormal”.Que por si só já nos causa muita tensão, e sustos, é um suspense muito interessante para quem gosta do gênero “Casa Assombrada”.
Neste game começamos o jogo em primeira pessoa, apenas vendo nossas mãos, controladas pelos PS MOVE, estamos em uma pequena área de floresta, a noite, apenas com uma lanterna nas mãos e com uma casa bem grande pra explorarmos.
Aparentemente somos parente do casal que mora lá com sua filha, pois quando chegamos perto da porta encontramos um bilhete deles dizendo que foram ao mercado e que trocaram o esconderijo da chave reserva de lugar, após uma breve busca, achamos a chave no vaso de planta e conseguimos entrar na casa.
Se arrependimento matasse…
Sim caros leitores, agora que o negócio fica tenso. Se você nunca experimentou a sensação de estar em um ambiente de realidade virtual, nunca entenderá o pavor que dá ficar nessa casa sozinho.
E eu digo sozinho, porque é sozinho mesmo, quando estamos com o óculos VR e um ótimo fone de ouvido, somos “transportados” para outro lugar, não existe mais a sua sala, não existe mais amigos do seu lado, não existe mais sua cidade, sua mente te faz acreditar que está em ouro ambiente. Só existe você,dentro de uma casa assombrada, e esse talvez seja o maior fator de tensão, “ficar sozinho”.
Andamos um pouco e efeitos paranormais já começam a se manifestar, portas batendo, caixinha de música tocando sozinha, luzes piscando.
Mas o pior ainda está por vir, os famosos “Jump Scares” estão presentes a todo momento e para quem não é familiarizado com as palavras, significa mais ou menos “sustos que te fazem pular”.
E bota “pulo” nisso, eu adoro jogos de terror, adoro tomar sustos, mas em realidade virtual isso é muito mais forte, pois como eu disse, sua mente te faz acreditar que tudo é real.
O objetivo do jogo é recolher pistas sobre o paradeiro real dos pais e da menina, explorar a casa e óbvio, tomar muitos sustos. Então se você gosta de emoções fortes, Paranormal Activity VR é o seu jogo!!!
Gráficos – Nota 8
Os gráficos do jogo não são tão bonitos quanto “Resident Evil 7”, mas te fazem acreditar que tudo ali é real, os personagens são bem modelados, a casa é muito bem feita, e a iluminação não deixa a desejar.
SOM – Nota 10:
Assim como os gráficos do jogo tem que nos fazer acreditar que estamos ali, o som é primordial para jogos nesse estilo, confesso que os barulhos me deixaram muito tenso durante o tempo que joguei, a dublagem dos personagens é legal, mas os efeitos sonoros é que merecem os holofotes, vidros quebrando, portas batendo, passos, choro de criança, gritos…é tudo muito perfeito e real(use fones de ouvido bons, o que vem com o PSVR é ótimo).
Jogabilidade – Nota 3
Chegamos talvez na parte mais aterrorizante desse jogo, os controles. Tentarei ser breve na explicação: Os controles são HORRÍVEIS!!!
Usamos os controles MOVE do PS4 para controlar nosso personagem, andar, virar e até pegar itens pode ser um grande problema, pois a configuração dos controles é péssima e confusa no começo, demorei muito tempo pra pegar o jeito, e ainda no final errava algum botão.
Ás vezes tentamos pegar algo e simplesmente a “mão virtual” não pega, isso me deixou bem frustrado algumas vezes.
Os controles são esses:
Controle Esquerdo
– Botão quadrado: Nos faz andar pra frente, dando 2 toques, nos faz correr.
– Botão X: Nos faz andar pra trás
– Botão triângulo: Troca os itens que tem no inventário, mostrando na sua mão.
– Botão círculo: Faz a gente agachar.
Controle Direito
– Botão quadrado: Não tem função
– Botão X: Dando toques faz a gente virar para esquerda
– Botão Círculo: Dando toques faz a gente virar pra direita.
– Botão Triângulo: Troca os itens que tem no inventário, mostrando na sua mão.
Em ambos os controles o botão T(trigger ou gatilho) nos faz pegar itens fechando as mãos e o botão MOVE nos faz usar itens.
Parece fácil?…Bom, não é, andar e virar é muito ruim principalmente quando estamos fugindo de algo.
Mas aí você me pergunta: Não dá pra segurar o quadrado(pra ele andar pra frente) e só virar a cabeça pra ele andar na direção certa?
– SIM, dá sim, o problema é qua se você acaba virando muito, uma hora estará de costas para a PS Camera, e isso significa que a camera não vai mais captar os controles MOVE em suas mãos, ou seja, você fica sem movimentos porque só contamos com uma camera frontal para fazer o mapeamento de nossas “mãos virtuais”.
Enfim, não dá pra dar nota zero pros controles, porque dá pra jogar, com algum sacrifício e um pouco de raiva, mas dá.
Conclusão
Tirando os controles terríveis, “Paranormal Activity” é um jogo obrigatório se você gosta de tomar sustos e seguir uma história interessante, pois vai se divertir bastante nesse jogo, e se não gostar, peça pra alguém jogar no seu lugar e fique aguardando os gritos de susto que a pessoa vai dar, pois ela vai se assustar com toda certeza.
Pontos Fortes:
– Gráficos muito bons
– Atmosfera aterrorizante
– Som excelente e envolvente
– Sustos, sustos e sustos
Pontos Fracos:
– Controles horríveis
– Nossas mãos atravessarem paredes, vidros e objetos.
– Controles, já falei controles?Hahaha
– Preço $39,99 por um jogo de 3 a 4 horas de duração.
Confira nosso Gameplay de Paranormal Activity: The Lost Soul: