Aritana e a Pena da Harpia é um jogo feito pela desenvolvedora brasileira Duaik Entretenimento disponível para Xbox One e PC.
Com uma abertura em animação em 2D, o jogo mostra a premissa da história onde Tabata, o Cacique da tribo, fica gravemente doente após ser possuído por um poderoso espírito da floresta. Raoni, o Pajé, então diz que o único ritual de cura é um colar feito com penas e que é necessário a pena da Harpia, conhecida também por Uiruuetê, que é capaz e afastar maus espíritos. Aritana então, o jovem e corajoso aprendiz de Pajé sai em busca da pena para salvar o líder de sua tribo.
Como um jogo do gênero plataforma, o jogador controla Aritana, por um caminho linear colecionando guaranás e enfrentando diversos espíritos malignos da floresta. A movimentação é feita pelas teclas WASD e os ataques pelas setas de direção, conforme a progressão, o jogador irá encontrar dois tipos de Totens, um que disponibilizará bônus ao completar combos de ataques e outro que evoluirá o cajado de Aritana, que conseguirá novas habilidades necessárias para o progresso. Conforme avança, o jogador também pode colecionar Muiraquitãs, pequenos amuletos que possibilita o jogador a ir para o mundo dos espíritos, uma fase bônus para colecionar plantas medicinais que aumentam a vida do personagem. Conforme o jogador avança pode encontrar certos desafios aos seus reflexos, mas não se torna uma dificuldade frustrante.
O único ponto que pode considerar negativo é a sua duração, o jogo é extremamente curto, em menos de 4h já é possível completar o jogo 100%. Sua atualização gratuita “Espírito de Fogo” consegue prolongar um pouco essas horas, já que ela possibilita um “Novo Jogo +” com uma maior dificuldade, e mais níveis para o cajado de Aritana.
A ambientação é muito bem-feita, com cenários muito bonitos e bem detalhados, e uma trilha sonora com sons característicos às tribos indígenas, entregando um pouco das raízes da cultura brasileira.