AnáliseseSportsPC

LOGITECH G513 – Bem acabado, belo e confortável | Análise

Saudações pessoal! Aqui quem fala é o Jiraiya, e venho realizar mais uma análise sobre os periféricos de PC, também faço as análises de League of Legends, e agora vou lhes ajudar a escolher as melhores peças para o seu computador!

A Logitech nos enviou o seu mais novo lançamento na área de teclados mecânicos, o Logitech G513 CARBON, fiz uma análise bem abrangente sobre ele, espero que gostem e caso isto aconteça dê o seu “like” e compartilhe, isto nos ajuda muito!

 


 

A marca

A Logitech é uma líder global no que diz respeito a periféricos de computador, a empresa foi criada e mantém sua sede na Suíça desde 1981.

Ela hoje em dia produz mouses, teclados, headsets, webcam, controles para apresentações, joysticks e todo aparato que você imaginar para um computador.

Seu primeiro periférico voltado para games foi em 1994 com um Joystick nominado Wingman, mas eles começaram a trabalhar no mundo dos PC Gamers a partir de 2001 lançando uma nova linha de Headsets, mouses e teclados para este público.

Depois desta aula de história, vamos ao que interessa a análise!

 

Design

 

O novo teclado da Logitech tem um design não muito diferente de seu modelo antecessor, o G413, é um teclado compacto e simples, sua grande diferença sobre todos seus concorrentes e versões da própria Logitech de outros teclados gamer é o item que achei mais valioso nele, sua estrutura de plástico rígida é coberta com uma folha de alumínio combinada a magnésio que potencializa o seu visual e também aperfeiçoa sua utilização, principalmente pelo fato desse revestimento ser feito com esse composto, o que o torna mais resistente e durável.

E se você tem medo de metais escovados deixarem marcas de dedos, não se reprima, parece que a Logitech pensou nisso e esta estrutura de alumínio com magnésio foi feita para repelir este tipo de problema.

Além disso, as teclas parecem flutuar em cima da estrutura de metal por sua construção sem moldura, que também facilita a limpeza de poeira e migalhas de comida para você que come em cima do teclado!

Sua estrutura mesmo compacta utiliza perfeitamente o espaço que tem, porém vai aí uma dica para a Logitech como sugestão de melhoria, seus botões de função poderiam ter teclas próprias, e não alojadas as teclas de Função como na imagem a seguir:

 

 

Isso dificulta muito, pois em jogo se você deseja aumentar o volume rapidamente para ouvir os passos de alguém no CS, é necessário apertar a tecla rapidamente e ter que utilizar o botão Fn+F9 pode atrapalhar, isso para mim é um ponto a ser melhorado no próximo modelo, os concorrentes Corsair K70 LUX RGB, o Cooler Master MasterKeys MK750 e o MSI GK80 provaram que você pode ter teclas de atalho para mídias e manter um design compacto.

Além disso, o Logitech G513 introduz um novo sistema de iluminação RGB personalizável, sua iluminação é tão brilhante e vistosa quanto a que integrou em seus periféricos mais avançados, e a nova tecnologia “LightSync” ajudará você a sincronizar os efeitos de iluminação em toda a sua configuração de jogos, podendo customizar a vontade de acordo com o jogo ou mesmo sincronizar com outros periféricos RGB da própria Logitech.

Agora vou falar de um item que para mim foi o diferencial no uso do teclado e foi bem pensado em termos de design, o descanso de pulso!

É feito de courino (couro artificial) preenchido com espuma e é grande o suficiente para suportar todos os tipos de tamanhos de mão.

Este item do teclado é um diferencial principalmente para mim pois, o tempo de jogo desgasta muito a mão e os pulsos do usuário, e este descanso ajuda muito a não sentir o desgaste no decorrer das suas horas de jogo ou mesmo trabalho. A única desvantagem do descanso de braço que percebi é que ele não tem nada que o prenda ao teclado em si o que pode levar a derrapagens na mesa de acordo a sua veracidade de estilo de jogo.

Este teclado tem uma porta USB que pode ser útil e também tem cabo de ligação ao gabinete trançado em nylon, o que traz segurança e durabilidade em sua manipulação.

Software

Seu software é o Logitech Gaming, um programa utilizado para configurar todo seu aparato da marca e customizar a seu bel-prazer!

 

 

É possível personalizar todo o teclado no caso do G513, mesmo que seja apenas 1 tecla com qualquer configuração de cor e estilo, seja pulsante, estática, etc, para cada tipo de aplicativo ou jogo. Além disso você pode adicionar macros para cada tipo de jogo e fazer leituras de quais teclas você mais utiliza em cada game.

O software é simples e intuitivo, estável e sofre constantes updates de melhoria e adição de novas funções, recomendo que você baixe ele no próprio site da empresa.

 

Performance

 

Em relação a performance vamos começar com suas teclas mecânicas, lembrando apenas para quem é leigo no assunto, que os teclados que você usa geralmente são de membrana, que são mais baratos, porém eles utilizam esta membrana para o acionamento de cada tecla o que pode gerar problemas em jogo ou mesmo em digitação devido ao número de teclar pressionada em simultâneo ou em um espaço muito curto de tempo, o que infelizmente o teclado de membrana não vai absorver e reconhecer, ocorrendo erro.

 

No caso do teclado mecânico, o acionamento de teclas é individual e ele não comete este erro de não reconhecer várias teclas acionadas ao mesmo tempo, chamado de “ghosting”, além também de ser bem mais durável que o outro modelo de membrana, o que significa que o preço deste teclado é bem mais elevado, mas ele pode ter retorno com tempo de uso e também com uso sem erros e muitas vitórias para você!

 

Teclado Membrana

 

Teclado Mecânico

 

Voltando ao Logitech G513 Carbon, todo teclado da Logitech tem uma tecnologia diferente em relação as teclas que é o Romer-G Linear, é um nível de teclado mecânico sem igual que tem uma certa firmeza no aperto de teclas, mas sem introduzir muita resistência. Cada pressionamento de tecla atua de maneira uniforme e chega a ser quase silenciosa. Comparativamente, sempre sentimos que a tecnologia de aperto de teclas Cherry MX Red oferece tão pouca resistência, que as teclas vibram e parecem irregulares quando são ativadas.

 

Vendo o teclado por baixo, você percebe o nível de travamento para que não haja deslizamento durante o jogo.

 

Realizei testes com Age of Empires HD, Fortnite, Overwatch, Heroes of the Storm e League of Legends para ver como ele lidava com uma grande variedade de jogos. O teclado teve um bom desempenho, nada que pudesse faltar ou adicionar há algum jogo.

Depois de usar o teclado por 2 semanas, senti que a Logitech cumpriu totalmente suas reivindicações e desenvolveu um teclado com teclas que são melhores do que o interruptor Cherry MX Red.

Senti que era mais rápido durante os jogos, porém ele tem um problema que pode afetar quem possui os dedos mais grossos, pela distância entre teclas não ser tão boa por ser compacto, mas isso não tirou sua vantagem nos jogos e até na digitação.

 

Teclas ROMER-G são perfeitas!

 

Mas aqui vai um adendo final com relação a performance, no que tange a tarefas secundárias, que não sejam jogar, no caso digitação.

Esta marca e tantas outras que temos no mercado hoje (com exceção de algumas), sabem que o Brasil tem uma particularidade que é o padrão ABNT de layout do teclado, para jogos não é um problema, porém para digitação de textos, conversas e até mesmo trabalho, é difícil deixar tudo à mercê do corretor, pela falta de “Ç” e mudança de outras pontuações.

Fica aqui meu pedido encarecido para que a Logitech possa fabricar teclados padrão ABNT!

 

Considerações finais

 

Na minha humilde opinião, o G513 é um teclado que introduz um novo tipo de interruptor de teclas, o ROMER-G Linear, que é superior a maioria dos teclados mecânicos. Possui iluminação RGB, tem acabamento em alumínio que o destaca visualmente e usualmente, além do seu ótimo descanso de pulso almofadado, o que lhe deixa com um preço um pouco mais elevado, porém sua desvantagem é de não ter teclas de mídia e macros dedicadas, assim como não ter padrão ABNT, o que acaba lhe deixando em desvantagem diante dos concorrentes.

Concluindo assim, o Logitech G513 Carbon é um teclado compacto e simples que como consequência o deixa sem algumas teclas dedicadas para certas funções, mesmo assim tem requinte com ar de modernidade e um desempenho sem deixar nada a desejar, uma ótima aquisição para aqueles que buscam conforto para várias horas de jogo e toque suave, mas firme e silencioso durante sua digitação.

 

Logitech G513 Carbon

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Revestimento de alumínio combinado a teclas RGB
  • Descanso de pulso confortável
  • Ótima performance para jogos
  • Sensação de digitação suave e silenciosa

Negativos

  • Sem teclas dedicadas para funções de mídia e macros
Botão Voltar ao topo