Analisado no Xbox One X
Vai começar a temporada da NFL, mas para quem é gamer, essa temporada já começou. Sim, Madden 20, jogo de Futebol Americano da EA já está disponível e cada vez mais brasileiros vem aderindo a esse esporte antes voltado apenas ao público americano.
Não tenha medo, os 32 times, jogadores, técnicos e estádios estão representados fielmente no game. E não estou falando por falar não. Pode ter certeza que em termos de games de esportes, Madden 20 é um dos melhores gráficos. Não é só a questão de escaneamento de rostos não, tudo é de um detalhismo muito acima do normal em jogos deste tipo. Além de jogadores muito bem produzidos, seus trejeitos também estão no game, seja em suas comemorações, frustrações e jogadas.
O game mais uma vez tenta trazer até mesmo as pessoas que não são familiarizadas com o jogo. Para isso, Madden 20 conta com um modo treino na qual você pode aprender algumas jogadas e também regras. E isso é muito importante. Eu por exemplo, acompanho a NFL há muitos anos e mesmo assim sempre surgem algumas dúvidas, já que Futebol Americano realmente tem muitas regras.
Modos de jogo é que não faltam em Madden 20, vou tentar detalhar rapidamente. Após o treinamento, com certeza o Face of the Franchise: QB1 é sua próxima parada. Para quem não sabe, esse modo substitui o tradicional modo História, onde criaremos um avatar que será um quarterback e com ele tentaremos a glória na NFL passando pelo College. Para isso, além de belas jogadas, contamos com decisões que vamos tomando semana após semanas, seja nos treinamentos ou nos jogos. Apesar de bacana, percebemos que o modo ainda é bem simples e poderia ter um sistema de progressão melhor.
O próximo modo é o Madden Ultimate Team que com certeza é o melhor. Aqui vamos montar nosso time e tentar vencer os desafios. É claro que morar no Brasil não ajuda em nada nas partidas online, mas tenha certeza que mesmo assim vai se divertir muito. Além do mais, o MUT foi muito bem feito pela EA em que tudo ficou a mão de uma maneira fácil, rápida e intuitiva. É neste modo que podemos juntar estrelas do presente com estrelas do passado para formarmos o time mais forte e porque não, o mais espetacular que é possível.
Já o modo Franchise eu achei o pior. Nele estaremos na pele de um dono de um time da NFL e seremos testados nas funções de gerenciar e resolver os problemas de uma franquia da NFL. Apesar de bem completo, pois teremos que decidir desde o Draft, montagem de time e negociar contratos, chega uma hora que ele se torna pouco atrativo e muito cansativo.
Já o modo Super Bowl não tem erro. Alí você escolhe os times que você gostaria de ver na final do Futebol Americano profissional e tenta a glória em um único jogo. Outro modo existente no game são as partidas avulsas, onde você pode jogar contra um adversário.
Como citei no começo da análise, se tem um jogo que a EA capricha todo ano é o Madden. Se falei que os gráficos são fantásticos, o gameplay não fica nada atrás. Apesar de no começo parecer tudo bem difícil, logo que você se acostuma com o playbook (as jogadas ensaiadas) tudo vai bem mais naturar. Outra mudanã muito significativa são as características de um jogador que tentam ser fieis aos verdadeiros. Por exemplo, você não verá no playbook de um jogador um tipo de jogada que ele não executa na vida real. Isso eu achei demais.
Outro ponto positivo é sua narração. Apesar de já estarem há um tempinho narrando Madden, Brandon Gaudin e Charles Davis ainda provam que tem alguns coelhos na cartola e até que levam bem o game. Mas é lógico, isso nas primeiras vezes, pois depois, como acontece com o FIFA por exemplo, vem aquela enxurrada de repetições que vamos ser sinceros, muitas vezes a vontade é de deixar sem.
Madden NFL 20 sem dúvida é o melhor game de esportes da atualidade, mas esbarra nos mesmo problemas que todos os outros: a falta de novidades. Apesar de que com certeza o game deste ano ser melhor do que o ano passado, não tem como pensar que tudo poderia ser apenas uma expansão e não um game novo.
Mesmo assim (apesar do preço sempre salgado), o game com certeza fará muito sucesso, lógico que muito mais para os conhecedores e adeptos ao jogo americano. Apesar da dificuldade do online, onde só pegamos adversários com muito mais levels que o nosso, o game rende muitos momentos de diversão.