Summer in Mara – Lindo, cansativo e caro | Análise
Summer in Mara é um jogo lindo, mas suas mecânicas o deixam extremamente cansativo e repetitivo.
Analisado no PC
Summer in Mara é um jogo de simulação de fazenda e aventura, desenvolvido e distribuído pela Chibig, foi lançado em 16/06/2020 para PC e Switch, com versões para PS4 E Xbox One para o fim do ano.
Summer in Mara conta a história de Koa, uma garotinha que foi resgatada e é criada por Yaya Haku (uma Qüido, criatura que se parece com um peixe). Koa foi criada em uma ilha, onde Haku à ensinou a cuidar do ambiente ao seu redor sempre repondo de alguma forma aquilo que é consumido. Após a introdução, Koa está sozinha na ilha, a garota que até então nunca havia saído de lá, agora deve cuidar do lugar e após alguns eventos tem a possibilidade de explorar o mundo fora da ilha.
O jogo irá alternar entre farming simulator na ilha de Koa e exploração fora dela. Na ilha tudo é bastante comum para um farming simulator, onde teremos que preparar o solo, plantar e regar as plantas, cuidar dos animais e temos o acesso a estações de craft/criação de itens.
Fora da ilha e com o auxílio de um barco, nós iremos explorar o mundo, descobrindo novos lugares, encontrando novos NPCS e missões, além de continuar a história apresentada.
O jogo é lindo, a ambientação é bem-feita. A arte e todas as cinemáticas são agradáveis, as vezes aparece algum errinho de renderização aqui e ali, mas no geral tudo está bonito e esses pequenos problemas não tiram o brilho da arte. A trilha sonora também é muito boa, com várias músicas de fundo que se alternam de acordo com a situação vivenciada por Koa.
Infelizmente, jogabilidade e mecânicas não são o forte de Summer in Mara, backtracking e falta do que fazer são comuns ao ponto de deixar tudo cansativo e desmotivar o jogador.
Backtracking (ação de fazer o jogador voltar a áreas exploraras anteriormente para conseguir prosseguir na missão/história) é regra e você irá ficar indo e vindo sem parar. Basicamente a maior parte das quests, irá fazer o jogador voltar a lugares previamente explorados ou conversar com NPCs.
Esse tipo de mecânica é muito cansativo e a falta de ações para fazer não ajuda. Por exemplo, algumas missões te fazem andar um bocado somente para conversar com NPCs, para então algum NPC te pedir algum item. O problema é que você precisa fazer esse item, assim você tem que pegar o barco, voltar para a ilha, plantar o material e aguardar ele crescer porque não tem nada mais para fazer enquanto você espera. A única alternativa é dormir para passar o tempo necessário para a planta que você precisa crescer, para então você fazer o item.
Apesar de termos elementos de farming simulator, não existe nenhum tipo de pressão ou prazo. As plantas não morrem por falta de água, regá-las somente diminui o tempo necessário para crescerem, temos pescaria e animais, todos esses elementos acabam se tornando somente uma etapa onde criamos e conseguimos materiais para concluir missões.
O jogo está traduzido para o português, porém faltam opções básicas no menu. Por exemplo, não existe opção para mudar a resolução, o jogo abre em fullscreen e a única alternativa é usar alt+enter para colocar no modo janela. Eu jogo em ultrawide e por causa dessa falta de opções, eu acabei perdendo cerca de 10% do campo de visão superior e inferior, assim o vídeo no final dessa analise pode ter faixas pretas.
Summer in Mara é um jogo lindo, mas suas mecânicas o deixam extremamente cansativo e repetitivo. O preço cobrado é salgado para o que o jogo entrega, assim se você não gosta de ficar indo e vindo de um ponto a outro, somente para fazer ações bobas, passe longe desse título.