
Analisado no PC
Crown Trick é um RPG, rogue lite em turnos, desenvolvido pela NEXT Studios, distribuído pela Team17 Digital e lançado em 16/10/2020 em versões para PC e Switch.
Como disse em algumas analises passadas, este ano é o ano dos jogos rogue. O ano está acabando e os lançamentos de jogos “rogue” não param, Crown Trick é um rogue lite, onde cada movimento deve ser cuidadosamente calculado, pois, o combate aqui é por turnos e um movimento errado pode te custar a tentativa.
Em Crown Trick nós jogamos com Elle, uma garotinha que está presa no reino dos pesadelos e que conta com a ajuda de uma coroa falante para tenta escapar deste mundo. Não espere algo excepcional, a história é bem simples e é contada através de notas encontradas após derrotar chefes.
Se a história é simples, o combate é complexo, tudo aqui é baseado em turnos com um grid de ação, assim cada arma, magia e itens possuem uma área de ação e quantidade de turnos. Toda vez que você realiza uma ação, os inimigos também farão um movimento, a única exceção é uma bota que permite ao jogador realizar um salto que não conta como ação e não encerra o turno.
É preciso sempre pensar em seus próximos movimentos e ao mesmo tempo nos possíveis movimentos dos inimigos, os recursos são limitados e uma ação errada pode atrapalhar tudo.
Sorte aqui é quase tudo, por se tratar de um rogue-lite, temos a introdução de muito RNG e geração procedural que na minha opinião tira um pouco do brilho do jogo. Em toda nova tentativa você irá começar com armas aleatórias em um cenário gerado de forma procedural, apesar dessa abordagem tentar deixar o jogo menos repetitivo, ela acaba fazendo com que você tenha que depender da sorte.
Esse sistema faz com que algumas tentativas sejam muito fáceis e outras praticamente impossíveis. Não existe um bom equilibro entre as armas e a chance de drop de bons equipamentos é baixa, as vezes você passa grande parte do jogo utilizando uma arma inicial e dependendo das armas disponíveis no início, é melhor reiniciar o nível.
Esse sistema faz com que o jogo fique um pouco repetitivo, mas pelo menos você vai repetir as masmorras enquanto observa a bela pixel art. Crown Trick é um jogo bonitinho, tudo aqui é feito em pixel art e os modelos são legais, só não espere por efeitos incríveis, pois os elementos e magias de área são bem básicos, mas não tiram o charme do jogo.
Crown Trick possui um combate e mecânicas interessantes, porem a falta de balanceamento de seu RNG, faz com que a sorte seja o fator determinante para se completar grande parte das masmorras, o que pode frustrar mais do que divertir. Por causa dos fatores citados acima eu prefiro recomendar este título, somente para pessoas que realmente gostam de jogos rogue lite com combate por turno.
Um Comentário