Dirt 5 – Diversão é o ponto forte, mas não sem alguns poréns | Análise
Diversão é certa, mas problemas técnicos atrapalham a experiência do jogador.
Analisado no Xbox One X
Dirt 5 é um jogo de corrida arcade de rally, desenvolvido e publicado pela Codemasters, foi lançado dia 06 de novembro de 2020, com versões de PC, PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X | S e para o Google Stadia, sendo que as versões dos consoles atuais dão acesso às versões dos novos aparelhos.
Logo de começo somos agraciados por uma bela cinemática que da tom série Dirt, um jogo de corrida de rally mais descolado e divertido, o jogo começa com um papo extrovertido entre dois apresentadores do Dirt Podcast, inclusive, está dublado, uma boa dublagem por sinal, após esse papo você começa num evento de apresentação, antes de ser contratado, que serve como um teste das suas habilidades e também para pegar o ritmo dos controles.
O jogo oferece quatro modos principais de jogo, carreira, online, arcade e playground. O modo carreira não tem muito segredo, após passar pelo teste você é contratado pelo AJ e começa a participar e eventos espalhados pelo mundo em várias categorias, um ponto interessante é que você não é obrigado a cumprir todos os eventos, quase sempre existem duas possibilidades e elas se bifurcam ou se cruzam dando a possibilidade de fazer um ou outro evento para abrir os próximos.
Os cenários e provas são extremamente variados, tudo é separado por categorias de provas e de veículos, desde os pequenos e modernos Škoda Fabia, Citroën C3, passando por modelos de maior performance como Peugeot 208 e Renault Megane, indo para o lados dos grandalhões VW Toureg, Mini, BMW, Peugeot 3008, pick-ups como Ford F-150, Chevrolet Colorado (a nossa S-10), passando por clássicos do passado e indo ao limite do luxo e potencia com Audi TT e Aston Martin, passando por um grande número de modelos e categorias pelo caminho. Cada prova tem uma ambientação e se enquadra numa categoria, por exemplo, você pode disputar uma corrida num circuito na Itália na categoria Modern Rally, mas num segundo momento do campeonato disputar essa mesma prova na categoria de Rally Cross, e isso muda completamente a forma como tudo se comporta, uma vez que o seu veículo e dos oponentes são outros, mas o circuito é o mesmo.
Ainda existem categorias que demandam mais dedicação pela drástica mudança de dirigibilidade que elas oferecem, seja por conta do veículo requerido, pelo traçado da prova ou até mesmo pela ambientação, corridas em lagos congelados podem ser mais desafiadoras do que você pensa, a não ser que você tenha muita habilidade no drift. Além disso, cada prova conta com três objetivos que são pedidos pelo seu patrocinador master, caso cumpra cada um deles você recebe um pagamento maior pela prova e ainda ganha uma melhor reputação com aquele parceiro. Isso é um ponto que você pode mudar mais pra frente se quiser, outros patrocinadores pagam mais ou oferecem outras vantagens como designs e adesivos exclusivos para os seus carros, além de novos desafios por prova.
Dirt 5 tem um bom editor dos veículos, ao menos esteticamente, porque mecanicamente não existe qualquer ajuste a ser feito, como falei ali em cima, conforme joga você recebe designs e adesivos novos que podem ser usados na customização do seu carro, e pode-se dizer que são muitos itens, o carro por si só é dividido em pelo menos 3 partes de pintura, que você pode definir cores, texturas, cores com textura, adesivos de patrocínio, cor das rodas, adesivos de identificação do veículo além de outros apenas estéticos, mas se a sua não é criar, é possível baixar skins feitas pela comunidade ou liberadas dentro do jogo para os seus veículos.
Os demais modos do jogo como o online o arcade são mais diretos, o modo online você pode ingressar numa partida ou convidar os amigos para jogar e competir juntos, o modo arcade é o local onde você pode indicar os termos das provas, seja uma corrida ou contra o tempo, pode escolher tudo, país, circuito, clima, hora do dia, classe de veículos, enfim é a sua escolha que determina. E por fim, talvez o modo mais divertido de todos, o Playground é verdadeiramente um parque de diversões, sabe limites? Então esqueça, quer usar seu carro como bola de boliche, vai fundo acelera, quer saltar de uma altura absurda e sair acelerando? Vai também! O Playground oferece uma variedade de modalidades e opções para você criar os seus desafios, escolha o estilo, os elementos, monte a pista, defina uma meta e publique na rede para que outros jogadores acessem, e você também pode fazer isso, topa o desafio proposto por outros jogadores? É só acessar e jogar, o resultado disso vai para um painel global que mostra a sua colocação frente aos outros desafiantes.
Visualmente Dirt 5 é muito agradável, ele apresenta cenários lindos, os carros são bem feitos apesar de não estarem nada além do que vemos em outros jogos, alguns locais são mais estonteantes que outros, mas no geral eles são bons. Efeitos de partículas como poeira, chuva e folhas estão bem animados, durante uma chuva ou com muita lama, seu carro fica visivelmente sujo e de forma variável, além disso, em colisões é fácil perder um capô, um retrovisor ou até mesmo ficar com uma porta meio entreaberta. A parte de áudio é muito boa, como falei lá de começo a dublagem é bem feita, um pouco exagerada, mas ela segue o clima proposto pelo jogo, a trilha sonora é animal, as vezes me perdia na customização dos veículos só para ficar curtindo a trilha.
Certo, tudo bom, tudo ok, mas Dirt 5 não deixa de ter suas falhas, para começar o game possuí dois modos de operação no Xbox One X, console em que ele foi analisado, o modo que prioriza visual deixa mesmo o game mais bonito, mas ao custo de perca de performance, já o modo performance você ganha fluidez ao custo de construção visível de cenário e texturas sendo trocada pouco a sua frente, além disso, por algum motivo bizarro o meu controle vibrou apenas uma vez em todo o tempo jogado, em uma prova, e nunca mais, cheguei a desinstalar e instalar o game novamente e nada, ou seja, perdi muito da experiência, parece que não, mas o rumble faz muita diferença para a imersão do jogador na corrida. Outro ponto que pode irritar um pouco e a inconstância entre o desafio e a AI dos oponentes entre uma prova e outra, como falei antes, provas no gelo são uns quatro níveis acima na dificuldade em dirigibilidade frente às demais.
Em resumo, Dirt 5 é um jogo muito divertido, tem bons visuais e uma trilha muito boa, peca em detalhes pequenos que podem ser corrigidos por patchs ou ainda por consoles mais potentes, mas que infelizmente atrapalham a experiência como está hoje, além disso, ele oferece um modo que anda esquecido a muito tempo, o de tela dividida para se jogar localmente, isso é um bom diferencial.
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