AnálisesPCVR

1976 – Back to midway – Uma bela reimaginação de um clássico do arcade | Análise

1976 - Back to midway é mais um exemplo de como um jogo clássico pode ser atualizado para os dias atuais.

Analisado no PC usando Windows Mixed Reality


1976 – Back to midway é um shoot ‘em up, desenvolvido e distribuído pela Ivanovich Games, com data de lançamento prevista para 10/12/2020.

A realidade virtual possibilita os mais variados tipos de experiência, eu passo a maior parte do tempo com meu headset VR jogando simuladores, pois eles são os jogos onde eu consigo maior imersão. Sempre que posso eu procuro por experiências diferentes, entretanto nada chegou realmente a me impressionar até o dia em que experimentei as reimaginações dos jogos clássicos.

1976 - Back to midway

O fator nostalgia é o ponto chave, poder experimentar os antigos jogos com imersão total é incrível. Este ano eu pude jogar algumas dessas reimaginações, no topo da minha lista estão, o novo título da série Pixel Ripped desenvolvida Arvore, que prestou uma bela homenagem aos antigos consoles e Vetrix desenvolvido pela Pixel Racers que é uma incrível versão de Tetris do gameboy.

A Ivanovich Games vem trazendo excelentes experiências e reimaginações dos antigos jogos de arcade. Há alguns anos eles lançaram Operation Warcade VR, baseado nos antigos jogos de guerra dos anos 80 e este ano tivemos Pangman, uma reimaginação do antigo jogo de arcade PANG. Senhoras e senhores a Ivanovich Games acaba de chegar ao topo da minha lista, 1976 – Back to midway me deixou de queixo caído, sem palavras.

1976 - Back to midway

Quem cresceu nos anos 90, provavelmente gastou algumas fichas nos Arcades e jogou os clássicos 1942 e 1943. 1976: Back to midway faz uma homenagem a esses clássicos, trazendo a imersão total que só a realidade virtual pode te fornecer.

Em 1976 os nazistas ganharam a guerra e agora dominam o mundo, mas ainda existe uma esperança. Liderados pelo excêntrico Dr. Ivan Ivanovich, os cientistas da resistência conseguiram desenvolver uma máquina do tempo, agora armados com tecnologia dos anos 70 , nós iremos voltar a década de 40 no ápice da guerra, para tentar mudar o resultado do conflito e alterar a história.

1976 - Back to midway

O jogo mistura elementos 2D e 3D de uma forma criativa fazendo desta uma experiência única. Iremos ficar o tempo todo sentados no simulador, com uma visão do cockpit, manche e uma tela gigantesca em nossa frente, é nessa tela onde fica o mapa de jogo com nosso avião e as aeronaves inimigas.

A forma como o combate acontece é parecida com a do antigo arcade, porem a maneira como os aviões inimigos aparecem é completamente diferente. Ao invés de aparecem na tela 2D, os modelos 3D das aeronaves inimigas irão dar um rasante na sua frente, você vai ter aviões saindo do seu ombro e dos lados em direção a tela de jogo. Essa abordagem é sensacional, temos até alguns modelos de inimigos especiais, que vão entrar e sair da tela alternando entre os planos 2D e 3D.

1976 - Back to midway

Essa alternância entre os planos 2D e 3D já era o suficiente para criar uma experiência diferente, mas os desenvolvedores decidiram subir o nível e melhorar ainda mais a experiência com as zonas de imersão.

As zonas de imersão são pequenos níveis que podem ser acessados durante a jogatina em 2D, aqui você será transportado para o cockpit do avião controlando-o em primeira ou em terceira pessoa. Esses pequenos mapas são incríveis, eles te possibilitam ter o ponto de vista do piloto dos aviões em 2D, com projeteis e explosões para todos os lados.

1976 - Back to midway

Se essa experiência já é boa, que tal jogar do jeito que você quiser. O jogo possui suporte para basicamente qualquer tipo de controle, você pode usar o controle do VR no modo inversivo, onde é necessário agarrar o manche para movimenta-lo ou no modo arcade, controlando o avião pelo analógico. Também temos suporte a Hotas, controles de Playstation, Xbox e teclado, eu testei o jogo com todos os tipos de controle e tudo funciona perfeitamente, com atenção especial para o Hotas onde não tive nenhum problema com deadzone.

Como o jogo ainda não foi lançado, nós jogamos uma versão Beta e infelizmente tivemos alguns problemas. A começar pelos controles, eles funcionam perfeitamente quando o jogo os reconhece, sempre que eu mudava de controle era preciso fechar e iniciar o jogo algumas vezes pois o sistema se recusava a reconhecer o novo controle. Outros problemas encontrados foram relacionados ao primeiro loading após iniciar o jogo, o primeiro mapa sempre demorava carregar e quando carregava, o botão de aceitar a missão desaparecia ou ficava inativo, não existindo nenhuma maneira de começar o nível, o jeito era fechar e abrir o jogo novamente. Com exceção desses problemas relatados acima, não tivemos nenhum outro bug durante a jogatina, quero ressaltar que a versão jogada era um Beta e provavelmente a versão final não terá esses problemas.

1976 – Back to midway é mais um exemplo de como um jogo clássico pode ser atualizado para os dias atuais. A Ivanovich Games acertou em cheio, a experiência é incrível, principalmente para quem jogou os clássicos 1942 e 1943, eu recomendo este título para todos os jogadores que possuem headset de realidade virtual. A data de lançamento está prevista para 10/12/2020, mas você pode acessar o link abaixo e já experimentar uma demo que foi liberada pelo estúdio e é claro, colocar o game na sua listas de desejo, porque esse vale muito a pena.

Confira o vídeo de gameplay e primeiras impressões de 1976 – Back to midway:

1976 - Back to midway

9.5

Nota

9.5/10

Positivos

  • Imersão
  • Criativo
  • Controles
  • Nostalgia

Negativos

  • Bugs

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo