Analisado no PC
Everspace 2 é um shooter espacial com elementos de RPG que está sendo desenvolvido e distribuído pela ROCKFISH Games. O acesso antecipado foi lançado em 18/01/2021 e atualmente encontra-se disponível somente para PC.
Everspace 2 é a sequência de Everspace, para quem não conhece, o primeiro jogo combina combate espacial com elementos roguelike, onde o jogador tem o controle de um clone de Adam Roslin (personagem principal) e deve avançar por setores, concluindo diversas missões, no comando de uma nave espacial.
O segundo jogo continua a história do primeiro, aqui nós jogamos com o clone (Herói) sobrevivente de Adam Roslin que derrotou o Admiral Gorc no primeiro jogo. Por ser um clone ilegal, o personagem está sendo procurado pelas forças Coloniais e acaba tendo que assumir uma identidade falsa para ficar fora do radar, mas tudo vai por água abaixo quando somos capturados por foras da lei e nossa real identidade é descoberta. A história é interessante e assim como no primeiro jogo, tudo é contado através de “cutscenes” compostas de belas artes e vários diálogos durante e entre missões.
Apesar de continuar a história e ter várias semelhanças com o primeiro jogo, o segundo título é bastante diferente. Everspace 2 deixa de lado os elementos rogue like do primeiro jogo e introduz sistemas de RPG, com level, perks, companions e craft, o que modifica completamente a experiência.
Como disse o jogo passou de um roguelike para um “RPG”. Ao invés de sair pelo espaço atirando em tudo o que se move na esperança de conseguir um bom loot, exploração e “farm” são a nova regra.
O segundo jogo introduz várias novas localidades que podem ser exploradas, temos instalações, asteroides, planetas, bases e até naves capitais à deriva. Explorar é fundamental para se conseguir novas partes e componentes para melhorar nossa nave, ou fazer alguns créditos.
O jogo ainda conta com a jogabilidade arcade, entretanto temos algumas novidades. Além do tradicional combate, Everspace 2 adiciona puzzles e eventos aleatórios, com atenção especial aos puzzles, onde é necessário mover componentes, escapar ou navegar entre lasers e portas, sempre dentro de instalações cheias de corredores estreitos.
Os gráficos estão muito bem feitos, tudo está bem superior ao primeiro jogo. A ambientação é muito boa, existem vários efeitos de luz e sombras em todas as superfícies, as naves estão bem desenhadas, o interior e exterior de todas as localidades estão cheios de detalhes e temos uma atenção especial aos planetas. As localidades nas superfícies dos planetas estão muito bem feitas, existem vários efeitos de luz e poeira na superfície, além de vários locais exploráveis como cavernas e restos de naves e instalações, eu só senti falta de uma animação de entrada e saída da atmosfera.
A arte presente nas cinemáticas é bem desenhada com estilo interessante que mostra detalhes dos personagens e localidades e ao mesmo tempo deixa um ar de mistério, na minha opinião a arte das cinemáticas e a história renderiam uma boa HQ.
Infelizmente essa boa ambientação tem um preço que é a falta de otimização. No seu atual estado o jogo está bem inconsistente com frames variando muito e várias travadas que acontecem principalmente ao abrir o mapa do jogo. Só para lembrar este é um acesso antecipado recente e com certeza o jogo terá atualizações para melhorar o desempenho.
Agora vamos a uma parte ruim que é a falta de suporte a VR. Um dos motivos que me levaram a comprar o primeiro jogo foi o suporte ao VR, eu que sou um veterano de Elite Dangerous, achei em Everpace um título excelente para quebrar a rotina do “simulador” e partir para uma diversão arcade sem compromisso.
Infelizmente a ROCKFISH Games confirmou que o suporte a realidade virtual não está nos planos de Everspace 2. A justificativa do estúdio foram as análises negativas relacionadas ao modo VR do primeiro jogo, usuários sem VR que ignoravam o título na loja quando viam a etiqueta de suporte VR, mas o principal motivo foi a baixa adesão da comunidade, com número de jogadores VR que chegava um pouco abaixo de 10% do total de usuários. A esperança é a última que morre, quem sabe o título ganhe suporte a VR após o lançamento oficial.
Everspace 2 é um jogo superior ao primeiro título em praticamente todos os aspectos, as mudanças são bem vindas e eu não senti falta do loop e RNG do primeiro jogo. O jogo é divertido, contudo, o preço cobrado por este acesso antecipado é um pouco salgado, visto que no seu atual estado o titulo possui pouco conteúdo, alguns bugs e pouca otimização. Por estes motivos, eu só recomendo este acesso antecipado para quem quiser dar suporte ao projeto ou para quem realmente quer embarcar nesta aventura, caso contrário é melhor esperar por atualizações que adicionem mais conteúdo e correções.
Um Comentário