No fim de semana foi mostrado um novo gameplay de Age of Empires IV durante o Age of Empires: Fan Preview. Vamos conferir as novidades apresentadas no evento:
Uma análise aprofundada do Age of Empires IV
O evento de preview teve início com uma visão detalhada de uma das novas civilizações jogáveis em Age of Empires IV, o Sultanato de Delhi, e mostrou uma de suas unidades mais icônicas em ação: o War Elephant. Misturado com a jogabilidade de arqueiros atirando de cima, nas paredes do castelo, lanceiros em combate, Sultanate Scholars capturando locais sagrados e apoiando ataques de elefantes de guerra – tudo parece muito Age of Empires.
O show continuou com uma espiada na campanha normanda, que também nos deu nossa primeira impressão sobre o novo estilo de apresentação para as campanhas do Age of Empires IV. Inspirando-se nos manuscritos dourados da época, os “soldados de ouro” projetam eventos históricos sobre locais do mundo real atuais, dando-nos uma sensação realista de como os eventos se desenrolaram há centenas de anos. É inspirado no estilo de documentário da BBC.
A campanha normanda contará a história do duque Guilherme da Normandia, enquanto ele luta pelo controle da Inglaterra – do rei Haroldo -, começando na Batalha de Hastings, depois seguindo seus descendentes, Roberto, Guilherme II e Henrique I, enquanto eles continuam a lutar pelo que viria tornar-se a Inglaterra moderna. Todas as unidades medievais clássicas foram mostradas aqui em ação, desde cavaleiros a cavalo enfrentando piqueiros em grandes campos de batalha culminando com um cerco de castelo.
Tudo tem uma aparência épica, com muitas unidades no campo e a própria engine do jogo exibindo grama bem detalhada nos campos, texturas de pedra intrincadas nas paredes do castelo e recursos detalhados de unidades de seus escudos, lanças e armaduras. Tudo ajuda a trazer um aparência autêntica para este jogo de estratégia.
Um olhar através dos tempos: Medieval, Feudal, Castelo e Imperial
Após essa revelação, vimos de forma ainda mais profunda a jogabilidade de Age of Empires IV, começando com a Alta Idade Média e uma batalha entre os ingleses e o Sultanato de Delhi, enquanto estávamos prestes a ser guiados através das quatro idades do jogo. Ele começou mostrando os aldeões ingleses reunindo recursos para começar a construir seu centro urbano, com batedores caçando veados e aldeões coletando carne de ovelhas. Logo um batedor solitário se depara com uma fortificação inimiga, e de lá você pode adivinhar o que vem a seguir: a guerra. Não demora muito até que vejamos lanceiros, arqueiros e construções mais orientadas para o combate se desenvolvendo conforme as civilizações começam a envelhecer e os pequenos conflitos se transformam em guerra conforme cada poder continua sua batalha pelo controle do mapa.
Do outro lado do mundo, a Idade Feudal caracterizou os mongóis e as civilizações chinesas, um grande contraste com os castelos e cavaleiros mostrados anteriormente. A identidade chinesa é imediatamente aparente, com arquitetura e trajes únicos, linguagem precisa e unidades militares vestidas com trajes tradicionais e armadas de forma intimidadora.
Contratando com eles, estavam os mongóis e o uso pesado de estruturas semelhantes a tendas, que se adaptam ao seu estilo de jogo e permitem que eles empacotem toda a sua aldeia e se mudem para diferentes seções do mapa em busca de recursos. Com seu foco nos recursos de pedra e sendo capaz de mover sua cidade inteira à vontade, muitas novas táticas e estratégias se tornam possíveis.
Por falar em estratégias, foi mostrada na nova mecânica furtiva da floresta, que são trechos únicos de vegetação onde unidades podem se esconder para armar emboscadas. A visão para dentro dessas áreas é severamente limitada, o que significa que os exércitos podem passar um pelo outro e nunca se verem! Você saberá que suas unidades estão em uma floresta furtiva pelo contorno azul ao redor delas e o som de sussurros.
Em seguida, tivemos uma prévia da Era dos Castelos, agora apresentando um Sultanato de Delhi avançado e uma batalha da civilização inglesa – cheia de Elefantes de Guerra enfrentando castelos gigantes, torres de cerco avançando, soldados batendo espadas ao longo das paredes do castelo…
Finalmente, o vídeo do jogo retornou à Era Imperial como os chineses e mongóis, agora com enormes fortalezas, estruturas de unidades múltiplas como quartéis e estábulos, além de uma arquitetura mais refinada enquanto os chineses se preparam para uma invasão mongol. Unidades entraram no campo de batalha, cheio de trebuchets lançando pedras nas paredes do castelo, soldados correndo pelo campo a cavalo, ninhos de abelhas lançando explosivos, fogos de artifício de sinalização sendo disparados para o ar para levantar o moral das tropas e muito mais.
Tudo o que vimos ilustra o quão bem a Relic Entertainment foi capaz de capturar a aparência e a sensação da jogabilidade clássica do Age of Empires (reunir, construir, envelhecer e explorar) que tornou a série tão única. Estou muito interessado em ver mais sobre como cada civilização se distanciará à medida que nos aproximamos do lançamento ainda este ano.
Uma olhada nos bastidores da Relic Entertainment
Após essa primeira olhada, foi mostrado aos bastidores da Relic Entertainment. É sempre bom dar um rosto humano à criação de um jogo, especialmente durante uma pandemia global. Apesar dos desafios de lidar com a pandemia, principalmente trabalhando em casa, a equipe ainda foi capaz de colaborar remotamente para construir o Age of Empires IV.
Uma das coisas mostradas foi o quanto a equipe confiava no trabalho com seu “Conselho da Comunidade”, um grupo dedicado de membros da comunidade de Age of Empires que ajudou nos testes e forneceu feedback valioso para moldar o jogo.
Também vimos parte do trabalho que está sendo feito para capturar a precisão histórica do jogo, de consultores a eventos de reconstituição, todos projetados para ajudar a tornar o jogo o mais autêntico possível – todos os sons e unidades do jogo são baseados na por história.
Atualizações do Age of Empires: Edições Definitivas
As Edições Definitivas também receberão algumas atualizações, começando com a expansão Dawn of the Dukes em breve para Age of Empires II: Definitive Edition que leva os jogadores para a Europa Oriental com novas campanhas e muito mais. Além disso, ainda este ano, Age of Empires II: Definitive Edition lançará Co-Op Historical Battles que contará com missões de campanha escolhidas a dedo e batalhas históricas para jogar com amigos.
No dia 13 de abril, Age of Empires III: Definitive Edition teve sua primeira grande atualização, a civilização dos Estados Unidos. Esta nova civilização terá uma nova cidade natal, nove novas unidades, uma nova mecânica de envelhecimento e muito mais. A civilização dos EUA será gratuita por tempo limitado para aqueles que completarem o 50 State Challenge. Tudo o que os jogadores precisam fazer é completar até 3 desafios por dia e desbloquear a civ na conclusão do último desafio. Alternativamente, a civilização dos EUA também pode ser comprada diretamente via Steam ou na Windows Store por US$ 4,99. Age of Empires III: DE também terá outra atualização planejada para o final deste ano, apresentando civilizações africanas; teremos mais detalhes para compartilhar aqui em breve.
Beta fechado de Age of Empires IV
Para finalizar as notícias, tivemos os primeiros detalhes do próximo beta fechado do Age of Empires IV, que será disponibilizado para os membros do Age Insider que se inscreverem em AgeOfEmpires.com.
Visite a Vila Virtual
Mesmo com o fim do show, os fãs podem continuar a celebrar o Age of Empires visitando a Vila Virtual! Explore os edifícios, as experiências, aprenda mais sobre o Age of Empires IV e desfrute de conteúdo de vídeo exclusivo. Seja criativo produzindo seu próprio medalhão de avatar, um cartão postal de vila ou até mesmo seu próprio brasão de armas. Há muito mais para descobrir, por que não fazer uma visita?