ALTDEUS: Beyond Chronos – Uma boa visual novel que não combina com VR | Análise

Uma boa história fica melhor se acompanhada de uma boa ambientação e nisso ALTDEUS: Beyond Chronos acerta em cheio

Analisado no PC usando Windows Mixed Reality


ALTDEUS: Beyond Chronos é uma visual novel exclusiva para VR, desenvolvida e distribuída pela MyDearest Inc. Lançado em 18/02/2021, atualmente o título se encontra disponível para PC, Oculus e PlayStation VR.

ALTDEUS pode te enganar, apesar de ter um pouco de combate em “mechas”, o título é sim uma visual novel com uma história muito boa, contudo o jogo é cansativo e não funciona bem na realidade virtual.

Sem spoilers, a história se passa no futuro onde os Meteoras (seres gigantescos) dizimaram a superfície terrestre, para sobreviver a humanidade se refugiou em uma cidade subterrânea cheia de painéis holográficos, criados para servir como uma válvula de escape da triste realidade de um planeta dizimado. Aqui nós iremos acompanhar a jornada de Chloe, uma humana geneticamente modificada e piloto de “mecha” que trabalha para a Prometheus (organização militar que tenta defender a terra de ataques dos Meteoras).

Chloe é assombrada pelas memorias de Coco, uma garota que ela jurou proteger, mas que infelizmente foi devorada por um Meteora. Além das duas temos outros personagens “secundários”, mas a história sempre irá girar em torno de Chloe e Coco.

A parte de visual novel é bem feita, temos uma boa história com várias decisões que afetam o progresso e múltiplos finais. Para se chegar ao final verdadeiro, é preciso terminar o jogo algumas vezes, cada final libera novas rotas e existe um sistema de “skip”, que possibilita pular algumas partes repetidas e facilita as jogatinas sequentes.

No sentido contrário da história, a jogabilidade de Altdeus é bem simples e lembra as primeiras experiências para VR. Basicamente tudo se resume a “point’n click”, aponte o controle e aperte o trigger e você vai apertar o gatilho bastante, seja escaneando itens ou nos diálogos, onde é necessário apertar o gatilho para prosseguir na conversa. As batalhas também não são lá essas coisas, tudo é automático com pouco movimento, o jogador só precisa encostar em algumas telas e segurar um botão.

Uma boa história fica melhor se acompanhada de uma boa ambientação e nisso Altdeus acerta em cheio. A ambientação é muito boa, os gráficos são baseados nos de anime, com arte cartunesca e cores vivas, a trilha sonora é excelente com belas músicas e uma boa dublagem, o conjunto cria uma boa experiência principalmente para quem é fã do gênero. O único contra neste quesito é a falta de localização para português, como estamos falando de uma visual novel a tradução faz falta e limita o público.

No final ALTDEUS: Beyond Chronos traz uma boa história com uma bela ambientação, contudo sua jogabilidade é cansativa e na minha opinião apesar da realidade virtual trazer uma certa imersão, esta seria uma experiência mais adequada para a flat screen. O preço cobrado é justo para o que o jogo entrega, porém como estamos falando de uma visual novel, eu prefiro recomenda-lo somente para os fãs do gênero.

Confira neste vídeo as primeiras impressões de ALTDEUS: Beyond Chronos

Sair da versão mobile