Analisado no PC
Hell Let Loose é um FPS baseado na WWII (Segunda Guerra Mundial) em desenvolvimento pela Black Matter Pty Ltd e distribuído pela Team17. O título foi inicialmente lançado em 06/06/2019 como acesso antecipado e está chegando em sua versão final 1.0 amanhã dia 27/07/2021.
Hell Let Loose é um daqueles jogos com ótimas ideias que funcionam muito bem no papel, porem na pratica muita coisa não funciona, a execução não é das melhores e o jogo sofre principalmente com a falta de otimização e com a alta latência encontrada na maioria dos servidores.
Como um jogador que passou boas horas batalhando em Rising Storm e Red Orchestra 2, Hell Let Loose me chamou a atenção, pois o título promete a mesma ação encontrada nos populares jogos baseados na Segunda Guerra Mundial, só que desta vez com uma engine mais nova e com uma reprodução mais fiel.
O jogo se baseia em batalhas de até 50×50 jogadores em mapas que representam algumas famosas localizações de batalhas que aconteceram durante a segunda grande guerra. Temos de Omaha Beach a Foy, escolha entre aliados ou eixo e parta para um combate que é mais tático e focado em grupos com pouco a nenhuma vantagem para o jogador solo.
A jogabilidade é baseada em classes e esquadrões, como disse o jogo tem uma progressão mais tática em favor a jogatina em grupo. Temos VoIP por proximidade sendo que cada grupo possui um líder que dará ordens e os jogadores podem escolher entre diversas classes, cada um com sua especialização, temos médicos, atiradores, infantaria, antitanque e outras. É possível pilotar veículos sendo que os tanques precisam de vários jogadores para serem operados, um comandante, um motorista e um atirador.
O combate é “realista”, um tiro bem colocado é o suficiente para derrubar um adversário, porem este realismo faz com que a jogatina se torne lenta, com jogadores que acabam preferindo ocupar posições de “camper” e o sistema de armas é bastante desbalanceado nos níveis iniciais, o que acaba frustrando novos jogadores.
O título tenta introduzir uma “fidelidade” Histórica que na minha opinião estraga a jogatina e afasta os jogadores novatos. Basicamente quando o assunto são armas de infantaria, os aliados são totalmente favorecidos nos níveis iniciais, aqui todos os jogadores terão acesso a armas semi automáticas e automáticas já de início, enquanto os jogadores que escolherem o eixo terão de operar armas de ação simples durante os níveis iniciais. Esse desbalanceamento também acontece nos tanques, onde os dos aliados são mais ágeis e os do eixo possuem maior armadura e causam mais dano.
Não preciso dizer que na maioria esmagadora dos servidores você só irá encontrar vagas no time do eixo e terá que conviver com a animação de operação do ferrolho dos rifles, enquanto o inimigo só precisa apertar o botão de disparo novamente.
Quando o assunto é servidores Hell Let Loose deixa a desejar, mas isso não é um problema do jogo e sim da comunidade. Jogos baseados na WW 2 geralmente tem um público mais velho e pouco presente na América do Sul, por esta razão os servidores daqui tem latência baixa, mas vivem vazios e o jogo não coloca bots para preencher o espaço de jogadores. Durante minhas jogatinas, o máximo de jogadores que encontrei em um servidor com ping abaixo foi o de 36, número que não chega nada perto dos 100 jogadores por mapa, o jeito foi tentar jogar nos servidores estrangeiros e eu digo tentar porque geralmente nestes servidores o ping varia entre 180 a 280 e você tem de conviver com atrasos de respostas e disparos que não contam porque o inimigo não está mais lá.
Se conseguir um servidor bom para se jogar é coisa rara, a otimização também não ajuda. Os gráficos são um pouco datados e o jogo é extremamente mal otimizado, durante os testes os quadros oscilavam bastante indo de 90 a 33 com certa frequência. Gráficos no alto ou mínimo não importam, a performance é ruim, correndo pelo cenário é possível notar as quedas de quadros, quando as explosões começam os frames caem abaixo de 60 e quando o ataque aéreo começa é possível notar travamentos e quadros ainda mais baixos.
No final Hell Let Loose é um título com boas ideias porém com uma execução inconsistente. O jogo não é ruim, o problema é que quando se soma a fraca comunidade com o alto ping dos servidores e a péssima otimização, o resultado é um jogo que mais frustra do que diverte. O preço cobrado é até justo, contudo por causa dos problemas eu prefiro não recomendar este título em seu atual estado, assim se você gostou ou se interessou eu sugiro que aguarde por atualizações.