Ghost of Tsushima Director’s Cut – Bom conteúdo e melhorias no gameplay | Análise

Se você está migrando do PS4 para o PS5, e tenha terminado o game ou está bem avançado no PS4 poderá transferir seu save para essa nova versão

Analisado no PlayStation 5

 

Uma jornada muito pessoal pela Ilha IKI

Pouco mais de um ano após o lançamento de Ghost of Tsushima em 2020, a Sucker Punch nos leva mais uma vez à Tsushima nessa incrível DLC feita para PS4 e também para PS5. A DLC pode ser comprada separadamente por quem já tem o jogo digital ou mídia física no PS4, mas para aproveitar tudo no PS5 terá que ser feito um novo investimento.

Uma breve explicação sobre a DLC

Se você já tem a versão de Ghost of Tsushima para PS4, poderá adquirir a nova DLC digital pelo valor de R$ 104,90, nessa versão você recebe a Ilha IKI, um mini livro de arte digital, um amuleto para ser usado no jogo, um ponto de técnica, um conjunto de visuais do Herói de Tsushima.

Se você tem a versão de PS4 mas irá jogar em um PS5 poderá adquirir a DLC pelo valor de R$ 159,90. Esta versão inclui:

Se você está migrando do PS4 para o PS5, e tenha terminado o game ou está bem avançado no PS4 poderá transferir seu save para essa nova DLC, assim indo para ilha com todos os upgrades.

A História

Caso você já tenha terminado o jogo principal poderá chegar a Ilha IKI indo até um certo ponto no mapa, se não terminou não tem problema, pode ir à ilha de qualquer jeito, mas eu aconselho terminar a campanha principal antes, pois a ilha IKI foca em um ponto muito pessoal na vida de Jin que é melhor compreendida após terminar a campanha.

Nesse ponto do mapa lutamos contra alguns mongóis até descobrirmos que eles também estão atacando a Ilha vizinha IKI, após aceitarmos a missão um pescador leva Jin e seu cavalo de barco até a nova Ilha, dando início a um novo conto. Certifique-se de que fez tudo que gostaria em Tsushima antes de aceitar, pois ela ficará indisponível por um tempo até você chegar em um certo ponto da história em IKI e possa voltar para Tsushima.

Após uma grande tempestade em alto mar, onde nosso barco é destruído e nosso cavalo é dado como morto, chegamos nadando à praia. A ilha IKI foi palco de uma terrível batalha 15 anos atrás onde os samurais de Tsushima lutaram contra os corsários que dominavam a Ilha, portando Jin não é bem vindo aqui. Além dos corsários, outro grande mal que assola a Ilha é um novo inimigo Molgol chamado Águia, essa nova ameaça está mais para um Shaman que após capturar Jin, o obriga a tomar um alucinógeno poderoso que o faz lembrar de muitas coisas sobre seu passado, mas principalmente de seu pai, tornando essa DLC algo bem pessoal na história de Jin.

O que era lindo, ficou mais lindo ainda

Falar sobre a beleza gráfica de Ghost of Tsushima é um grande desafio pra mim, pois desde que foi lançado no PS4 achei o jogo incrivelmente lindo e nunca me contenho em falar incansavelmente sobre isso, com esse upgrade maravilhoso em 4K para PS5 tentarei ser um pouco mais objetivo.

A ilha de IKI é 10 vezes mais bonita que a Ilha de Tsushima (pelo menos pra mim), nela vemos animais, flores, árvores e terrenos bem diferentes da outra ilha, o que a torna única, os cenários são absurdamente magníficos rendendo muitas fotos lindas para quem adora “printar” a tela assim como eu. Graficamente falando, e resumindo bem, o jogo está mais bonito do que nunca, eu costumo usar um termo para comparar as duas versões (PS4 x PS5), a impressão é que pegaram um pano, passaram na tela da TV e tiraram todo “pó” pois o jogo está com uma nitidez absurda.

Jogabilidade

A jogabilidade permanece a mesma apenas com a adição de algumas coisas novas, temos um upgrade para nosso cavalo por exemplo, quando estamos correndo em direção aos inimigos podemos apertar o L1 para darmos uma investida atropelando quem estiver no caminho. Jin mesmo não tem muita coisa nova além de usar o gancho para puxar grandes pedaços de madeira e destruir portas que estão no caminho, o diferencial aqui fica por conta dos gatilhos adaptáveis que ao apertar o botão R2, a sensação é de ter dado uma fisgada deixando o botão rígido, e ao apertar o botão L2 para puxar o gancho temos uma sensação de ter que forçar o botão para a porta vir a baixo, é bem interessante isso, o mesmo acontece com o arco e flecha mas com intensidade diferente.

No geral o DualSense usa muito bem seus recursos únicos para aumentar a imersão no jogo.

Uma coisa diferente que notei nessa DLC é que os inimigos trocam de armas no meio da luta nos obrigando a mudar de posição para termos êxito no combate. Portanto um inimigo que começa usando uma espada nos obriga a trocar nossa posição de luta quando troca para uma lança por exemplo. Achei bem interessante pois torna o combate mais técnico nos forçando a lembrar da posição correta para cada tipo de arma, além disso, o recurso de trocar de alvo automaticamente após a eliminação do primeiro inimigo foi adicionado, esse recurso pode ser ligado ou desligado no menu, muitos jogadores sentiram falta desse recurso no lançamento e também do dinamismo na batalha que ele proporciona, fazendo com que Jin foque no próximo alvo sem a necessidade de manualmente o jogador direcionar o personagem.

Os sons da Ilha

O som no PS5 conta com o 3D Áudio que dá uma diferença muito boa quando usamos fones de ouvido, é um pouco difícil de explicar mas talvez a melhor comparação seja a sensação de ter um home theater excelente em nossos ouvidos. Além disso posso ressaltar a dublagem brasileira mais uma vez que conta com vozes sensacionais e uma qualidade impecável. O que mais me deixa impressionado ainda é o som do vento, pois ele realmente passa a sensação de uma ventania absurda passando entre flores e árvores.

Resumo da Ilha

Ghost of Tsushima Director’s Cut traz uma nova ilha com mais contos, e vários lugares lindos para explorar, ainda temos desafios do bambu, coleta de bandeiras, haikus, duelos, novos santuários com diferentes animais, incluindo um minigame de tocar flauta nesses santuários que consiste em mover nosso controle fazendo uma esfera luminosa passar dentro de duas linhas para os animais chegarem perto de Jin. Além disso temos novos desafios como arquearia onde precisamos acertar os alvos em um curto período de tempo, um ringue de Bokken, onde duelamos contra outros espadachins usando uma espada de madeira. Juntando tudo isso a uma história muito emotiva e emocionante, temos de 8 a 10 horas de gameplay.

Sair da versão mobile