Tomb Raider: Conheça a Cronologia

Já jogaram todas as cronologias?

São tantos games lançados até os dias de hoje, que pode parecer complicado entender qual a melhor ordem para jogar cada título dessa série incrível. Então pra facilitar, aqui vai uma lista marota para novos e velhos fãs se aprofundarem no universo Croft.

Por mais de duas décadas, Tomb Raider se manteve relevante em cada geração desde o seu lançamento. Para quem está começando agora na franquia, entender a ordem dos jogos pode não ser tarefa fácil, mas não é tão complicado assim.

O foco principal é voltar a atenção nas narrativas de cada jogo e na personagem central: Lara Croft. Seu desenvolvimento em cada jogo ajuda a definir uma melhor ordem para a sua experiência. Há três cronologias diferentes que você pode seguir religiosamente ou escolher qual mais te agrada, saca só:

Cronologia original

1. Tomb Raider

O primeiro game lançado na gigantesca série coloca Lara Croft em uma busca por um artefato chamado Scion of Atlantis. A nossa heroína passa por locais como Peru, Grécia e Egito em sua jornada. A jogabilidade tem elementos como puzzles, exploração, ação e muitas acrobacias. Tomb Raider foi um marco para os gamers e para a indústria.

Trailer:

2. Tomb Raider II

Um ano após os acontecimentos do primeiro jogo, Lara Croft viaja para a China. Sua intenção é encontrar a Dagger of Xian, uma adaga cuja lenda diz ter o poder de transformar uma pessoa em um dragão. A partir daí, uma série de eventos a leva a lugares como Itália e Tibete. Houveram poucas mudanças na jogabilidade e performance em comparação a Tomb Raider 1, mas com a tecnologia progredindo, puderam inserir sua famigerada trança no gameplay.

Trailer:

 3. Tomb Raider III: Adventures of Lara Croft

Com os elementos dos jogos anteriores intactos, Tomb Raider III leva a icônica protagonista em uma busca para recuperar quatro meteoritos espalhados ao redor do mundo. Lara enfrenta inimigos variados, desde dinossauros a humanos insanos. Toda a história envolve misticismo enquanto passa por Índia, Estados Unidos, Austrália e até mesmo a Antártida.

Trailer:

4. Tomb Raider: The Last Revelation

Introduzindo a adolescência de Lara Croft, Tomb Raider: The Last Revelation imerge a protagonista no Egito. No país, ela acaba libertando sem querer o deus da treta Seth. Tendo que limpar a própria bagunça, Lara precisa enfrentar muitos desafios enquanto resolve quebra-cabeças IMPOSSÍVEIS (já aviso de antemão) e passa por locais como a Cidade dos Mortos.

Trailer:

5. Tomb Raider Chronicles

Depois de fazer uma zona no Egito durante Tomb Raider: The Last Revelation, Lara Croft é considerada morta. Durante seu funeral na mansão Croft, três amigos pessoais de Lara se juntam para relembrar histórias e feitos da heroína. Tomb Raider Chronicles segue a partir daí, com flashbacks da personagem em aventuras do passado, inclusive uma aventura interessantíssima de sua adolescência.

Tariler:

6. Tomb Raider: The Angel of Darkness

No melhor estilo “Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta”, Lara Croft retorna depois de acharem que estava morta no jogo anterior. Mas como nem tudo são flores na vida da heroína, ela é acusada de ter matado seu antigo mentor, Von Croy. Precisando fugir das autoridades na Europa enquanto busca descobrir a verdade, ela passa a enfrentar uma sociedade oculta e outros inimigos poderosos.

Trailer:

7. Tomb Raider

Depois de ser contatada por um antigo amigo, Lara Croft segue para o Peru (de novo). Lá, ela pretende encontrar um artefato chamado Nightmare Stone que dizem conter o espírito vingador de Quaxet, um cruel rei Inca. Este jogo de Game Boy Color da série Tomb Raider traz uma jogabilidade 2D.

Trailer:

8. Tomb Raider: Curse of the Sword

Com o mesmo estilo de jogabilidade do jogo anterior no Game Boy Color, Tomb Raider: Curse of the Sword traz uma narrativa mais sombria. No jogo, Lara Croft testemunha um roubo em um museu. Os ladrões roubam uma misteriosa espada, porém na bagunça do momento, o artefato acaba cortando a protagonista. A partir daí, uma maldição cai sobre Lara que persegue os ladrões para tentar se salvar.

Trailer:

 

9. Tomb Raider: The Prophecy

Esta empreitada traz uma mudança de jogabilidade em comparação às duas versões para Game Boy Color. Em Tomb Raider: The Prophecy, toda a ação é ocorre em uma visão isométrica, porém com elementos similares aos jogos de PlayStation 1. A história coloca a heroína querendo juntar três pedras que dizem que podem trazer o fim do mundo.

Trailer:

 

A cronologia Legend

 1. Tomb Raider: Legend

Ambientando o primeiro reboot da série, Tomb Raider Legend foi desenvolvido pelo estúdio Crystal Dynamics e não pelo Core Design que estava com a franquia desde o começo. A história conta uma das origens da personagem, com momentos de sua infância e adolescência. Porém, o grande foco é uma aventura de Lara atrás da espada Excalibur.

Trailer:

 2. Tomb Raider: Anniversary

Tecnicamente, Tomb Raider Anniversary é um remake do primeiro jogo da franquia lançado em 1996. Nesta cronologia, ele seria considerado o segundo na linha do tempo. A premissa é a mesma: Lara Croft segue em uma jornada para encontrar o artefato Scion of Atlantis. Além disso, muito da jogabilidade estabelecida em Legend retorna neste título, criando uma nova atmosfera para a história já estabelecida.

Trailer:

 3. Tomb Raider: Underworld

Finalizando a chamada “Trilogia Legend” na ordem de jogos Tomb Raider, esta aventura coloca o jogador ao lado da protagonista em uma jornada atrás do martelo de Thor em um submundo nórdico. Muitas descobertas são feitas, mitos e segredos envolvendo o mundo da personagem e seus inimigos.

Trailer:

4. Lara Croft and the Guardian of Light

Trazendo uma jogabilidade com visão isométrica e muita ação, Lara Croft and the Guardian of Light foi feito com suas mecânicas planejadas antes de sua história. A premissa traz a personagem enfrentando um demônio com a ajuda de Totec, o guardião da luz. De qualquer forma, o seu foco em combate é o grande destaque desta aventura.

Trailer:

 5. Lara Croft and the Temple of Osiris

Usufruindo da mesma jogabilidade de Guardian of Light, esta aventura no universo de Tomb Raider coloca Lara Croft juntando forças com um rival chamado Cartel Bell e dois deuses chamados Isis e Horus. Eles têm a intenção de derrotar o deus Set de escravizar toda a humanidade. Até 2021, este é o último na ordem de jogos Tomb Raider com visão isométrica.

Trailer:

A cronologia da sobrevivente

1. Tomb Raider

Uma nova cronologia se iniciou quando a Square Enix comprou a Eidos em 2009. Dessa forma, a Crystal Dynamics desenvolveu um novo reboot da série Tomb Raider. O jogo homônimo conta uma nova origem de Lara Croft, de uma garota assustada a uma sobrevivente implacável no melhor estilo Rambo.

A premissa coloca a protagonista em sua primeira expedição, porém sua embarcação é destruída, separando Lara de sua equipe. A partir daí, ela precisa encontrar seus amigos enquanto tenta sobreviver contra o ambiente e cruéis inimigos.

Trailer:

 2. Rise of the Tomb Raider

Algum tempo depois dos acontecimentos do jogo de 2013, Lara Croft segue para a Sibéria atrás da lendária cidade de Kitezh. Em Rise of Tomb Raider, a protagonista já demonstra um maior desenvolvimento, aprendendo e se adaptando com maior facilidade ao ambiente. A obra também agrega mais ao mistério, envolvendo a organização chamada Trinity. Este é o segundo na ordem de jogos de Tomb Raider da trilogia que começou em 2013.

Data de lançamento: 10 de novembro de 2015
Plataformas: Xbox 360, Xbox One, PlayStation 4, PC, Google Stadia

Trailer:

3. Shadow of the Tomb Raider

Seguindo o que ocorreu na obra anterior, Shadow of the Tomb Raider conclui a chamada “Trilogia da sobrevivente”. O objetivo da heroína é interromper o apocalipse que ela mesma desencadeou no México ao mesmo tempo em que tenta impedir as investidas da organização Trinity. Os mesmos elementos de jogabilidade dos dois jogos anteriores estão presentes, com adição de novas mecânicas de combate.

Trailer:

Gostaram da lista?

Sair da versão mobile