Analisado no PC
Merek’s Market é um jogo que mistura caos, gerenciamento e uma boa dose de humor, foi desenvolvido e distribuído pela Big Village Games Ltd e lançado em 15/09/2021, o título está atualmente disponível para PC, PlayStation, Stadia e Xbox.
Jogos cooperativos com o foco no humor, os populares “party games” não são coisa nova, mas esses jogos nunca foram tão populares como agora. A popularidade desse gênero cresceu com o sucesso de jogos como o “Overcooked”, jogo que serviu como uma receita base para vários dos jogos cooperativos lançados atualmente. Merek’s Market tenta seguir essa receita, só que sem as frustrações encontradas nos outros jogos, aqui o planejamento é a parte fundamental para se ter melhores resultados.
Em Merek’s Market o jogador é colocado para gerenciar uma loja de artigos medievais e aqui você terá de atender os mais variados pedidos indo desde um simples frasco, até varinhas mágicas, armaduras, espadas e alguns itens especiais. O legal aqui é que não é só buscar e entregar os itens, você precisa combinar matérias primas para fazer componentes e depois combinar os componentes para criar os itens. Com os itens criados é preciso entregar para o cliente e também cobrar, é possível obter mais lucros com bônus através de sequências parecidas com o famoso “Konami Code”, cada sequência bem sucedida faz o multiplicador subir e você recebe mais, em caso de erro você perde o multiplicador voltando ao “vezes 1”.
O jogo é bastante divertido e a jogatina pode ser feita no modo campanhas ou co-op local. O modo campanha é composto de 50 níveis com a dificuldade certa para um jogador, aqui além da tradicional criação e atendimento, você também poderá negociar o preço diretamente com alguns clientes e terá de enfrentar bosses criando itens especiais para eles.
O modo cooperativo é onde o jogo realmente brilha. A campanha cooperativa é composta de 40 níveis com a dificuldade se ajustando pela quantidade de jogadores, ou seja, quanto mais gente jogando, teremos mais clientes e consequentemente mais pedidos. O modo cooperativo é sensacional e a cooperação entre os jogadores é sempre necessária, visto que alguns mapas possuem vários obstáculos que travam os jogadores e os forçam a cooperar para conseguir matéria prima e também entregar e cobrar pedidos.
Vale lembrar que o modo co-op é somente local, assim caso queira jogar “online” atualmente a única alternativa é comprar o jogo via Steam, pois o mesmo tem suporte ao Steam Remote Play que permite que você jogue com outros amigos via “Streaming” com uma única chave. É possível acompanhar um pouco de nossa experiência coop via Remote Play através do vídeo no final desta análise.
Os gráficos são simples e a trilha sonora é divertida. A simplicidade gráfica pode fazer com que muita gente ache o jogo feio, mas gráficos não são o importante aqui, o que interessa mesmo é a jogabilidade e a diversão e disso temos de sobra. A trilha sonora é boa, as músicas no geral tem uma temática divertida que ajuda a aliviar os momentos de tensão ao mesmo tempo em que combina com as situações de humor.
O diferencial e o mais legal de Merek’s Market é que a pressão e a dificuldade não são feitas por pedidos malucos ou um tempo curto, aqui o inimigo é a sua falta de planejamento, ou seja você mesmo. Na maior parte dos mapas os jogadores tem um pequeno tempo para se organizarem, criando alguns componente ou colocando itens na fornalha o que facilita bastante na abertura da loja, mas vale a dica de sempre, ter prontos uma ou duas barras de metal, cálices e vasos, visto que estes itens e componentes demoram um certo tempo para serem terminados.
No final Merek’s Market é uma divertida experiência, seu modo campanha é interessante mas é no modo cooperativo onde o jogo brilha. O preço cobrado na versão para PC é camarada e eu recomendo a todos que gostem de party game e a todos que querem jogar algo divertido com os amigos.