AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

OlliOlli World – Um visual criativo com desafio na medida | Análise

Temos aqui um game plataforma de skate literalmente desafiador e viciante.

Analisado no PlayStation 5


Lançado em 08/02/2022 e desenvolvido pelo estúdio independente Roll7, OlliOlli World está disponível para PC, Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X | S.

Graças a Private Division que nos forneceu o código de OlliOlli World para esta análise, temos aqui um game plataforma de skate literalmente desafiador e viciante.

OlliOlli World

A série de skate OlliOlli existe já faz algum tempo sendo o primeiro game lançado em 2014 para o “esquecido da Sony” PlayStation Vita e com uma sequência em 2015.

Certamente que o foco de OlliOlli World é na aventura no melhor estilo plataforma e com aquele feeling saudosista de 16 bits. Existe todo um contexto que justifica as missões e desafios impostos pelo game, os NPCs, porém não há um enredo que prenda a atenção a ponto de fazer alguma diferença após algumas horas de gameplay. Vale ressaltar que o título está com legendas PT-BR

OlliOlli World

A escolha gráfica literalmente cartunesca, casa perfeitamente com a perspectiva de game 2D (digamos 2.5D) e com uma rica paleta de cores, o skate e suas manobras são de uma harmonia satisfatória.

O visual de OlliOlli World é insano em alguns momentos pois existe uma poluição de informação tanto no plano de fundo dos cenários quanto ao entorno dos seus personagens e ainda que seja algo positivo, pode gerar certa confusão pois a movimentação constante do seu personagem se mistura com o que acontece ao seu redor.

OlliOlli World

Algo que surpreende é o modo fotografia que permite uma boa gama de customização e realça ainda mais o belo trabalho artístico dos desenvolvedores.

Temos também a personalização de personagem que é divertida, interessante e certamente irá render algumas horas até que você escolha as opções do seu skate, estilo visual e até mesmo características físicas. Não há qualquer influência na jogabilidade nem tão pouco na dificuldade em si, tratando-se apenas de algo estético, mas ainda sim muito bem atribuído.

Por falar em jogabilidade, vale ressaltar a ousadia de OlliOlli World. Estamos falando de um game com rolagem lateral e movimentação ágil, diferente de outros títulos do gênero aqui o uso do botão X (controle PlayStation) serve para ganhar velocidade.

Os R1 e L1 (controle PlayStation) servem para girar o skate para a esquerda ou direta e o analógico direito serve para realizar manobras segurando o skate e também ajustar o caminho correto nos obstáculos. Na versão de PlayStation 5, o DualSense é utilizado para produzir efeitos sonoros do skate em contato com o chão ou nas plataformas.

OlliOlli World

A construção e evolução das fases são criativas e instigam a conquistar os desafios propostos, como por exemplo: locais de difícil acesso, itens especiais espalhados em pontos em que só é possível chegar através de uma manobra especifica, dentre outros. Apesar da simplicidade dos comandos, o jogador precisa ter total atenção nas pistas visto que a velocidade em que o skate adquire é constante e por muitas vezes dá a sensação de desequilíbrio dependendo do cenário e/ou plataforma.

Os aspectos sonoros são satisfatórios e cumprem seu papel de manter a ambientação cartoon. Não dá para comparar com a série Tony Hawk’s Pro Skater e sua biblioteca de músicas fenomenais, mas os desenvolvedores poderiam dar mais atenção neste quesito. Jogar OlliOlli World ao som de Rage Against the Machine, Papa Roach ou Bad Religion seria incrível.

OlliOlli World

Infelizmente não existe a opção de competir diretamente com outros jogadores, ficando a opção de bater seus recordes e pontuações ao alcance de itens.

OlliOlli World é um genuíno jogo arcade com visual criativo e desafio na medida com uma ótima curva de aprendizagem.

Confira um trecho de OlliOlli World neste vídeo de gameplay:

OlliOlli World

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Jogabilidade viciante
  • Visual cartoon colorido
  • Modo fotografia

Negativos

  • Trilha sonora
  • Excesso de informação em alguns cenários
  • Dificuldade desbalanceada

Thiago Bonito

Administrador, apaixonado por vídeo game, já sofri quando queimei meu Atari, super fã de jogos clássicos e economizando até a alma para comprar o PS5 no dia do lançamento
Botão Voltar ao topo