Syberia: The World Before – Um retorno às raízes por uma viagem no tempo | Análise

Syberia: The World Before é uma continuação da história da protagonista desta franquia, Kate Walker

Analisado no PC


Syberia: The World Before é um jogo de aventura e puzzles desenvolvido e distribuído pela Microids, com data de lançamento prevista para 18/03/2022 no PC e chegará mais tarde nos consoles PlayStation e Xbox.

Criada pelo escritor e cartunista Belga Benoît Sokal em parceria com a Microids, Syberia é uma franquia de jogos de aventura e puzzles que conseguiu um certo sucesso entre os amantes deste gênero. Até o momento esta série possui 3 jogos lançados, com os dois primeiros atingindo sucesso comercial e com o terceiro jogo sendo alvo de críticas por causa de sua história e jogabilidade com bugs. Esta quarta entrada chega para tirar o gosto amargo deixado pelo terceiro jogo, “The World Before” não inova mas traz uma experiência sólida que irá agradar todos os fãs de Syberia.

Sem spoilers, Syberia: The World Before é uma continuação da história da protagonista desta franquia, Kate Walker. Essa aventura será contada sobre a perspectiva de duas personagens com idas e vindas pelo tempo, Kate Walker continua sendo a protagonista e com ela nós iremos acompanhar a história principal que se passa em 2004/2005, enquanto que no controle “Dana Roze” que é a personagem secundária nós iremos acompanhar acontecimentos que se passam em 1937.

A história é legal e os personagens são interessantes, espere encontrar nesta trama amizades, perdas, preconceitos e até atos extremistas visto que estamos falando de 1937 e parte desta história é inspirada nos acontecimentos pré Segunda Guerra Mundial. Infelizmente o criador desta série Benoît Sokal faleceu em 2021 e o desfecho da aventura nesta quarta entrada provavelmente não irá agradar a todos, sendo um cenário improvável para um novo jogo desta franquia.

A jogabilidade continua a mesma encontrada em diversos jogos deste gênero, Syberia: The World Before é uma aventura point’n click com momentos onde você irá se sentir jogando uma boa aventura e outros que fazem o jogo parecer um walking simulator. Os controles funcionam de forma decente quando utilizamos o mouse, embora algumas ações sejam um pouco complicadas de se realizar requerendo múltiplas tentativas, são os muitos cliques que torram a paciência. Basicamente são muitas idas e vindas apertando botões para fazer ações simples como as de voltar e fechar janelas, coisas que poderiam estar atreladas ao botão direito do mouse. O jogo tem suporte a controles e sairá nos consoles, mas jogar a versão de PC com controle pode ser um pouco complicado, pois embora a movimentação e escolhas sejam mais simples de se fazer, as interações em alguns puzzles são complicadas de se realizar com o controle no atual estágio do game.

Syberia sempre foi uma franquia onde os quebra cabeças fazem parte da experiência e nesta nova entrada temos puzzles para todos os gostos. No geral os de The World Before são de nível baixo a intermediário, os primeiros são resolvidos de forma simples, outros podem ser resolvidos por tentativa e erro e alguns demandam atenção do jogador, pois requerem pistas e informações espalhadas pelos arredores. No final não existe nada que vá te fazer perder a paciência e a experiência é bastante agradável.

O jogo possui belos gráficos e com certeza é um dos jogos mais belos feitos utilizando a engine Unity. Apesar de não ser um AAA, os desenvolvedores da Microids não economizaram e este novo jogo chega com uma grande atenção aos detalhes que podem ser encontrados principalmente nos cenários e nos efeitos de iluminação. Claro que nem tudo é perfeito e os modelos de personagens não são detalhados como os dos cenários, mas não é nada que acabe com a experiência.

Falando de experiência, a exploração desses belos cenários está acompanhada de uma excelente trilha sonora. O responsável por essa sinfonia é o compositor Inon Zur que trabalhou em jogos como, Dragon’s Dogma, Fallout 4, Dragon Age: Origins, Lineage II e até no Syberia III. Para esta quarta entrada o compositor Inon Zur traz um mix de músicas clássicas que não só combinam como completam essa experiência, se você gosta deste estilo musical vale a pena investir na versão Deluxe do jogo, pois esta vem acompanhada da trilha sonora do jogo em formato digital

Nós jogamos uma versão antecipada e como nada é perfeito, o jogo apresentou alguns problemas. O que mais ficou evidente em nossa jogatina foram as falhas de texturas e quedas de quadros que ocorriam durante a transição e em algumas cenas. Além desses pequenos problemas, o jogo também não conta com suporte a resoluções ultrawide, o que é uma pena pois alguns cenários são grandes e extras poderão ser ignorados caso você não preste bastante atenção.

No final Syberia: The World Before é um bom jogo de aventura, embora não seja inovativa, a experiência é sólida e com certeza irá agradar aos fãs da franquia. O preço cobrado é bem camarada pelo conteúdo apresentado e por isso eu posso recomendar este título a todos os fãs da franquia Syberia e a todos que gostem de jogos de aventura. Infelizmente o criador desta franquia não está mais presente entre nós para acompanhar o resultado final deste título, esta quarta entrada que definitivamente revive esta série e tira o gosto amargo deixado pelo terceiro jogo.

Sair da versão mobile