AnálisesPCPlayStationXbox

Weird West – Um bangue bangue diferente | Análise

Weird West é um RPG de ação decente e com boas mecânicas.

Analisado no PC


Weird West é um RPG de ação desenvolvido pela WolfEye Studios e publicado pela Devolver Digital. O jogo está sendo lançado hoje dia 31/03/2022 e encontra-se disponível para as plataformas PC, PlayStation 4, Xbox One/Game Pass.

Como o próprio nome sugere, Weird West é mais um jogo que mistura a temática do velho oeste com o sobrenatural. Este é um RPG de ação que traz uma aventura recheada de tiroteios e muita exploração que vai deixar os amantes do gênero querendo mais, ao mesmo tempo que pode cansar muitos jogadores por causa de alguns elementos no seu loop de jogo.

Weird West

A jogabilidade é uma mistura de tiro tático com ação desenfreada que fica a cargo do jogador. O combate é todo feito em tempo real com sistemas de cobertura, bullet time, salvamento e carregamento rápido, muitas interações com itens e elementos presentes nos cenários. Os sistemas de combate foram bem feitos e possibilitam várias abordagens, é possível esgueirar-se e ignorar ou nocautear cada inimigo em silêncio, arremessar ou quebrar algum item para preparar armadilhas, ou simplesmente jogar uma dinamite e sair descendo bala em tudo o que se mexe. O bom disso é que apesar de termos um objetivo existem várias maneiras de se alcançá-lo, ou seja, o jogador é quem decide se irá partir para o tiro porrada e bomba ou se vai tentar uma abordagem furtiva.

Mesmo sendo um jogo com bastante ação, Weird West possui muitos elementos de RPG, alguns deles contribuem para a experiência e outros atrapalham a diversão. Dos elementos presentes, o que mais chama a atenção é o sistema de ações e consequências que influenciam todo o mundo. Esse sistema que é pouco funcional em outros jogos foi muito bem implementado aqui, basicamente tudo o que você faz, todas as ações e interações com npcs são registradas e terão consequências, ou seja, faça o bem e seja bem tratado, faça o mal e ele voltará para você, o difícil é saber o que é bom e o que é ruim a longo prazo aqui.

Weird West

Outros elementos de RPG presentes no jogo são os sistemas de tempo, dia e noite, habilidades e condições. O jogo conta com sistemas de tempo, dia e noite, a movimentação pelas áreas acontece em um mapa que lembra uma mesa de RPG, cada viagem leva um tempo e a parte interessante é que entre um ponto e outro podem acontecer eventos aleatórios, alguns desses podem ser evitados e outros precisam ser enfrentados.

O sistema de habilidades é bem básico, cada personagem compartilha características secundárias, mas cada um tem suas próprias habilidades, todas essas podem ser adquiridas e melhoradas com itens específicos que serão encontrados durante a exploração. O sistema de condições é interessante, basicamente todos os personagens podem sofrer condições como estar seco, molhado, coberto de óleo, ou seja, dependendo da situação é possível criar estratégias e também maximizar o dano causado.

Weird West

Os elementos citados acima são a parte boa do sistema de RPG, o lado ruim é que os desenvolvedores criaram um jogo com um mapa recheado de interações que acaba sendo seu próprio calcanhar de Aquiles. Quem joga RPG e gosta de revirar cada canto do mapa vai adorar este jogo, pois basicamente aqui nós temos interações em praticamente todos os elementos presentes no cenário. Cada armário, barril, caixa, mesa, cadeira, quase tudo pode ser revirado e muitos itens estão escondidos pelo mapa, incluindo os que liberam e melhoram habilidades. O problema é que todo cenário é assim e o inventário é pequeno para a quantidade de itens e lixo encontrada e por este motivo depois de um tempo de jogo fica bastante cansativo, pois se você quiser melhorar suas habilidades será necessário sair revirando todo o mapa.

Os gráficos são cartunescos e a câmera é isométrica, o jogo não é feio mas também não impressiona. No geral os gráficos são OK, não existe muito detalhe nas texturas, mas para compensar os efeitos de luz e sombra foram bem feitos, o estilo gráfico utilizado foi o Cel shading e o interessante aqui é alguns elementos do cenário não sofreram uma transformação pesada deixando o jogo com uma cara legal.

Weird West

Infelizmente não existe jogo perfeito e Weird West apresentou alguns problemas relacionados a itens e a AI. Vamos lá, por causa da câmera e do estilo gráficos utilizado é bastante difícil conseguir selecionar e interagir com itens pequenos que estão pertos uns dos outros, mas isso não vale só para estes itens visto que também encontrei caixas de interação de algumas portas e de outros itens maiores bastante inconsistentes. Não foi algo frequente mas quando acontecia, qualquer pequeno movimento era suficiente para que o personagem passasse da distância e não conseguisse realizar a interação, este problema não é algo que quebre a jogatina mas as vezes atrapalha na estratégia.

O que mais me irritou e o que mais atrapalhou foram os bugs relacionados a AI aliada. Basicamente a AI aliada é terrível, os companheiros frequentemente não recarregam suas armas, não entram em cobertura, às vezes ficam parados como um alvo fixo no meio do tiroteio, isso quando eles não entram no raio de ação de explosivos, fogo, etc. Jogar com os companheiros é uma tarefa que exigiu paciência, pois na maior parte das vezes a única função deles é servir como um incinerador de kit médicos, pois como disse acima as ações têm consequências e se quiser mantê-los vivos é quase certeza que terá de gastar kit médicos depois de cada confronto.

Weird West

No final Weird West é um RPG de ação decente e com boas mecânicas. Essa aventura é divertida, mas o seu ciclo de jogo pode não agradar a todos e a experiência começa a ficar repetitiva com o passar do tempo. O preço cobrado é salgado pelo o que o jogo entrega, contudo o título será lançado no Xbox Game Pass, assim se você se interessou eu recomendo que espere por uma promoção ou jogue através do Game Pass que não só irá te dar acesso a este título como a vários outros.

Confira neste vídeo de gameplay o início de Weird West:

Weird West

7.8

Nota

7.8/10

Positivos

  • Ambientação
  • Decisões importam
  • Divertido

Negativos

  • AI aliada
  • Preço
  • Repetitivo

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo