Da explosão de filmes de super-heróis à criação de eventos para celebrar a cultura nerd, as produções desse universo nunca foram tão populares, incluindo um dos mais famosos hobbies dessa galera: jogar videogames. Segundo a 8ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o maior levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, 72% da população brasileira afirma jogar jogos eletrônicos.
O mesmo estudo apontou que 60,9% do público afirma ter consumido mais conteúdos diversos relacionados a jogos, como suas trilhas sonoras. Para comemorar a chegada do Dia do Orgulho Nerd e do Dia da Toalha, a Deezer mapeou as dez músicas de jogos eletrônicos mais ouvidas pelos usuários da plataforma em 2022.
Abrindo a lista, a faixa que acumula maior quantidade de streams é a trilha sonora de um dos games mais jogados de todos os tempos, liderando em quase todos os anos os rankings de jogos com mais adeptos. “Minecraft”, que leva o mesmo título do jogo e foi escrita pelo compositor e engenheiro de som alemão C418, consegue a façanha de não apenas acompanhar o player em sua jornada pelo mundo digital, mas também no seu dia a dia.
Mas não foi apenas o mundo dos blocos que os usuários da Deezer revisitaram por meio das músicas. O público também reviveu as aventuras de Ezio Auditore da Firenze em meio à uma Itália renascentista, e “Ezio’s Family” de “Assassin’s Creed II” aparece logo na segunda posição. E, fechando o pódio, temos “Dragonborn”, do famoso RPG “The Elder Skrolls V: Skyrim”, um dos mais amados pelo público, que se aventurou enfrentando dragões ou explorando ruínas antigas.
Confira abaixo a lista completa:
- Minecraft (Minecraft)
- Ezio’s Family (Assassin’s Creed II)
- Dragonborn (The Elder Skrolls V: Skyrim)
- Mass Effect Theme (Mass Effect)
- Halo (Halo)
- Life Will Change (Persona 5)
- Floral Fury (Cuphead)
- Still Alive (Portal 2)
- Ori, Lost In the Storm (feat. Aeralie Brighton) (Ori, Lost In the Storm)
- Extraction Point (Call of Duty: Modern Warfare 2)
Comportamento dos usuários
Com o crescimento do público que consome esse tipo de mídia, principalmente entre os mais jovens, percebeu-se que o consumo das músicas se deu majoritariamente pela faixa-etária de 18 a 35 anos, o que resultou num Top 10 apenas com jogos lançados neste século. Entretanto, o cenário muda bastante quando se trata de títulos mais antigos, trilhas de jogos como Mario e Zelda são dominados por adultos entre 36 a 45 anos.
Outra descoberta interessante é que as composições têm um número de reprodução muito elevado por PCs, diferente do que é visto habitualmente quando o assunto é streaming de música, onde os smartphones dominam. Ao analisar playlists editoriais da Deezer, como XBOX 20th, por exemplo, foi notado que 65% dos ouvintes a acessam pelo desktop. Um dos motivos para isso pode se dar pelo fato de que 65% dos jogadores utilizam do PC para suas gameplays, segundo a PGB.
Para conferir estas e muitas outras músicas que marcaram a jogatina de todos os fãs de videogames, basta clicar aqui e acessar o canal da Deezer totalmente dedicado ao tema.