Seja através de aparelhos portáteis, consoles, computador e até mesmo smartphones, os videogames vem se tornando cada vez mais um dos hobbies favoritos do brasileiros. Segundo a 8ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o maior levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, 72% da população do país afirma jogar jogos eletrônicos.
O mesmo estudo apontou que 60,9% do público afirma ter consumido mais conteúdos diversos relacionados a jogos, como suas trilhas sonoras. Por conta disso, a Deezer realizou um levantamento para mapear as músicas de jogos eletrônicos mais ouvidas pelos usuários da plataforma em 2022 e entender o comportamento desse público que está cada vez mais presente.
Como era de se esperar, a faixa que acumula maior quantidade de streams é a trilha sonora de um dos games mais jogados de todos os tempos, liderando em quase todos os anos os rankings de jogos com mais adeptos. “Minecraft”, que leva o mesmo título do jogo e foi escrita pelo compositor e engenheiro de som alemão C418, consegue a façanha de não apenas acompanhar o player em sua jornada pelo mundo digital, mas também no seu dia a dia.
Mas não foi apenas o mundo dos blocos que os usuários da Deezer revisitaram por meio das músicas. O público também reviveu as aventuras de Ezio Auditore da Firenze em meio à uma Itália renascentista, e “Ezio’s Family” de “Assassin’s Creed II” aparece logo na segunda posição. E, fechando o pódio, temos “Dragonborn”, do famoso RPG “The Elder Skrolls V: Skyrim”, um dos mais amados pelo público, que se aventurou enfrentando dragões ou explorando ruínas antigas.
Confira abaixo a lista completa:
Minecraft (Minecraft)
Ezio’s Family (Assassin’s Creed II)
Dragonborn (The Elder Skrolls V: Skyrim)
Mass Effect Theme (Mass Effect)
Halo (Halo)
Life Will Change (Persona 5)
Floral Fury (Cuphead)
Still Alive (Portal 2)
Ori, Lost In the Storm (feat. Aeralie Brighton) (Ori, Lost In the Storm)
Extraction Point (Call of Duty: Modern Warfare 2)
Comportamento dos usuários
Com o crescimento do público que consome esse tipo de mídia, principalmente entre os mais jovens, percebeu-se que o consumo das músicas se deu majoritariamente pela faixa-etária de 18 a 35 anos, o que resultou num Top 10 apenas com jogos lançados neste século. Entretanto, o cenário muda bastante quando se trata de títulos mais antigos, trilhas de jogos como Mario e Zelda são dominados por adultos entre 36 a 45 anos.
Outra descoberta interessante é que as composições têm um número de reprodução muito elevado por PCs, diferente do que é visto habitualmente quando o assunto é streaming de música, onde os smartphones dominam. Ao analisar playlists editoriais da Deezer, como XBOX 20th, por exemplo, foi notado que 65% dos ouvintes a acessam pelo desktop. Um dos motivos para isso pode se dar pelo fato de que 65% dos jogadores utilizam do PC para suas gameplays, segundo a PGB.
Para conferir estas e muitas outras músicas que marcaram a jogatina de todos os fãs de videogames, basta clicar aqui e acessar o canal da Deezer totalmente dedicado ao tema.