Supernova Tactics – Uma experiência que pode agradar quem é fã de roguelikes | Análise

Este é um título para quem quer “ação” e não para quem procura por alguma trama

Analisado no PC


Supernova Tactics é um jogo de batalha de arenas automático/roguelike, desenvolvido e distribuído pela Peepod Inc e com data de lançamento para hoje, dia 01º de Agosto de 2022

Com a aparência e mecânicas semelhantes à de vários jogos mobile de baixo orçamento feitos para arrancar dinheiro fácil dos jogadores, Supernova Tactics consegue entregar uma experiência que pode agradar quem é fã de roguelikes, contudo sua simplicidade e seu ciclo de jogo extremamente frustrante são o suficiente para fazer muita gente desistir já logo no início.

Este é um título para quem quer “ação” e não para quem procura por alguma trama, aqui não temos história e nenhuma justificativa para o que está acontecendo, o foco todo está na gameplay e só.

Ela é baseada em arena de batalhas com combate automático, onde o objetivo é eliminar levas de inimigos e proteger o seu campeão, caso você o deixe morrer é game over. No começo de cada tentativa é mostrado a condição de vitória que sempre é ter de colocar os monstros mostrados na tela de “start” no nível 3, visto isso é partir para o combate.

Antes de iniciar o primeiro turno é preciso escolher um item aleatório que te dará vantagens passivas durante o combate, também precisamos comprar e colocar unidades para lutar ao lado do nosso campeão no campo de batalha, bem como escolher algumas habilidades que custam mana e podem ser usadas durante o combate. Combate iniciado tudo será feito de maneira automática, as unidades irão procurar e atacar os inimigos e só te resta assistir e utilizar habilidades para tentar influenciar o resultado da batalha, mas fazer isso custa mana o que limita seu poder de influência.

Como a batalha é automática e nosso poder de influência durante o combate é bastante limitado, a saída para tentar sobreviver mais turnos é saber combinar unidades, pois cada uma tem uma especialização, mas mesmo com boas combinações os elementos rogue vão quebrar sua sequência.

Não espere por muita diversão pois você vai morrer bastante no início. Como tudo está relacionado ao sistema roguelike, o ciclo de jogo acaba se tornando uma repetição de jogar apenas poucos turnos até ver seu campeão morrer, aí é “game over” e recomeçamos tudo de novo. Infelizmente por causa desses sistemas o progresso inicial é extremamente repetitivo e frustrante, para tentar aliviar a cada game over nós ganhamos cristais que podem ser usados para comprar habilidade passivas permanentes, mas não espere por muita coisa pois a maioria das habilidades requerem vários cristais e para isso você vai ter de gastar um certo tempo jogando.

Os gráficos e sons são bastante simples, não temos nenhuma atenção a detalhes, os modelos de personagens são bastantes genéricos e os sons também, por outro lado o menu inicial se passa em uma espécie de estação espacial com uma bela vista para um planeta, mas repito não espere nada de especial.

No final Supernova Tactics passa a impressão de que é um jogo ainda não finalizado com um ciclo de jogo extremamente frustrante e repetitivo. Dito isso eu prefiro recomendar este título somente para quem realmente se interessar, do contrário é melhor passar longe.

Confira neste vídeo de gameplay um trecho de Supernova Tactics:

Sair da versão mobile