Analisado no PlayStation 5
Starlit KART Racing é um jogo de corrida de karts multiplayer gratuito, desenvolvido e publicado pelo estúdio brasileiro Rockhead Games, sendo lançado em 1º de Setembro de 2022 para os consoles PlayStation 4 | 5, Xbox One e Xbox Series X | S.
Jogos de corrida de kart não são novidades desde 1992, quando Super Mario Kart criou o gênero, de lá para cá muitos jogos tentaram ganhar o seu espaço nessa categoria, mas poucos conseguiram certo sucesso perto do título da Nintendo. Starlit KART Racing chega como uma proposta diferenciada para tentar conquistar o seu espaço, para começo de conversa, o jogo é free-to-play e não conta com propaganda, ele é de fato um jogo gratuito que oferece compras dentro da plataforma, mas de forma totalmente opcional.
Starlit KART Racing é dividido em quatro modos de jogos, sendo Copas, Versus, Chefões e Desafios. Copas são os campeonatos do game, aqui temos 8 Copas com 4 provas cada, totalizando 32 pistas disponíveis, que podem ser disputadas em 3 níveis de dificuldade, sendo 150cc a mais baixa, 300cc a média e 600cc a mais difícil, a escolha da dificuldade também impacta no multiplicador de ganhos ao final de cada uma delas. Durante as corridas o jogador vai encontrar caixas de itens, portais em forma de estrelas que oferecem um turbo, rampas e gemas, muitas gemas, uma das moedas do jogo. Ao final de cada Copa os dados são contabilizados, informando o número de gemas coletadas, número de tokens recebidos e experiência do jogador, esses itens recebem multiplicador de acordo com a cilindrada escolhida, 1x, 1,5x ou 3x respectivamente.
Quando terminamos uma Copa o personagem líder daquela competição fica disponível para uma corrida 1×1 no modo Chefões e de verdade, sua vida vai ser um inferno nessas provas. Esses eventos são como Batalhas, onde você vai fazer o seu melhor para vencer o chefe com ele a todo custo te atacando, aqui também temos 3 níveis de dificuldade e elas oferecem prêmios em tokens, a segunda moeda do game, que vou falar delas mais a frente. O modo Versus é bem simples, até 4 jogadores podem se reunir localmente e escolher as provas, número de voltas, quantidade de jogadores, se vai ser preenchidos com bots ou não, e por aí vai. Por fim, o modo Desafio propõe ao jogador algumas missões em troca de itens ou gemas, é uma forma de por a prova toda a sua proeza.
Bom, com os modos explicados vamos ao jogo em si, Starlit KART Racing oferece ao jogador um total de 20 veículos, que podem ser personalizados com pinturas diferenciadas, chapéus para o piloto e efeitos especiais para os escapamentos. Cada um desses itens pode ser ganho pelo login diário no game, bem como conquistados no modo Desafios. De começo apenas 3 veículos estão disponíveis e somente um personagem, mas conforme o jogador avança é possível comprar com tokens novos carros e personagens. Cada kart possui características únicas que os diferenciam uns dos outros, como um super poder especial e uma resistência e/ou habilidade especial. Um dos diferenciais de Starlit KART Racing em relação a outros títulos do gênero é a capacidade de carregar até 3 itens por vez, onde cada um fica mapeado num dos botões de face do controle, sendo o primeiro o item especial daquele carro, que é carregado de tempos em tempos e outros dois são adquiridos aleatoriamente ao passar por uma caixa de item durante a corrida.
Esses itens são bastante variados e a quantidade disponível por prova e corredor faz com que cada corrida no jogo seja um verdadeiro caos, onde você pode ir do primeiro ao último lugar fácil fácil, mas o inverso também é verdadeiro, recuperar posições é algo possível e razoavelmente fácil. Entre a doideira de itens temos bombas, tiros de fogo, tornados, bolhas de água, de fogo, descargas elétrica, boomerang, itens de velocidade, outros de proteção, enfim, o arsenal é bem grande e não vai faltar chances para atacar ou se defender.
Por outro lado, o drifting no game é praticamente mandatário para um bom rendimento nas provas, com uma jogabilidade mais parecida com CTR (Crash Team Raing), aqui o drift não é apenas um recurso usado para fazer curvas com maestria, mas sim um elemento que é necessário para manter o ritmo de velocidade durante a prova, isso tem um lado bom e muitos outros ruins, sendo que o jogador tem que passar 95% do tempo dosando o tempo entre segurar e soltar o botão que carrega o drif, que está disponível em 3 níveis, sendo o amarelo alaranjado fraco e curto, o azulado mais longo e intenso e o roxo como boost máximo, intenso e mais duradouro. Sem o uso dessa técnica não importa se você está a todo gás acelerando, o kart simplesmente parece que anda na marcha lenta.
Para melhorar o rendimento é necessário investir suas preciosas gemas na melhoria das habilidades do jogador dividida em cinco áreas, sendo aceleração, boost, drift, off-road e super poder. O lado bom de usar as gemas aqui é que mesmo que você troque de personagem ou de kart essas melhorias vão com você e não são para aquele carro em específico.
Já os tokens são usados para liberar novas Copas e comprar novos karts e personagens, o que até certo ponto demanda que o jogador se dedique bastante para tal, uma vez que a quantidade recebida por cumprir provas e o preço de cada item não condiz muito com a lógica do esforço pela recompensa, mas ainda assim é possível. Caso o jogador não queria se dedicar muito ou esteja com pressa é possível adquirir pacotes de tokens, até o momento que escrevo esse texto os valores não foram revelados, mas levando em consideração os tokens já disponíveis para o Starlit Adventures, o outro jogo da franquia disponível nos consoles, é de se esperar valores bastante razoáveis e bem ajustados a realidade do nosso mercado.
No visual, Starlit KART Racing é ok, não é um jogo feio, mas também não inspira muito, as pistas são bastante variadas mas com temas conhecidos, como floresta, gelo, cidade, campo, música, fantasia… Existem variações que incluem chuva, corrida noturna entre outros, além de que muitas pistas parecem se torcer e desafiar a gravidade como algumas vistas em Mario Kart 8. Infelizmente aqui, não existe um mapinha na tela para vermos o percurso, mas a sensação é de que em sua maioria, o traçado é bastante longo. Na parte sonora o jogo não agrada, músicas bastante genéricas e repetitivas, é verdade que no calor frenético das provas isso acaba ficando literalmente de plano de fundo, mas seria bom ter uma sonoridade mais variada e cativante. A interface está toda em Português do Brasil, já esperado vindo de um estúdio nacional.
Alguns problemas puderam ser notados no jogo, mas nada relacionado a bugs ou coisas do tipo, pelo contrário, mesmo rodando a versão PS4 no PS5, pude notar que o jogo usa bem as capacidade extras do console, melhor que muitos jogos com app nativo do PS5, o porém está relacionado ao game design mesmo, como citei anteriormente, correr de verdade só fazendo movimentos de drif constante, outro ponto que incomoda um pouco é o nível de caos constante que é toda corrida, não existe momentos de sossego e/ou tranquilidade, sabe aquela respirada? É pressão e explosão o tempo todo, fora que, não importa o quão bom você seja correndo, os pilotos da AI do jogo estão na sua cola o tempo todo, e a dificuldade, ao menos nessa versão analisada, parecia não interferir quase nada nisso, eu tive provas em 300cc que foram muito mais amigáveis e maleáveis que outras em 150cc que supostamente deveriam ser mais fáceis.
Entre alguns pontos e outros fiquei com uma opinião mediana de Starlit KART Racing, em sua proposta o jogo é bastante competente, ele funciona bem, é capaz de divertir, eu mesmo dei boas risadas com muitas coisas, oferece certa variedade, mesmo que ela esteja presa atrás de compras, isso não é um problema, uma vez que o jogo oferece chances de se conseguir muito apenas jogando. Um ponto que achei estranho foi o fato dele oferecer apenas multiplayer local, nada de função online para o lançamento, se virá numa atualização não é sabido, mas vai que. Pensando os prós e contras, Starlit KART Racing é um jogo bom, que tem seus problemas, mas que pode evoluir conforme o tempo passar, e levando em consideração o seu preço (é de graça), vale a pena ser experimentado por qualquer jogador que se interesse pelo gênero, ou porque não, que queriam se divertir com os amigos e a família ou sozinho mesmo.