O Prêmio eSports Brasil, um dos eventos brasileiros mais esperados no segmento de eSports e na indústria de games, está chegando! Já nos preparativos finais, o PeB, que será realizado no dia 16 de dezembro de 2022 no Memorial da América Latina, em São Paulo, acaba de anunciar os patrocinadores e parceiros da sua sexta edição. São eles: Oi, Itaú e Player’s Bank, Lenovo, Monster Energy e Trident.
Buscando acompanhar as mudanças e evoluções na sociedade, o PeB, que tem entre os seus pilares a atualização constante, recentemente anunciou importantes adequações que visam ampliar e promover a participação de grupos plurais no Prêmio.
Leandro Valentim, CEO da Player1 Gaming Group e co-fundador do Prêmio eSports Brasil, resume: “Desde a concepção do PeB, assumimos a missão de celebrar a indústria e seus principais representantes para dar palco, voz e luz para questões importantes da sociedade e seus reflexos nos eSports. Nesse sentido, é muito gratificante ter parceiros com a mesma visão, que nos apoiam e impulsionam a evoluir a cada edição.”
Para efetivar essas transformações a curto, médio e longo prazos, o PeB conta com o apoio de empresas parceiras nesta nova etapa do evento, que investirá cada vez mais na inclusão e na diversidade dos indicados, homenageados, membros do superjúri e convidados.
“Acreditar no poder de transformação que os games causam na vida das pessoas é também entender que o mercado precisa de mais representatividade e reconhecimento. Por isso, nos juntamos ao PeB para ajudar a construir esse reconhecimento e mostrar que esse mercado é plural, diverso e precisa de visibilidade para ser transformado. Quando nos propusemos a ‘Mudar o Game’, isso inclui o que podemos fazer para levar o mercado adiante”, comenta Luiz Alberto “Tatu”, Head de Games, eSports e Metaverso do Itaú.
Criado em 2017, o PeB vai manter a tradição de celebrar os games e os eSports reunindo grandes nomes e lendas do setor, além de iniciantes e fãs do mundo dos games. Entre as principais novidades anunciadas pelo evento, estão a inclusão de três novas categorias femininas (Melhor Atleta Feminina de CS:GO, Melhor Atleta Feminina de Valorant e Melhor Atleta Feminina de Rainbow Six Siege) e a criação de um Comitê de Diversidade, cuja função será ouvir a comunidade e instruir os organizadores na construção de um prêmio ainda mais inclusivo.
“Para a Oi, patrocinar o Prêmio eSports Brasil por mais um ano é reconhecer a grandiosidade e importância da cena gamer brasileira. É também uma oportunidade única de abrirmos conversa com a comunidade e discutirmos formas de tornar esse ambiente mais diverso e mais inclusivo, iniciativas que a Oi já traz no DNA da marca. O Prêmio e a Oi têm uma conexão forte. Conectar o evento por mais um ano reforça a Oi Fibra como player relevante em uma experiência de qualidade além jogo, como também no streaming e na criação de conteúdo no geral,” afirma Lívia Marquez, Diretora de Comunicação e Mídia da Oi.
Como parte das ações para a consolidação de um Prêmio mais plural, a equipe do PeB vai promover um debate com minorias engajadas nos eSports. A ideia é que o bate-papo inclua as diversas vozes do mercado e discuta a inclusão e a diversidade, assim como outras pautas que já vêm sendo levantadas pela comunidade gamer. O fruto do debate deverá orientar o Prêmio em sua trajetória de renovação.
“É com grande satisfação que apoiamos o Prêmio eSports Brasil para reconhecer os principais talentos dos esportes eletrônicos em 2022. A Lenovo tem o compromisso de levar a tecnologia mais inteligente para todas as pessoas, e isso só pode acontecer em um ambiente diverso e inclusivo. Por meio da marca Legion, vamos continuar ampliando nossos esforços em fortalecer o ecossistema gamer favorecendo a igualdade na comunidade, seja em campeonatos, premiações e outros meios que façam sentido”, diz Bárbara Toscano, Diretora de Marketing da Lenovo.
Os patrocinadores, que estão apoiando e incentivando o PeB neste processo de transformação, estão preparando ativações especiais para o evento. Como em outras edições, os convidados vão se surpreender com a programação.
Marcio Avolio, diretor de Marketing da Monster Energy, líder no mercado brasileiro de energéticos, reforça a importância da presença da marca num evento que celebra todo o ecossistema brasileiro dos eSports. “A Monster apoia torneios, times, plataformas, gamers e influenciadores do universo eSports ao redor do mundo. E estar presente nessa premiação com os principais players do mercado é muito importante para comemorar a parceria com o universo gamer. Além disso, temos um produto muito consumido pelo público gamer e que traz benefícios que ajudam a dar energia e foco, auxiliando na performance dos jogadores para obtenção de melhores resultados.”
Anna Carolina Teixeira, diretora de marketing de balas e gomas da Mondelez Brasil, também vibra com a participação da empresa no PeB 2022: “Estamos empolgados em, mais uma vez, participar do Prêmio eSports Brasil. O território de gamers é um dos mais estratégicos para a nossa marca e foi inclusive o cenário que deu vida à nossa mais recente campanha que conecta Free Fire e Alok. O prêmio é uma grande celebração desse universo e um espaço propício para reforçar como nossas gomas de mascar são verdadeiras aliadas do público gamer na hora de destravar atitudes mais autênticas diante dos desafios dos jogos”.
Marina Stoll, head do PeB, reforçou o esforço dos organizadores para validar o processo de renovação do Prêmio, que quer se renovar sem perder a sua essência, que se baseia na ética, na autonomia e na isenção do superjúri na tomada de decisões. “O PeB se renova a cada ano. E para que este processo continue evoluindo constantemente é fundamental termos o apoio dos nossos parceiros. Reconhecido no mercado de games, o Prêmio quer dar voz para as comunidades e criar espaços para debates relevantes” conclui Marina.