Jogo testado no PC
Undisputed é um jogo de boxe que está sendo desenvolvido e distribuído pela Steel City Interactive. O título foi lançado em 31/01/2023 para PC como um acesso antecipado e deve receber no futuro versões para PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
Finalmente os fãs da nobre arte podem desfrutar de um jogo atual e com versão para PC. Undisputed chega com uma base sólida e muito potencial, contudo ele tem um caminho muito longo até conseguir o nocaute.
Anunciado em 2020 com o nome de eSports Boxing Club (ESBC), o projeto ganhou atenção e foi crescendo até o ponto em que acabou sendo refeito do zero para ajustar suas mecânicas. Lançado agora em 2023 com o nome de Undisputed, o título traz gráficos de nova geração, comentarista reais e um sistema de combate que tenta ser realista, contudo os sistemas atuais se encontram bastante rústicos e precisam de polimento.
História não existe aqui, ao que tudo indica os desenvolvedores começaram a desenvolver com o foco em partidas multiplayer e deixaram o modo single player para depois. Por este motivo, atualmente neste acesso antecipado só temos disponíveis partidas locais contra jogadores ou AI e partidas online com um modo ranqueado. O jogo irá receber um modo carreira e provavelmente modos de desafio, mas não temos informações de quando isso irá acontecer.
Apesar de ter modos limitados de jogo, pelo menos o jogador pode escolher entre mais de 50 personagens jogáveis e a seleção está quase impecável. Para partir para o combate é possível escolher entre categorias masculinas e femininas e a lista de personagens inclui vários campeões e lutadores famosos como Muhammad Ali, Sugar Ray Leonard, Roy Jones Jr, Rocky Marciano, Canelo Alvarez, Terence Crawford, Vasyl Lomachenko e até a dupla responsável por uma das mais recentes trilogias Deontay Wilder e Tyson Fury. A lista é boa mas é impossível não sentir falta de nomes como Tyson, Lewis e Hollyfield, claro que este é um acesso antecipado recente e o jogo provavelmente deve receber mais lutadores no futuro.
Lutador escolhido é hora de partir para o combate e os controles aqui são interessantes, mas precisam de muito polimento. Apesar de parecer simples, o Boxe não se resume somente a socos e os lutadores têm todo um arsenal de movimentos utilizados para esquivar, bloquear e contra-atacar o oponente. Undisputed tenta recriar todos estes movimentos da nobre arte e para isso é necessário utilizar literalmente todos os botões do controle, até mesmo os cliques dos analógicos.
Por isso no atual estado os controles são bastante complicados de se aprender e memorizar. Jogar acaba sendo um pouco desconfortável, pois vários movimentos dependem de pressionar três botões ao mesmo tempo em que você utiliza o analógico esquerdo para movimentação. As combinações de golpes e defesas são complicadas de se fazer e a janela para reação é bem pequena, para piorar o sistema utilizado para se levantar de um knockdown é baseado em um horrível minigame e atualmente os controles possuem alguns atrasos de comandos e diversas inconsistências que tornam vários movimentos e situações bastante frustrantes.
Controles a parte, a jogabilidade se resume a uma típica luta de boxe, com rounds, regras, pontuação e muita ação. Os sistemas de jogo incluem desde estamina que representa o fôlego do atleta e diminui conforme você realiza ações, temos vida que é separada entre cada parte do corpo, ou seja, é possível focar em ataques corporais ou diretos na cabeça, também é possível quebrar a guarda do oponente e utilizar um sistema de adrenalina que ativa após você conseguir encaixar um ataque forte e serve como uma janela para nocautes, pois enquanto estiver com adrenalina seu fôlego não irá descer.
O jogo tenta recriar o realismo do boxe e os sistemas básicos estão ali, porém falta bastante polimento e correções. No atual estado faltam árbitros no ringue, os socos passam a impressão de serem fracos como esponja e isso inclui os ataques fortes, o cálculo, as caixas de dano e a pontuação estão bastante imprecisos e o sistema de estamina é quase uma piada, sendo praticamente impossível fazer uma sequência de três socos sem ficar sem fôlego. Jogar contra a AI é uma tarefa quase impossível, pois no fácil é como jogar contra um boneco de teste que não reage e em qualquer dificuldade acima do básico ela vira um deus que só bloqueia, esquiva e contra-ataca perfeitamente. O título também conta com partidas online, contudo no atual estado o sistema está bem ruim com desconexões constantes e latências altas que inviabilizam a jogatina.
A apresentação inicial impressiona. Undisputed chega com gráficos que podem ser considerados de nova geração e trazem arenas bem feitas com vários efeitos de iluminação e modelos de personagem bastante fiéis aos atletas, temos até uma atenção especial ao estilo de luta de cada personagem que tenta retratar o que cada atleta fez ou faz durante as lutas. Para completar a experiência, o jogo introduz uma trilha sonora boa, mas que precisa de melhorias, por um lado nós temos uma plateia legal, por outro apesar de termos comentaristas reais eles geralmente não estão em sincronia com o que está acontecendo e constantemente falam coisas genéricas.
No final, Undisputed tem potencial para se tornar o melhor jogo de boxe já feito, seus sistemas básicos estão ali, porém no atual estado, tudo está bastante rústico e o jogo precisa de muito polimento e correções. O preço cobrado por este acesso antecipado é salgado e por conta dos problemas eu prefiro recomendá-lo somente para quem se interessar em contribuir com o projeto, caso contrário é melhor esperar por atualizações e correções.