Analisado no PlayStation VR2
Saudosistas e amantes de jogos de tabuleiro assim como eu podem comemorar! Disponível desde maio de 2021 no PC, PC VR, Pico4 e Meta Quest, Demeo acaba de chegar ao PlayStation para mostrar que com regras simples, gráficos bonitos, e uma ótima jogabilidade, um jogo de estratégia eletrônico pode sim ocupar o espaço em sua estante de jogos de tabuleiro tradicionais.
O título da Resolution Games está disponível para PlayStation 5 com suporte ao PlayStation VR2. A premissa aqui é juntar mais três amigos online em modo coop e enfrentar tabuleiros no estilo Dungeon’s &Dragons, mas com regras mais simples como as de Zombicide (ambos jogos de tabuleiros reais). Não se preocupe se não conhecer os jogos que mencionei, pois há um tutorial bastante competente que mostra bem como Demeo funciona. O jogo também possui um modo solo onde podemos escolher jogar com um ou quatro personagens para tentar vencer o tabuleiro sozinho. As regras são bem simples, há 5 livros de aventuras, e cada um deles consiste em três níveis, nos dois primeiros basicamente temos que procurar por chaves que possam estar em posse de inimigos ou em baús, e a partir disso encontrar a saída da Dungeon. No terceiro nível você precisa enfrentar um chefe.
A jogabilidade é baseada em turnos, cada personagem tem dois pontos de ação, que podem ser usados para mover, atacar, abrir baús etc. Quando o turno de todos os seus personagens acabarem entra a vez do turno inimigo e o ciclo se repete. Cada partida leva em média de uma a duas horas dependendo do seu desempenho e sorte, as minhas foram mais ou nesse tempo incluindo a que joguei online com nosso editor Saulo, e posso dizer que jogando multiplayer o jogo se torna muito mais divertido do que jogar sozinho, afinal de contas duas cabeças pensam melhor que uma. O primeiro cenário passamos sem grandes problemas, no segundo, três dos personagens morreram e por muita sorte o último conseguiu chegar à saída. Já no terceiro cenário enfrentamos o Chefe em um mapa menor, mas antes dele aparecer ainda tivemos que enfrentar Trols da Caverna, Ratos Gigantes e Slimes, infelizmente não conseguimos derrotar, e fim de jogo. Ao menos ganhamos algum XP e itens para prepararmos nossos personagens para uma próxima partida.
Como se trata de um jogo com temática medieval temos sete classes de personagens que são formadas por: Guardião, Caçador, Assassino, Feiticeiro, Bardo, Mago, e Bárbaro, cada uma delas com sua habilidade especial. Essas habilidades são usadas no jogo em forma de cartas de uso único ou que voltam a cada turno do personagem. O famoso dado de RPG também é usado para definir se temos sucesso em um ataque ou não.
REGRAS EXPLICADAS, VAMOS AO PLAYSTATION VR2
Imagine um porão nerd, tipo aqueles da série Stranger Things, cheio de pôsteres nas paredes, caixas e mais caixas de jogos de tabuleiro, aquele sofá encardido, e um tabuleiro imenso na sua frente em uma mesa. Pois bem, é exatamente neste ambiente em que estamos quando estamos com os óculos de realidade virtual. Essa versão do jogo foi portada apenas para o PSVR2 em mente, então é obrigatório o uso dos novos Controles Sense que vem com o headset. Ainda acho que seria possível esse jogo estar no PSVR1, pois os Controles Moves dariam conta do recado, na minha humilde opinião, uma vez que por conta de sua jogabilidade que é formada basicamente por pegar as peças e avançar pelo tabuleiro.
Um detalhe que é válido mencionar, é de que o Demeo é compatível e pode ser totalmente jogado no PlayStation VR2, mas ele também é um game de PlayStation 5, ou seja, aqueles que não possuem o headset de VR mas pretendem comprá-lo, ou ainda, quem se interessou pelo game, mas tinha dúvidas se ele funciona apenas com o PS5, a resposta é sim, quando comprado você recebe os “dois” jogos em um, a versão padrão do console e a versão em VR do headset.
Em questão dos gráficos, é tudo muito nítido, sem serrilhado ou o famoso “embaçado” que tinha no PSVR1, aqui podemos puxar o tabuleiro para perto, aumentar o tamanho dele, girar e praticamente entrar dentro dele. Ah e não estou falando de um tabuleiro liso mas sim em 3D parecendo uma maquete.
O som do jogo é bastante imersivo pois ficamos isolados do mundo exterior por estarmos usando os fones de ouvido que acompanham o PSVR2 então prepare-se para passar horas dentro desse “porão”, ainda mais se tiver amigos jogando junto.
Com tudo isso dito, posso concluir que a experiência com o PSVR2 é muito imersiva, fiquei horas “preso” em Demeo montando estratégias para não perder nenhum dos meus personagens, a cada jogada de dado era uma emoção igual a que sinto jogando o tabuleiro real, os controles SENSE do PlayStation VR2 funcionam muito bem, e jogando com outra pessoa online, no caso o editor Saulo que estava jogando pelo PS5, ele consegue ver minhas mãos se movimentando por cima do tabuleiro, agora se jogar com outras pessoas que tem PSVR2 podemos ver cada um fazendo seu próprio movimento.
A cada tabuleiro passado compramos cartas novas para usar no próximo tabuleiro e tentar não perder a partida. Com certeza esse jogo vale a pena para aqueles que amam reunir os amigos para uma partida, mesmo que sejam em porões virtuais.