Unplugged – Air Guitar – Um jogo extremamente viciante | Análise

Analisado no PlayStation VR 2


De volta aos anos 80

Unplugged – Air Guitar é um jogo musical que foi lançado para Meta Quest e PC em 2021 pela desenvolvedora Anotherway e publicado pela Vertigo Games e só agora em 2023 com a nova tecnologia que o PlayStation VR2 oferece ele desembarca no headset na data de seu e esse com certeza vai agradar e MUITO os fãs de rock como eu.

Como todo adolescente dos anos 80, a história aqui é a de que queremos nos tornar um rockstar, e para isso contamos com a ajuda de Satchel o guitarrista da banda Steel Panther que foi formada em meados dos anos 2000. Satchel está em um pôster em nosso porão, o que torna tudo mais divertido pois a banda (que existe mesmo) faz meio que uma sátira com as bandas glam dos anos 80. Então prepare-se, pois, tem muita referência as bandas da época.

Satchel vai nos acompanhar praticamente em todos os shows vendo de perto nossa escalada em busca da fama sempre dando dicas e nos incentivando.

Baseado em franquias de sucesso como Guitar Hero e Rock Band, Unplugged – Air Guitar segue a mesma linha de acertar as notas acompanhando a música, só que aqui não temos um acessório como a guitarra para segurar, e também nem faria sentido termos a guitarra, pois o jogo se chama AIR Guitar. Para isso usamos apenas os dois controles Sense do PlayStation VR2. Após pegarmos nossa palheta com os botões L1 e R1 do controle direito (ou esquerdo se sua mão dominante for essa) basta passar nas cordas para começar o show. O controle da esquerda (no caso dos destros) serve para segurar o braço da guitarra e com os botões L1 e R1 posicionamos os dedos deslizando a mão de um lado para o outro para tentar acertar as notas.

Eu digo “tentar” pois o jogo se torna bem difícil se tentarmos o nível Hard logo de cara, pois além de apertar os botões para acertar as notas verde e azul, precisamos também girar o pulso para a cor das notas mudarem para vermelho e amarelo e isso causa uma pequena confusão em nossa mente, mas nada que muito treino não resolva, essas notas a mais também estão presentes em algumas músicas do modo carreira, mas não são tão difíceis quanto o Hard. Ah se isso já não bastasse, existem as notas “amaldiçoadas” e caso a gente não as toque quando aparecem, as cordas da nossa guitarra se afrouxam no meio do show, aí tudo ficam em câmera lenta e temos que afinar a guitarra o mais rápido possível, um detalhe muito interessante e desafiador. O nível de dificuldade Easy traz uma experiência mais tranquila pois aparecem menos notas para serem tocadas, mas para quem já tem um pouco mais de experiência nesse tipo de jogo aconselho que comece pelo nível normal, dessa forma a diversão será mais garantida. Sobre problemas de tracking, aconteceram pouquíssimas vezes da guitarra “sair” da minha mão. Mas problemas em geral não ocorreram pois os controles Sense funcionaram muito bem na minha opinião.

Os gráficos de Unplugged não são espetaculares, lembram bastante o estilo de Guitar Hero mas o público mesmo a gente não vê, mesmo assim tem uma excelente nitidez, e o fator imersão está bem presente dentro dos óculos, os fones com volume alto simplesmente nos fazem esquecer que existe um mundo real. Os cenários variam de acordo com nossa fama, começando em nosso porão (Practice), passando por bares escuros, festivais, estádios e por aí vai. O que me chamou a atenção foram os detalhes ao vasto mundo do Rock, por exemplo em nosso porão, que tem pôsteres, discos de vinil e muitas referências a serem admiradas.

Quando falamos de som, chegamos em um ponto EXTREMAMENTE importante para jogos musicais e não tem muito o que dizer após verem o excelente tracklist! Unplugged acertou nas escolhas e com certeza traz um dos melhores setlists de jogos de Rock que já joguei, na foto abaixo você confere o tracklist completo:

Em conclusão, por mais que Unplugged – Air Guitar tenha sido lançado em 2021, só tive conhecimento dele por causa do PSVR2, a jogabilidade descompromissada e quase perfeita, o excelente tracklist, a atmosfera de nostalgia por poder voltar a esse universo musical que eu havia abandonado há alguns anos o torna um dos meus jogos preferidos da atualidade. O fator REPLAY fica por conta dos colecionáveis como guitarras, palhetas e sons que vamos desbloqueando conforme vamos subindo os degraus da escada da fama. Com certeza meus anos de dedicação fazendo Air Guitar não foram em vão!

Confira no vídeo abaixo as primeiras impressões de Unplugged – Air Guitar no PSVR2:

Sair da versão mobile