A Crunchyroll anunciou hoje o elenco de dublagem em português do filme Suzume, com estreia prevista nos cinemas brasileiros para o próximo 13 de abril. A dublagem, produzida pelo estúdio Atma Entretenimento e dirigida por Lucas Almeida (que também empresta a voz a Serizawa), conta com os seguintes nomes:
- Mayara Stefane, voz de Suzume
- Fábio Lucindo, voz de Souta
- Shallana Costa, voz de Tamaki
- Agatha Paulita, voz de Daijin
- Lucas Almeida, voz de Serizawa
- Amanda Tavares, voz de Suzume criança
- Bianca Alencar, voz de Chika Amabe
- Maitê Cunha, voz de Rumi Ninomiya
- Guilherme Marques, voz de Minoru Okabe
- Cibele Spina, voz de Miki
- Carlos Seidl, voz de Hitsujiro Munakata
Suzume conta a história de uma adolescente que viaja por diversos cenários devastados no Japão, enquanto tenta fechar as portas que causam destruição. Além de sua versão dublada em português, o longa também estará disponível no Brasil com legendas no idioma local e áudio original, em japonês.
Sinopse de Suzume
Do outro lado da porta, existia o tempo em sua plenitude.
Suzume conta a história de sua protagonista, Suzume, uma adolescente de 17 anos, em pleno processo de descobertas. A trama é ambientada no Japão, em diferentes lugares atingidos por desastres. Suzume deve “fechar as portas” causadoras da destruição.
A jornada começa em uma pacata cidade em Kyushu, no sudoeste do Japão. Lá, Suzume conhece um jovem que lhe diz: “Ei, garota… Sabe se tem uma porta por aqui?” O que Suzume encontra numa ruína é uma única porta, já bastante desgastada e, aparentemente, resistente a catástrofes.
Atraída pelo poder da porta, Suzume leva a mão à maçaneta… Nesse momento, uma sequência de portas começam a se abrir por todo o Japão, destruindo o que está por perto. Suzume precisa fechar esses portais para evitar outros desastres.
As estrelas, o pôr do sol e o céu da manhã.
Naquele mundo, era como se o tempo estivesse espalhado pelo céu…
Cenários, encontros e despedidas inéditas. Uma infinidade de desafios acompanham Suzume nessa jornada. E, apesar de todos os obstáculos, sua aventura surge como um raio de esperança em meio às dificuldades da vida cotidiana. A história, com seu fechar de portas que conectam passado, presente e futuro, promete impressionar e convidar à reflexão.
Atraída pelas portas misteriosas, a história de Suzume está prestes a começar.
Makoto Shinkai
Desde então, seus projetos vêm acumulando premiações, como: Melhor Filme de Animação do 59° Mainichi Film Concours, com The Place Promised in Our Early Days, de 2004; Melhor Filme de Animação do Asia Pacific Screen Awards, com 5 Centimeters Per Second, de 2007; Vencedor do 8° Annual CICAF “Golden Monkey King”, com Children Who Chase Lost Voices, de 2011; e Melhor Filme de Animação do Festival Internacional de Stuttgart, com The Garden of Words, de 2013.
Mais recentemente, em 2016, o filme Your Name. tornou-se sensação internacional e fenômeno social, batendo todos os recordes de bilheteria no Japão e conquistando diversas premiações no 40° Japan Academy Film Prize. Entre elas: Excellent Prize for Animation Film (Your Name.), Excellent Prize for Director (Makoto Shinkai), Excellent Prize for Screenplay (Makoto Shinkai) e Excellent Prize for Music (RADWIMPS). A obra também conquistou o título de Melhor Filme de Animação do 42° Prêmio da Los Angeles Film Critics Association.
Em 2020, o filme de Makoto O Tempo com Você representou o Japão no Oscar, concorrendo como Melhor Filme Estrangeiro. Além disso, na Índia, acumulou mais de 50 mil assinaturas numa petição por seu lançamento, o que fez do longa a primeira animação original japonesa a estrear comercialmente nos cinemas indianos.