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The Walking Dead: Saints & Sinners Chapter 2 – Retribution | Análise

The Walking Dead: Saints & Sinners Chapter 2 - Retribution que traz consigo as mesmas mecânicas do primeiro jogo

Analisado no PlayStation VR2


Meu primeiro contato com Saints & Sinners foi lá em maio de 2020 quando foi lançado para o PlayStation VR1, quatro meses após a versão de PCVR ter sido lançada. Com gráficos lindos, uma ótima mecânica, história interessante e uma boa jogabilidade, mas não ótima por causa dos limitados controles MOVE. Infelizmente por um deslize meu, não consegui terminar o jogo pois quis jogar logo após almoçar, e isso fez com que eu tivesse náuseas, como não uso as vinhetas, ou o movimento de “salto” nos jogos de VR, a cinetose bateu forte e nunca mais consegui voltar para o jogo pois tinha ânsia só de ver.

Os anos se passaram e a Skydance Interactive nos presenteia com sua mais recente continuação, The Walking Dead: Saints & Sinners Chapter 2 – Retribution que traz consigo as mesmas mecânicas do primeiro jogo, mas agora para o PlayStation VR2.

The Walking Dead Saints & Sinners - Chapter 2 Retribution

Não vou falar sobre a história do jogo pois como não terminei o primeiro, praticamente estou perdido nessa continuação, e mesmo com o breve resumo que tem antes de começar o game há muita história envolvida, mas resumindo somos o/a Turista, um personagem sem nome que pode ser homem ou mulher, depende do que você escolha no começo do jogo, mas que não influencia em nada o decorrer da trama, o objetivo é sobreviver nesse mundo pós apocalíptico cheio de mortos vivos e soldados de elite que não irão hesitar em atirar assim que nos virem, que tenho pra mim que são mais perigosos que os próprios infectados.

Em meio a várias missões temos que recolher “lixo” para poder criar novas armas, mantimentos e munições, haja lixo para pegar e lotar nossa mochila, pois são muitos itens a serem criados, o que é ótimo e se torna viciante depois de um tempo de jogo, pois quanto melhor armado, mais chances de sobreviver.

The Walking Dead Saints & Sinners - Chapter 2 Retribution

Fora as missões principais, temos muitas outras secundárias que se formos juntando tudo dariam mais de 15 horas de jogo facilmente, que é bastante para um jogo em realidade virtual.

Os gráficos The Walking Dead: Saints & Sinners Chapter 2 – Retribution estão maravilhosos e isso se deve ao poder que o PS5 e o PSVR2 têm, pois conseguem trazer texturas limpas, sem serrilhados, efeitos de iluminação muito bons, sem falar na alta taxa de quadros, porém não espere por gráficos reais aqui, pois o jogo é baseado nos quadrinhos de Walkind Dead, portanto trazem gráficos mais cartunescos que reais.  Não presenciei nenhuma queda de frames, bugs ou algo que deva ser mencionado como contra, a atmosfera desse jogo é sensacional com muitos detalhes nos cenários que merecem ser aproveitados enquanto podemos e digo isso pois quando a noite vai se aproximando, nosso relógio começa a apitar indicando que logo os sinos irão começar a tocar e isso atiçará mais ainda os mortos vivos, não iremos olhar para mais nada a não ser os vultos enquanto estamos correndo, para voltar ao bote. A tensão aqui é real e me fizeram suar nas mãos, coisa que nenhum outro jogo conseguiu.

The Walking Dead Saints & Sinners - Chapter 2 Retribution

Falando em mãos, esse jogo não traz apenas nossas mãos para interagir com os objetos, pois temos braços e isso nos leva a uma imersão muito maior do que se só estivéssemos vendo as mãos flutuantes, além disso aqui nossas mãos, braços e armas se chocam com as paredes, mesas, portas e etc o que dá a sensação de estarmos em mundo real, e isso várias outras produtoras de jogos em VR deveriam aprender com a SKYDANCE, mãos flutuantes que atravessam paredes e outras superfícies nos tiram a imersão totalmente.

A jogabilidade não poderia estar melhor, os controles SENSE do PlayStation VR2 trazem tudo que os controles MOVES não traziam, ou seja, analógicos para podermos andar, correr, virar a câmera assim como em qualquer jogo em primeira pessoa. Os gatilhos adaptáveis trazem diferentes tipos de pressão para cada arma que pegamos, mas a sensação de vibração quando enfiamos o facão na cabeça do morto-vivo é incomparável, imagine pegar um facão na vida real e com toda sua força atingir uma melancia em cheio, a sensação é basicamente essa, pois assim como a melancia vai trazer uma resistência ao golpe, e normalmente não vai atravessar como se fosse a faca Ginsu 2000,  a cabeça do zumbi também traz resistência e o facão vai ficar preso nela e já que na vida real não é bom ficar estragando frutas, suprimos isso na realidade virtual.

Como o jogo não traz um inventário de armas e itens, utilizamos nossa mochila para guardar e pegar as coisas, basta jogar o braço para trás e pegá-la, mas engana-se quem pensa que o tempo no jogo vai parar pra você selecionar o que quer, aqui é tudo em tempo real, com hordas vindo em sua direção, tiros e qualquer outra coisa que queira acabar com nossa raça, temos que ser rápidos ou encontrar um canto para fazer isso. Tudo que estou mencionando é em relação a imersão que o jogo nos leva, e isso é com certeza uma das melhores coisas que a realidade virtual faz.

O som The Walking Dead: Saints & Sinners Chapter 2 – Retribution é absolutamente impecável, ótimas dublagens para os personagens, os sons que os zumbis fazem são aterrorizantes e nos deixam muito tensos principalmente em ambientes fechados, os tiros que ouvimos ao longe de algum soldado, ou aliado atirando nos mortos-vivos chegam a assustar pois parecem reais. Claro, quanto mais alto seu volume estiver isso também ajudará muito na imersão.

The Walking Dead Saints & Sinners - Chapter 2 Retribution

Não temos opção de dublagem em português, mas o jogo está totalmente localizado com os textos traduzidos, presenciei apenas um bug uma hora que estava conversando com um NPC e minhas opções de fala estavam em inglês, enquanto todo o resto estava em português.

Uma ótima notícia para quem quiser entrar de cabeça e ficar por dentro da história completa do mundo de Saints & Sinners é que o primeiro jogo foi remasterizado para o PSVR2, trazendo novas melhorias nos gráficos e jogabilidade para os controles SENSE. O que também é ótimo para quem quer rejogar o primeiro sem ter que ligar o PSVR1 para isso. É as outras produtoras deveriam mesmo aprender várias coisas com a Skydance.

Confira no vídeo abaixo as primeiras impressões do game:

E aqui em Live o gameplay mais completo:

The Walking Dead: Saints & Sinners - Chapter 2: Retribution

9.5

Nota

9.5/10

Positivos

  • Gráficos excelentes
  • Um dos jogos mais imersivos que já joguei
  • Tensão de verdade em muitos ambientes
  • Muitas horas de diversão
  • Jogabilidade que beira a perfeição

Negativos

  • Parece mais uma DLC do que um jogo novo
  • Muitos cenários e personagens reaproveitados do primeiro jogo
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