Sherlock Holmes: The Awakened – Vamos embarcar em investigações inusitadas | Análise
Se preparem para desvendar desaparecimentos estranhos relacionados ao mito de Cthulhu
Analisado no PlayStation 5
Sherlock Holmes: The Awakened é um jogo de aventura e investigação em 3D desenvolvido e publicado pela Frogwares que foi lançado originalmente em 2007 para Microsoft Windows, já está versão é um remake do mesmo título feito também feito pela Frogwares que será lançado hoje, no dia 11 de abril de 2023 para PC, PlayStation 5, PS4, Xbox Series, Xbox One e Nintendo Switch.
Sherlock Holmes: The Awakened é um jogo de aventura em 3D com seu foco principal nas investigações de Sherlock e seu companheiro Dr. John H. Watson. Está obra é baseada em um cruzamento entre as histórias de Lovecraft e Sherlock Holmes que em The Awakened coloca você diante de uma série de desaparecimentos pela Europa relacionado ao mito de Cthulhu, e no controle de Sherlock Holmes pela cidade começamos a desvendar esses desaparecimentos tanto quanto inusitados. O jogo te prende bastante pelo simples fato de que você vai ter que ler muito, e quando digo isso é muito mesmo.
Logo de início jogando como Sherlock Holmes você já começa a se identificar com os livros da obra entrando em um mundo totalmente impressionante e, ao longo de sua jornada você vai encontrando pistas e ligando umas as outras diante dos fatos com a percepção avançada de Sherlock Holmes, reinventando as cenas dos crimes e assim concluindo cada mistério. Pelo menu você pode vestir adequadamente Sherlock Holmes para cada ocasião das investigações, interrogar os suspeitos com perguntas sobre as pistas que obteve e dessa forma solucionando os crimes com maestria. Sherlock Holmes: The Awakened tem uma jogabilidade muito fluida na movimentação e uma ótima resposta nos comandos diferente do jogo original que era um pouco travado, por ser um Remake está atendendo as expectativas.
O game possui ótimos gráficos tanto como os personagens e os cenários escolhidos que ficaram bem fiel à estética da antiga Europa, com muitos detalhes impressionantes e agradáveis, a desenvolvedora teve muito cuidado com os detalhes e conseguiram bons resultados. A trilha sonora se encaixou perfeitamente, com aquele timbre de investigação ao mesmo tempo com um pouco de suspense, simplesmente fenomenal.
Sherlock Holmes: The Awakened é um jogo em inglês, mas as suas interfaces e legendas está disponível nos idiomas francês, italiano, alemão, espanhol, árabe, tcheco, japonês, coreano, polonês, chinês simplificado, chinês tradicional, turco, ucraniano e o nosso queridinho português (Brasil). Honestamente isso faz o jogo ser muito promissor e vai agradar diversos públicos e entender e solucionar cada investigação.
Eu recomendo Sherlock Holmes: The Awakened, ainda mais se você é um jogador que gosta de desafios e investigações, e o curioso foi esse cruzamento da obra de Lovecraft que acabou deixando a história ainda mais interessante. Mas se você é um jogador casual que quer apenas diversão eu prefiro dizer que você deve pensar um pouco primeiro, uma vez que ele é um game que demanda bastante atenção e dedicação do jogador, mas se ainda assim você se você se interessar, acho que vale a pena experimentar e tirar suas próprias conclusões.