Smalland: Survive the Wilds – É pequeno até em seu conteúdo | Análise

Jogo em acesso antecipado, dessa forma seu conteúdo e estágio atual estão limitado a essa condição.

Analisado no PC


Smalland: Survive the Wilds é um jogo de aventura e exploração em mundo aberto desenvolvido e distribuído pela Merge Games disponível somente para PC, através da Steam e da Epic Games. O título ainda se encontra nos estágios intermédios de produção e ficou disponível para a jogatina em acesso antecipado no dia 23 de março de 2023, com a promessa de diversas atualizações de conteúdo e novas mecânicas.

Smalland é um jogo de mundo aberto com um tremendo foco em exploração e aventura, que se trata principalmente das experiências vividas pelos jogadores nos arredores do mundo gigante/minúsculo do jogo. O grande diferencial do título perante os outros similares é a ambientação, pois aqui jogamos como seres minúsculos que exploram uma pequena floresta. Para nós jogadores o mapa é extremamente recheado, pois retrata o que seria uma pequena porção de uma fauna densa nos olhos de seres extremamente pequenos, no caso, os Samllfolks, a raça predominante no jogo.

Você inicia sua jornada logo após criar um dos Smallfolks, que será seu personagem por toda sua aventura, e com ele criado logo começa a exploração de todo esse mundo novo que somos apresentados. O jogo também não se preocupa muito em dar milhões de tutoriais intrusivos para seu jogador e opta por utilizar pequenos “totens” de corujas que são responsáveis para ensinar tudo que o jogador deve saber para ingressar de vez no mundo.

Ressalta-se também que uma das coisas mais interessantes para se fazer no jogo é jogá-lo com amigos, o game possui modo Coop e pode ser jogado em até nove jogadores, todos com seus respectivos personagens e histórias próprias no maravilhoso mundo de Smalland.

A jogabilidade em si não se diferencia muito dos outros títulos similares a este; Smalland: Survive the Wilds é um jogo de aventura com respingos de RPG e “crafting”, essa é outra parte que o jogo faz muito bem apesar de ainda estar em seus estágios iniciais. De resto é focado muito mais na exploração do mundo, com mecânicas básicas como andar, pular, correr, atacar, defender, rolar, etc. Nada muito diferente de outros jogos similares a este, como Valheim por exemplo. Além dessas mecânicas básicas o jogo também possui o sistema de construção de estruturas e itens, todas elas focando em facilitar a vida do jogador.

Os perigos desse hostil mundo também são quesitos que devem ser notados, o jogador deverá enfrentar diversas criaturas que para nós humanos não passam de insetos, mas para os pequenos seres de Smalland são perigos mortais, como formigas, besouros, baratas e até mesmo as temidas aranhas, que servem para importunar a vida do jogador e não o deixar curtir o incrível mundo do jogo. É bom lembrar também que o jogo possui uma censura para jogadores que possuem Aracnofobia, que basicamente retira as pernas das aranhas fazendo-as serem flutuantes e bizarros.

Além dos inimigos o game atualmente possuí Bosses que são extremamente desafiadores, e são desafios intensos para os jogadores.

Para explorar o mundo de Smalland, o jogador também terá acesso a montarias, que servem para que o player desbrave o mundo rico do jogo da melhor forma possível e também, da forma mais prática.

Os gráficos do jogo são comuns, não fogem muito do habitual que esse estilo de jogo geralmente propõe, mas ainda assim consegue brilhar no seu macro, entregando diversas paisagens lindas e com cores extremamente vibrantes que encantam o jogador.

Para aumentar ainda mais esse sentimento de encanto, o jogo conta com uma trilha sonora fantástica e lúdica, que serve para o player ser transportado de vez para o grande/pequeno mundo do jogo.

No geral, Smalland é um jogo encantador no seu mundo, você como jogador se sente convidado a explorar o mundo cada vez mais e entender todos os seus segredos, porém, isso pode ficar entediante as vezes, pois as missões do jogo não tendem a ser muito criativas e originais, sofrendo muito dos maus que um game de mundo aberto propõe, o famoso pegue isso aqui e leve no ponto X sabe?

Mas ainda sim vale o tempo de todos que gostam desse estilo de gênero, valendo ressaltar que o jogo ainda se encontra em fase de desenvolvimento, ou seja, muito conteúdos serão acrescentados até sua fase final de produção, transformando Smalland: Survive the Wilds em um jogo cada vez mais maravilhoso e interessante.

Confira no vídeo abaixo Smalland: Survive the Wilds em coop no PC:

Sair da versão mobile