AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Bramble: The Mountain King – Perfeito para amantes de aventuras tenebrosas e fascinantes | Análise

O jogo é lindo em seus cenários, passando a sensação perfeita de aventura e descobrimento desse mundo novo e sombrio

Analisado no PC


Bramble: The Mountain King, é um jogo de aventura com elementos de terror inspirado nas fabulas e lendas da cultura nórdica, desenvolvido pela Dimfrost Studio e distribuído pela Merge Games. O título será lançado oficialmente neste dia 27 de abril e estará disponível para: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, PC, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

Em Bramble: The Mountain King, você irá controlar um pequeno garoto em busca de sua irmã perdida em uma grande floresta ambientada na cultura e história nórdica; onde o jogador enfrentará diversos perigos e explorará o mundo fabuloso e temido desse universo tão rico e popular na cultura Pop de hoje em dia.

O jogo contará com diversas figuras históricas dessas fabulas, sendo a atração principal do jogo; os inimigos, e também amigos, que o protagonista encontrará em sua jornada serão o carro forte de toda a exploração e jogatina durante grande parte da aventura.

A aventura e o sentimento de exploração somados com o medo de encontrar outra criatura mitológica para ser dilacerado e morto de todas as formas possíveis, guiam o jogador para a imersão completa que o jogo propõe. E essa imersão é retratada principalmente com a narradora, que é a grande responsável por trazer o jogador de vez para a aventura que, através de suas narrativas, contadas como se fossem fabulas, trazem o jogador de vez para o mundo de Bramble.

Bramble: The Mountain King tem sua jogabilidade extremamente inspirada em Limbo e Little Nightmares onde o jogador se sente pequeno, comparado ao mundo apresentado, e entende que não poderá se defender, apenas fugir dos perigos apresentados. Em Limbo, o grande mundo banhado inteiramente em preto, em Little Nightmares, as criaturas e monstros no caminho do protagonista, e em Bramble as criaturas das fabulas nórdicas que farão de tudo para acabar com a jornada do jogador.

Dito isso, Bramble: The Mountain King, tem comandos extremamente simples, porém realizados de forma exemplar, onde o jogador não poderá fazer muita coisa além de andar, pular, agachar ou correr, visando demonstrar cada vez mais esse sentimento de indisposição, que é apresentado ao decorrer de todo jogo. Porém, apesar disso, esses simples comandos são alinhados com mecânicas únicas, que fazem toda parte da aventura parecer especial e diferente, nunca deixando o jogador enjoar ao percorrer essa incrível jornada.

Bramble The Mountain King

A única parte que peca um pouco neste quesito é que as vezes essas mecânicas não funcionam bem, e podem frustrar um pouco a experiência do jogador, tornando o jogo chato, mas isso acontece muito de vez em quando e não é o suficiente para abaixar a nota do jogo perante a jogabilidade.

Na questão de gráficos, o jogo é lindo em seus cenários, passando a sensação perfeita de aventura e descobrimento desse mundo novo e sombrio; tanto que o game consegue ser assustador, quando apresenta cenários com baixa luminosidade focado no terror, e belo, quando apresenta as grandes florestas e matas com a iluminação do sol, mostrando todas as maravilhas daquele mundo perigoso.

O jogo, porém, apesar de conseguir brilhar em seu macro, apresentando os grandes cenários, peca um pouco em seu micro, quando por exemplo repete algumas texturas e objetos de cena, o que dá uma certa sensação de repetição que pode estragar um pouco a experiência de imersão que o jogo se propõe.

Em resumo, Bramble: The Mountain King, é um jogo lindo e imersivo, que levará o jogador para os contos das fabulas nórdicas, focando principalmente nas aventuras assustadoras que o personagem principal terá para passar para encontrar a sua irmã, e mostrará para nós que o grande foco de uma jornada não é o fim, mas sim, todo o caminho a ser percorrido nela.

Confira no vídeo abaixo um trecho do gameplay de Bramble: The Mountain King:

Bramble: The Mountain King

8.7

Nota

8.7/10

Positivos

  • Imersão fantástica
  • Ambientação incrível
  • Aventura envolvente
  • Mecânicas únicas

Negativos

  • Jogabilidade as vezes repetitiva

João Pedro Belvedere

Jornalista e gamer! Jogar sempre foi meu hobbie favorito e escrever sobre eles se tornou um sonho!
Botão Voltar ao topo