AnálisesAnimesCultura PopFilmesHardwareNintendoPCPlayStationSériesStreamingXbox

Smart TV 65″ 4K TCL P735 – Uma telona de ótimo custo benefício | Análise

As TV TCL 4K P735 vem instaladas com o sistema operacional Google TV, que é baseado no Android 11

Aparelho cedido pela TCL do Brasil


Lançadas no segundo semestre de 2022 as TVs TCL 4K P735 são os modelos de entrada da marca atualmente nos tamanhos grande, estando disponível em 65” e 75”, os modelos menores de 50” e 55” fazem parte da família P635 e não fazem parte dos pontos apontados nesse review.

Meu período de testes foi de aproximadamente 3 semanas com a P735 modelo de 65”, e foi mais que o suficiente para que eu me convencesse de que esse é um dos, se não o melhor modelo em sua faixa de preço e tamanho disponível no mercado. Logo de início o modelo impressiona pelo seu tamanho, sim eu sei, modelos grandes estão ficando cada dia mais comuns, mas vê-los nas lojas ou em eventos é uma coisa, um painelzão de 65” na sala da sua casa as coisas mudam de figura.

Smart TV 65 4K TCL P735
Boa construção e bordas minusculas

Falando do modelo em si a TV TCL 4K P735 tem boa construção, ela é leve pelo tamanho, são aproximadamente 15Kg apenas, já suas dimensões são 146,6cm de largura, 83,3cm de altura com 8,1cm de profundidade, isso falando apenas do painel, quando os pés são colocados sua altura ganha quase 5cm, chegando aos 88,2cm e profundidade é de 35,2cm. Com construção majoritariamente em plástico, a TV ainda oferece um bom visual, com bordas de tela extremamente finas e uma boa firmeza quando instalada em seus pés que também são de plástico, caso se deseje instalar na parede ou num suporte, o modelo oferece furação no padrão Vesa 200×200.

Na caixa além do painel e dos seus pés, acompanha um controle remoto padrão da TCL, um par de pilhas, o manual, os parafusos de fixação e um adaptador para conexão do tipo composto, o famoso RCA. Falando em conexões a TV é bem servida, contando com 3 portas HDMI, sendo uma delas no padrão 2.1 oferecendo maior taxa de transmissão e alguns recursos exclusivos dependendo do que for ligado nela, junto disso temos uma porta USB 3.0, duas saídas de som, sendo uma ótica e uma no padrão P2 para fones de ouvido, porta LAN para conexão cabeada com a Internet, além da entrada de antena para TV Digital. O modelo ainda tem suporte a redes Wifi nos padrões 2.4 e 5Ghz, Bluetooth, suporte aos padrões HDMI eARC e CEC e Chromecast integrado.

Já o controle remoto tem boa pegada, é confortável e com um peso ideal, ele conta com atalhos para aplicativos, comando de voz com Google Assistant e compatível com Alexa. Em meu uso ambos os assistentes foram meio complicados de funcionar, principalmente o Google, eu por não ser um usuário Android a quase 10 anos, creio que minha conta Google não tenha tantas informações para que o assistente possa trabalhar da melhor forma possível, já a Alexa, ao qual estou mais habituado e uso corriqueiramente, funciona mas ela é bem mais limitada que o assistente do Google na TV, por exemplo, um Ok Google, abra o YouTube funciona muito bem, mas um Alexa, Abra YouTube na TV TCL, nem sempre deu certo. Um detalhe interessante é que a TV possui um microfone embutido, sendo assim, não é necessário o controle remoto para dar algumas funções ao assistente, porém, caso você queria e prefira o mic pode ser fechado, junto ao botão liga e desliga da TV existe uma chave para isso.

Smart TV 65 4K TCL P735
Tela inicial do Google Home oferece acesso a conteúdos e recomendações

Essa melhor integração com o Google Assistant não deveria ser surpresa para ninguém, uma vez que as TV TCL 4K P735 vem instaladas com o sistema operacional Google TV, que é baseado no Android 11. Eu já tinha ouvido relatos que por esse motivo as TV poderia ser lenta ao ligar, ou ter uma navegação truncada, eu não posso dizer se isso existia no passado ou em outros modelos, mas aqui eu não tive problema algum, tudo fluiu bem e sem engasgos maiores, em poucas situações até existia um delay, mas assumo que eu forcei um pouco a TV para testar seus limites, num uso comum isso não foi problemas. Já com a TV ligada o setup é bem fácil e rápido, tudo por ser feito pelo app do Google Home no seu smartphone ou direto na TV com uso do controle remoto, assim que ela estiver pronta ela nos dá a boas-vindas com a tela Home, lá a IA da TV junto com as informações da sua conta Google vão fornecer recomendações de conteúdo e aplicativos a serem instalados, novidades, previsão do tempo, muitas informações direito ali na tela da TV.

Quando falamos de apps pode ter certeza de que você vai ter tudo, e quando digo tudo, é tudo mesmo, afinal, ela roda uma versão de Android e que aplicativo de streaming se dá ao luxo de ficar fora do sistema do Google? Nenhum, nem mesmo o Apple tv+, até ele está lá e funciona muito bem obrigado, Netflix, Disney+, Star+, HBO Max, Discovery+, Paramount+… e a lista segue, aplicativos de música e alguns games, mas alguns, porque de forma oficial muitos não aparecem quando são pesquisados pela TV.

Mesmo que sejam modelos de entrada, as TVs TCL 4K P735 oferecem boa qualidade de imagem, usando um painel do tipo VA, com taxa de atualização em 60Hz, amplo espaço de cor, suporte ao HDR10, Dolby Vision e Dolby Atmos, o modelo oferece nível de contraste bastante elevado, um nível muito bom para aparelhos que utilizam um painel comum de LCD com iluminação por LEDS, o angulo de visão é aceitável, você até pode notar algumas distorções de cores ao olhar a tela de lado, mas convenhamos, é difícil assistir uma TV desse tamanho de lado. O nível de preto é bom, eu não vi pontos de vazamento de luz e apesar de produzir um preto acinzentado que é característico de TVs retro iluminadas por LEDs, a P735 foi bem quando colocada a prova nesse quesito. Ainda no uso básico da TV, o upscale de conteúdo em 720 ou 1080p de TV aberta ou outras fontes foi bom, não criando muitos problemas de imagem.

Smart TV 65 4K TCL P735
Assistente de voz do Google é integrado nativamente na TV, sendo bem fácil de usá-lo

Ok ok, tudo muito bom, mas e como ela se sai com jogos, bom, vamos partir do princípio que o modelo não é uma TV Gamer, ou seja, apesar dela contar com uma porta HDMI 2.1, seu painel opera apenas no padrão 60Hz, mas isso não significa que ela não tenha alguns mimos para nós Gamers, para começar ela conta com o modo Game Master, que ativa através dessa porta 2.1 o ALLM, modo de baixa latência em jogos e ainda oferece o recurso de exibir em tempo real a taxa de quadros que o console ou PC estão enviando pra ela, além disso, a TV é capaz de detectar automaticamente que console foi conectado a ela dessa forma aproveitando melhor os recursos que cada um pode oferecer, nos meus testes o Nintendo Switch fica na lanterna por não ser capaz de aproveitar nada de diferenciado que a P735 tem, já os consoles PS5 e Xbox Series X ficam quase iguais, ativando recursos como o já citado ALLM e HDR, com uma vantagem para a máquina da Microsoft que oferece suporte aos Dolby Vision e Atmos presentes na TV.

Ainda falando de jogos, experimentei alguns disponíveis na Google Play Store, e o resultado foi digamos ok? A TV trabalhou bem em jogos mais simples, até porque, eu não pude instalar nada muito mais pesado sem que fosse necessário burlar algumas limitações, sendo assim eu não fiz, no que diz respeito aos aplicativos, eu tentei instalar o XCloud para o Android, mas não mesmo não apareceu na loja, como opção sobrou o GeForce Now da Nvidia, assistir algo pela Twitch ou usar o Steam Link e acessar minha biblioteca de games no PC. Um ponto que vale a pena dizer é que pude facilmente sincronizar os meus controles Bluetooth com a TV.

Smart TV 65 4K TCL P735
Recursos como Dolby Atmos e Vision estão presentes

Bom, se tudo até agora foi muito bom ou dentro do esperado, tem um ponto que deixou a desejar e esse realmente deixou muito, estou falando da parte sonora. É um fato que quanto mais finas e tecnológicas as TVs ficam, sobra menos espaço para embutir auto falantes de boa qualidade, mas nesse modelo a TCL aplicou o mínimo, no modelo testado de 65” são apenas dois falantes de 19W de potência, como efeito de comparação, aqui em casa uma TV de 43” tem 20W de potência e uma bem mais antiga de 37” tem ótimos 30W. A tal qualidade do Dolby Atmos pode até estar presente, mas recomendo que faça uso de uma fonte externa de som para que possa usufruí-lo, porque com os falantes da TV a experiência vai ser bem limitada. Eu mesmo a maior parte do tempo fiz uso de uma caixa de som externa conectada com a TV pelo Bluetooth para que tivesse uma melhor imersão sonora.

Smart TV 65 4K TCL P735
Mesmo usando um painel do VA, a TV oferece boa imagem mesmo quando vista um pouco de lado

Em resumo a verdade é uma só, a TCL 4K P735, modelo de 65” é um ótimo custo benefício, estando numa faixa de preço por volta dos R$ 3100,00 ~ R$ 3500,00, ela não é de fato uma TV Gamer e esse nem é o seu propósito, mas todo o conjunto que ela oferece, uma tela grande, com boa qualidade de imagem com recursos como o HDR10 e Dolby Vision, um bom sistema operacional com o Google TV que possui uma infinidade de aplicativos e integração com assistentes pessoais e, mesmo contando com o Dolby Atmos ela peca na parte sonora, porém esse não é um problema crônico que não possa ser resolvido, basta uma outra fonte de som e você pode usufruir melhor de tudo que ela oferece, sendo assim, eu digo que se você tem dúvidas se ela vale a pena não tenha receio, se esse modelo atende suas necessidades, se cabe no seu bolso e principalmente, na sua casa, pode ir sem medo.

Smart TV 65" 4K TCL P735

8.2

Nota

8.2/10

Positivos

  • Mesmo sendo LCD tem boa qualidade de preto
  • Cores vibrantes e com bom contraste
  • Oferece alguns recursos legais para jogos
  • O sistema operacional Google TV é um dos melhores

Negativos

  • O som dela é muito básico, não fazendo jus ao conjunto

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo