Boletim Fase de Grupos do VALORANT Challengers Ascension Americas 2023

Nesta sexta-feira (30/06), começou o Challengers Ascension Americas 2023, o campeonato que da vaga para o torneio mais importante do continente, o VCT Américas.

Os times que estão disputando a classificação para o VCT são: The Union e 00 Nation (Brasil), M80 (Canada), FUSION (Colômbia), The Guard (Estados Unidos) e 9z Team (Argentina), sendo o Brasil, o único país a ter dois participantes no torneio. O CAA 2023, está ocorrendo aqui mesmo em solo Tupiniquim, no lendário estádio do Pacaembu, em São Paulo, e ocorrerá entre os dias 30/06 e 09/07

O CAA 2023, é composto por seis times de toda a América que se separam em dois grupos de três participantes nessa primeira fase, que ocorreu nesses três primeiros dias (30/06, 01 e 02/07), onde somente duas equipes se classificaram para as semifinais instantaneamente, e as outras equipes, que não conseguiram a classificação, disputarão o chaveamento a partir dos playoffs que se iniciam hoje, dia 3 de julho.

FASE DE GRUPOS

The Union x M80

A primeira MD3 jogo do campeonato para o grupo 1, foi extremamente acirrada, com duas grandes equipes que não perdiam a um bom tempo em suas respectivas competições.

A The Union foi a grande campeã do segundo Split do Valorant Challengers 2023 Brazil de forma invicta, e somente perdeu 5 mapas em toda a competição, nadando de braçada no torneio, inclusive passeando na final, contra a 00Nation, onde ganhou a MD5 de 3×0, garantindo o título.

Já a M80 também foi a grande campeã do Valorant Challengers 2023 North America, e não perdia desde 4 de maio, nadando também de braçada em seu campeonato regional, garantindo a taça do torneio contra a The Guard por 3×1.

O primeiro mapa a ser escolhido foi Fracture, a mando da The Union, e o jogo começou extremamente tranquilo para a equipe brasileira que abriu 5 pontos de vantagem logo no começo do jogo, deixando a M80 completamente perdida. E foi assim até o final da primeira partida, onde a equipe invicta brasileira continuou com sua fama e garantiu o primeiro mapa contra os Canadenses por 13×07.

Já na segunda partida do dia, a M80 escolheu Pearl, onde a equipe não perdia fazia mais de 4 meses em jogos oficiais. Porém, isso não foi o suficiente para parar a equipe mais badalada do cenário atualmente, e, apesar de uma partida disputadíssima, onde as duas equipes tiveram chance de levar a vitória, deu The Union, por 17×15, acabando com a invencibilidade Canadense e garantindo a primeira vitória no ACC 2023.

00 Nation x 9z Team

A segunda partida do dia ficou entre 00 Nation e a 9z Team pelo grupo 2, em uma série que surpreendeu os Argentinos campeões de sua região, e garantiu a primeira vitória para o time dos brasileiros.

O primeiro mapa da série foi pick da 9z, que garantiu logo um dos seus melhores mapas, a Fracture, porém, essa estratégia não foi suficiente para parar a 00 que, com uma ótima atuação de B4rtin e Bezn1, garantiu a primeira vitória na série por 13×08.

O segundo mapa foi Haven, que foi o pick da 00 Nation, porém, ainda sim o jogo foi extremamente disputado, e por pouco o time brasileiro não necessitou de um over time contra a 9z, mas, novamente com uma ótima atuação de Bezn1, que eliminou 26 inimigos, a 00 Nation garante a vitória por 13×11.

M80 x FUSION

Começando o segundo dia da fase de grupos da competição, a M80 jogou seu segundo jogo no campeonato, mas desta vez contra a FUSION pelo grupo 1, que não havia jogado no primeiro dia. Sabendo disso, a equipe Canadense foi para cima e garantiu a rápida vitória de 2×0.

Mesmo com o primeiro mapa da partida sendo o pick da FUSION, a M80 não permitiu que a equipe adversária reagisse e rapidamente aplicou um 13×7 na Fracture.

Já no próximo mapa, a equipe canadense repetiu o placar de 13×7 na Lotus, e garantiu a sua primeira vitória na competição. Já a FUSION, começou o campeonato com derrota, que custaria muito caro para uma possível classificação para a semifinal de forma instantânea.

00Nation x The Guard

O segundo jogo do dia ocorreu novamente com participação brasileira, onde a equipe da 00 enfrentou a The Guard, que ainda não havia jogado no torneio, pelo grupo 2. Porém, diferente do que ocorreu na primeira série do dia, onde a M80 conseguiu uma rápida vitória contra a FUSION, o time brasileiro não teve a mesma competência e acabou perdendo de 2×0 contra os Estadunidenses.

O primeiro mapa, de escolha Brasileira, foi a Bind, e apesar do jogo extremamente disputado, que foi até para a prorrogação, não foi o suficiente para a 00 que perdeu por 14×12. Mesmo com uma ótima atuação individual de Shion que conseguiu 26 abates e quase levou o primeiro mapa para a equipe brasileira.

O segundo mapa, de escolha da The Guard, foi a Haven, e, diferente do primeiro, a 00 Nation não conseguiu uma bela atuação e cedeu a vitória para os Estadunidenses de 13×05.

FUSION x The Union

Para começar o último dia da fase de grupos do torneio, a The Union enfrentou a FUSION pelo grupo 1, e novamente conseguiu uma tranquila vitória por 2×0 mantendo sua invencibilidade para as semifinais do torneio.

A vitória da The Union começou com o mapa de escolha da FUSION, a Pearl, e novamente a equipe brasileira se apresentou muito bem nesse mapa e garantiu uma fácil vitória por 13×07, com um destaque individual para Askia, o iniciador da The Union que conseguiu 25 abates com sua Jet.

O segundo mapa de escolha da The Union foi Fracture, e assim como a primeira série contra a M80, o time brasileiro não teve muitas dificuldades de jogar em seu mapa de escolha, e conseguiu outra vitória tranquila por 13×06, não perdendo um único ponto sequer no ataque, acabando o jogo rapidamente após a troca de lados.

The Guard x 9z Team

O último jogo do dia foi da The Guard contra a 9z Team, em partida válida pelo grupo 2, onde o time dos Estados Unidos fez um belo jogo e garantiu também uma ótima vitória por 2×0, encerrando a sua participação na fase de grupos já classificada para as semifinais do torneio, assim como a The Union, que também teve duas vitórias em dois jogos.

O primeiro mapa, de escolha da The Guard, foi Ascent, onde o time Estadunidense fez um jogo tranquilo e garantiu a primeira vitória na série por 13×06, não perdendo nenhum único ponto na defesa, acabando com o jogo rapidamente após a troca de fases.

O segundo mapa, de escolha da 9z foi Lotus, porém, a equipe Argentina não obteve êxito em sua escolha como a The Guard e perdeu por 13×06, não conquistando nenhum único ponto na fase defensiva, e deixando a fase de grupos com duas derrotas consecutivas.

Agora com o encerramento da primeira fase, todas as equipes que não sejam a The Union e a The Guard, irão disputar o chaveamento principal a partir dos playoffs, que começaram dia 3 de julho. Já as duas equipes que não perderam só jogaram a partir do dia 4 contra as equipes remanescentes.

As próximas partidas na fase de playoffs serão também em formato MD3 e contarão com o sistema de dupla eliminação, ou seja, se uma equipe perder uma vez ela será rebaixada para a chave inferior e poderá tentar novamente voltar, mas se ela perder novamente, estará desclassificada da competição.

Sair da versão mobile