A ASUS anunciou o lançamento de uma nova tecnologia para seus notebooks, visando a saúde dos consumidores. A Proteção Antibacteriana ASUS é incorporada nas áreas dos notebooks que têm maior probabilidade de contato e pode inibir a proliferação de até 99% das bactérias Staphylococcus e E. coli, por um período de até três anos.
As bactérias são uma parte comum do nosso dia a dia e o contato com elas ocorre de várias formas, inclusive através de superfícies que não são regularmente limpas. Embora não sejam visíveis a olho nu, os teclados dos notebooks estão entre as superfícies mais sujas que as pessoas normalmente tocam. Um estudo realizado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, comprovou que um teclado geralmente tem em média 400 vezes mais bactérias do que os assentos de vasos sanitários.
Com a preocupação com a saúde dos usuários de notebooks ASUS, a marca aplicou essa tecnologia nas áreas dos notebooks que têm maior probabilidade de contato, como teclado, touchpad, área de descanso das mãos e até mesmo no botão de ligar/desligar, incluindo aqueles com sensor de impressão digital. Essa tecnologia é baseada na aplicação de uma camada de íons de prata nas superfícies do notebook, o que rompe a membrana das bactérias, impedindo sua proliferação.
A Proteção Antibacteriana ASUS possui certificação ISO 22196, que estabelece a medição da atividade antibacteriana em superfícies de plástico ou não porosas, como as superfícies dos notebooks. No teste, uma amostra inicial de 10 mil células bacterianas de Staphylococcus e E. coli foi aplicada em duas placas de Petri, sendo uma tratada com a Proteção Antibacteriana ASUS e a outra sem qualquer intervenção. Após 24 horas, na placa tratada com os íons de prata, a quantidade de células bacterianas foi reduzida para dezesseis. Já na placa de Petri sem intervenção, a contagem de bactérias aumentou para 28 mil, comprovando que a Proteção Antibacteriana ASUS pode reduzir em até 99% o crescimento desses micro-organismos.