O VCT Ascension Américas 2023 teve a sua segunda etapa de jogos realizadas durante os dias 3, 4 e dia 5, e dessa vez, os jogos foram em sua grande maioria extremamente disputados, com surpresas e também alguns amassos históricos, e já conhecemos nosso primeiro finalista do sorteio, para saber de tudo sobre essa etapa que antecede a grande final, segue o post.
00Nation x FUSION
O quarto dia de competição começou com uma disputa entre os brasileiros da 00Nation contra a Fusion, onde os brazucas não fizeram bons jogos na série e saíram com a derrota de 2×0 nos mapas Ascent por 13×4, que foi o pick da FUSION e na Fracture por 13×11, dando a classificação para as quartas de final, para os Colombianos, com destaque individual para Darker, jogador da FUSION, que acabou a série com 42 eliminações.
M80 x 9z Team
Para finalizar o dia, o segundo jogo foi dos canadenses da M80 contra os argentinos da 9z, e no duelo de américas a América do Norte acabou sendo superiora, vencendo a 9z por 2×0, pelos placares de 13×9 e 13×4, nos mapas Slit e Lotus, respectivamente.
Os jogos foram bem distintos entre si, enquanto na Slit, no mapa de escolha da 9z, o jogo foi bem acirrado com a M80 conseguiu a vitória por detalhes no final do game, na Lotus a história foi outra e a partida não teve muito tons de emoção com a vitória da M80 logo sacramentada após muitos erros individuais da 9z.
The Union x Fusion
Para começar a primeira série de jogos do dia cinco, a Fusion enfrentou a favorita The Union com o objetivo de chegar na semifinal do torneio, e para isso, começou a série MD3 com seu pick no mapa Pearl, com o principal objetivo de para de uma vez por todas a poderosa, e invicta The Union, porém, o tiro saiu pela culatra e no primeiro mapa da série, o time dos brasileiros ganhou com uma certa facilidade e garantiu o primeiro mapa por 13×7.
Após isso, no pick da The Union, o time brasileiro conseguiu outro grande jogo na Fracture, um dos seus melhores mapas, e garantiu a vitória na série e a vaga para a semifinal por 13×8 com um belíssimo destaque individual na série para Askia, o duelista da The Union, que acabou a série com 42 abates.
The Guard x M80
No último jogo do dia, os canadenses da M80 enfrentaram os estadunidenses da The Guard para conseguir a última vaga na semifinal da parte superior do torneio. Para isso, a M80, com o objetivo de parar a invicta The Guard, pikou Haven, e mesmo assim, saiu com a derrota por 13×9 em uma partida bem disputada, porém que no final após deslizes da M80 a vitória acabou se sacramentando para os Estados Unidos.
Já no segundo jogo da noite, a The Guard pikou Ascent e fez um belíssimo jogo em seu mapa de escolha, dando pouquíssimas chances para a equipe da M80, que apesar de tentar, principalmente com Zander, que acabou o mapa com 25 abates, sendo, apesar de perder, o jogador com mais kills na partida, não foi suficiente para parar a The Guard e acabou sendo rebaixada para a chave inferior do torneio, após perder de 13×7 para os Estadunidenses.
M80 x 00Nation
Começando as disputadas da chave inferior, a 00Nation enfrentou a M80 em sua última chance para tentar chegar a grande final do VAA 2023, mas para isso, teria que enfrentar a perigosa M80, que também acabou sendo rebaixada para a chave inferior após perder para The Guard.
Na tentativa de começar com a vantagem na série, a 00Nation teve como seu pick de escolha a Slit, e infelizmente começou perdendo em seu mapa de escolha por 13×10, em um jogo bastante disputado, onde ambas das equipes tiveram chances de sair com a vitória, porém, graças a erros individuais e coletivos da equipe da 00, além de belíssima partida de Koalanoob e Zander, que acabaram o primeiro mapa ambos com 26 kills, a equipe brasileira acabou saindo com a primeira derrota na série.
Já no segundo jogo, a equipe brasileira teve que encarar a Lotus, o mapa de escolha dos Canadenses, e apesar das tentativas, acabou perdendo o segundo mapa e consequentemente a série por 13×7 e deu adeus ao VAA 2023 e a vaga para o VCT Américas dos anos 2024/2025, com um histórico de uma vitória e três derrotas em todo o torneio.
FUSION x 9z Team
Já no último jogo da chave inferior dos dias 3,4 e 5, a FUSION enfrentou a 9z para tentar avançar na chave inferior, em partida onde os argentinos da 9z saíram com a vitória por 2×0 por 13×4 e 13×9, nos mapas da Slit e da Ascent respectivamente.
Os jogos se distinguiram bastante entre si, pois na primeira partida a 9z acabou dominando todas as ações da FUSION e não deixou a equipe jogar, vencendo sem muitos problemas em seu mapa de escolha por 13×4. E já no segundo mapa, a 9z acabou tendo alguns problemas para enfrentar a Ascent da FUSION, que por pouco não saiu com a vitória, porém, em jogo também tomado de erros individuais a FUSION acabou deixando a vitória escapar entre os dedos e cedeu a vitória para a 9z que fez uma excelente segunda etapa, garantindo a permanência na competição e o avanço na chave inferior. Já a FUSION, assim como os brasileiros da 00Nation dão adeus a competição e a possível vaga no VCT Américas dos anos 2024/2025
The Union x The Guard
No último e mais esperado jogo do sexto do dia de competição, a The Union enfrentou a The Guard pela vaga na grande final da competição e também pela garantia de classificação para o VCT Américas 2024/2025.
E para começar a série, os brasileiros da The Union começaram com um dos seus mapas favoritos, a Fracture, mapa esse que o time estava invicto desde 28 de fevereiro. E em jogo disputadíssimo que foi para o overtime, a The Union acabou saindo com a vitória em jogo onde os dois lados poderiam ter saído com o primeiro ponto da MD3, com um destaque individual para Tex, duelista da The Guard que acabou a partida com 30 kills.
Porém, a The Guard não se deu por vencida e teve em seu mapa de escolha a Ascent, mapa esse que os brasileiros não estavam acostumados. Falta de costume que foi provado no jogo, que se encerrou por 13×2, a maior vitória de um time na competição, vitória essa que desnorteou os brasileiros completamente, deixando-os tontos para o último mapa da série, a Pearl.
A The Union não perdia nenhum mapa sequer desde fevereiro, quando perdeu para a ODDIK por 2×0, e agora tinha tomado o maior baque já registrado em qualquer partida já disputada neste ano, sendo também a maior derrota de todo o torneio.
Então quando os brasileiros foram enfrentar a The Guard no terceiro mapa o baque era evidente, e foi mostrado no começo da partida quando os estadunidenses começaram o último mapa da série com 9×3 no primeiro half, e apesar das tentativas de comeback por parte da equipe brasileira não foi o suficiente e, depois de mais de quatro meses, a The Union conheceu a derrota, e foi também rebaixada para a chave inferior, cedendo para a The Guard, a primeira vaga na final do VAA e também a primeira vaga garantida no VCT Américas 2024/2025.
Próximos jogo da competição
Agora, restantes no torneio estão os times da 9z Team, M80, The Union e The Guard, sendo que, a The Guard já está garantida na final da competição, e pegará a vencedora da chave inferior, que será disputada pela 9z, M80 e The Union.
Os jogos retornaram no dia 8 e todos a partida de agora serão disputados no pavilhão do Pacaembu, o calendário do dia 8 começa com 9z x M80, a vencedora do confronto pegará a The Union e disputará a vaga para a grande final que ocorrerá dia 9 e será a única partida do torneio em formato MD5.