A gamescom 2023 está programada para uma edição de cinco dias que baterá recordes neste mês de agosto, com mais expositores de 60 países diferentes espalhados por uma área de exposição ainda maior do que a incrível extravagância do ano passado.
Além disso, os organizadores da gamescom podem confirmar hoje que o evento de 2023 receberá 33 pavilhões de países, representando 26 nações diferentes. Como resultado, a área bruta de exposição aumentará em 10.000 metros quadrados em comparação com 2022, totalizando 230.000 metros quadrados – um novo recorde para a gamescom. Da mesma forma, os 60 estados representados são um aumento em relação aos 53 do ano passado.
A gamescom também pode confirmar um forte interesse de editores e desenvolvedores no que promete ser um empolgante Opening Night Live – apresentado por Geoff Keighley – enquanto a IGN mais uma vez se juntou para produzir o gamescom Studio, a transmissão oficial ao vivo do evento, apresentando os melhores jogabilidade, demonstrações, notícias, entrevistas e lançamentos direto do local do evento.
“No ano passado, graças à sua comunidade única e forte apoio de muitas empresas de jogos, a gamescom celebrou um grande retorno”, disse Tim Endres, diretor da gamescom na Koelnmesse. “Este ano, estamos melhorando de várias maneiras porque A gamescom está crescendo em várias áreas. Estou particularmente satisfeito por termos recebido tanto apoio da indústria e por grandes empresas que estiveram ausentes nos últimos anos estarem participando deste ano.”
“Mas o fato de que nossa maior abertura para setores relacionados, como o setor de streaming, está dando frutos mostra o grande apelo da gamescom. Por fim, nossa importância como o evento de jogos mais importante do mundo é evidente não apenas por ser mais internacional do que em 2022, mas mesmo antes da pandemia! Assim como nossa comunidade, mal posso esperar pelo início da gamescom 2023.”
Nas últimas semanas, várias empresas anunciaram sua presença na gamescom 2023, incluindo: 9GAG, Aerosoft, Amazon Games, Amazon Prime, AMD, Assemble Entertainment, astragon Entertainment, BANDAI NAMCO Entertainment, Bethesda Softworks, Crunchyroll, Devolver Digital, ESL FACEIT Group, Focus Entertainment, Frontier Developments, GIANTS Software, Headup Games, Hoyoverse, The LEGO Group, Level Infinite, MINI, Netflix, Nexon, Nintendo, Pearl Abyss, PLAION, Raw Fury, Rocket Beans TV, Samsung, SEGA, Star Wars Ashoka (Disney+), Team17, TikTok, Ubisoft e Xbox. Muitas outras empresas serão anunciadas posteriormente.
A gamescom 2023 em fatos e números:
- A gamescom 2022 já ocupava quase todo o espaço do Koelnmesse e, em 2023, o evento será ainda maior em termos de espaço.
- O crescimento para um total de 230.000 metros quadrados se deve, entre outras coisas, à adição do Hall 1, onde este ano será localizada a “área social” com o Creator Co-Working Space e área de autógrafos.
- A área de entretenimento e a área indie também estão se expandindo. Detalhes sobre a ocupação dos halls podem ser visualizados no plano oficial dos halls em b2b.gamescom.global.
- Maior internacionalidade: Isso é especialmente evidente quando comparado ao último evento antes da pandemia de COVID-19, a gamescom 2019: enquanto expositores de 48 países com uma participação estrangeira de 70% estavam representados naquela época, expositores de 60 países com uma participação estrangeira de 78% estão participando da gamescom 2023.
- Além disso, para a gamescom 2023, 33 pavilhões de países de 26 países se registraram, em comparação com 27 estandes de 25 países em 2022.
- O país parceiro, que muda anualmente, também contribui para a internacionalidade da gamescom. O país parceiro oficial da gamescom 2023, o Brasil, trará quase 50 empresas brasileiras para o evento – a maior presença brasileira desde o início da gamescom.
- O grande show de abertura, gamescom: Opening Night Live, será produzido novamente em colaboração com Geoff Keighley e já despertou grande interesse de muitas empresas de jogos, assim como nos anos anteriores.
- O gamescom studio, que cobre os acontecimentos do evento diariamente e os transmite digitalmente para o mundo todo, também será produzido em colaboração com a renomada empresa de mídia IGN em 2023.