Smart TV 55″ 4K TCL P635 – Entrega o que promete sem custar muito | Análise

TCL 4K P635 de 55” é um aparelho com um bom sistema operacional e uma ampla lista de aplicativos.

Aparelho cedido pela TCL do Brasil


A TCL tem ampliado gradualmente sua presença em diversos nichos e faixas de TVs, em maio eu revisei a TCL 4K P735 em seu modelo de 65″ e, recentemente, tive a oportunidade de conviver por aproximadamente 20 dias com o modelo menor de 55” da família TCL 4K P635 e eu digo que foi uma boa experiência comparar modelos tão parelhos assim e ao longo dessa review você vai saber o porquê.

O modelo TCL 4K 55P635 é um televisor de 55 polegadas, sendo o maior da família P635 que também inclui outros dois modelos menores, de 50” e 43”. Visualmente, o modelo de 55” é bastante semelhante ao testado anteriormente de 65”, mas quando começo a prestar atenção vejo que as diferenças estão nos detalhes.

O aparelho é bastante sólido e bem construído, com base e pés em plástico rígido, material esse que chega até a área onde estão as conexões e entrada de energia, já o restante do modelo conta com acabamento em metal de uma borda a outra passando pelo topo, com boa parte do painel traseiro composto por esse material. Suas dimensões são 122,6cm de largura, 71,1cm de altura e 8,1cm de profundidade, aumentando para 75,6cm de altura e 25,7cm de profundidade com os pés. A TV pode ser fixada em um suporte usando o padrão de furação VESA 200×200.

Olhando de frente o aparelho é bastante sóbrio, nada se destaca ou chama muito a atenção, ele é todo preto e quando desligado uma pequena luz de tom azulado fica acesa para indicar o modo stand-by. Em sua caixa vem o controle remoto da TLC com teclas dedicadas ao Google Assistant e acesso rápido a serviços de Streaming como Netflix, Amazon Prime, YouTube, Apple TV+, Globoplay e o TCL Channels, junto estão um par de pilhas, cabo de energia, os pés e parafusos para fixação deles na TV e um adaptador de entrada RCA, os antigos cabos vermelho, amarelo e branco.

Smart TV 55″ 4K TCL P635 conta com bordas infinitas nas laterais e no topo.

Ao ser ligado pela primeira vez, a P635 passa pelo processo de configuração, assim como suas irmãs maiores que também usam o sistema Google TV, um processo um pouco longo e demorado, mas necessário para usufruir de todos os recursos do modelo. Uma conta TCL também é solicitada, mas não se faz necessária para alguns recursos.

Visualmente a TCL 4K 55P635 vai bem, ela tem um bom nível de contraste e cores vibrantes, volto a dizer o que falei na review da P735, a empresa tem feito um trabalho primoroso nos níveis de preto em seus painéis LCD/LED, ao menos nos que eu já tive contato. O sistema Google TV apresenta uma tela principal com recomendações em várias categorias e vídeos previamente assistidos em serviços de streaming logados na TV. O sistema roda bem, sem lentidões ou engasgos.

Painel 4K com HDR confere cores vibrantes e bom nivel de preto ao modelo LED

Em relação às conexões, a TV é bem completa, com 3 portas HDMI, uma porta LAN para conexão com a internet via cabo, porta USB, entrada A/V com uso de adaptador incluso, entrada para conexão com antena de TV e saídas ópticas de áudio e para fone de ouvido. Ela oferece suporte a protocolo eARC e CEC por HDMI – funcional para Home Theater e controle de outros aparelhos pela porta – além de Wi-Fi Dual Band em 2,4 e 5GHz, conexão Bluetooth e Chromecast integrado.

Em uso, a TCL 4K 55P635 se sai bem, suas bordas infinitas nas laterais e topo contribuem para a imersão, e o funcionamento é bom, rápido e preciso. O Google Assistant é preciso em encontrar conteúdo mesmo em serviços não assinados, mostrando onde ele está disponível para streaming ou compra, juntamente com classificações do Rotten Tomatoes. Dotada do sistema Google TV pode esperar por uma infinidade de apps disponíveis, aqui não falta nada, e tem aplicados de vídeo, música, previsão do tempo, games… e por aí vai.

Maior parte do painel da P635 é em metal, com a base e área de conexões em plástico

No uso para os games a TV e sai bem, mas não espere nenhum recurso sofisticado como Dolby Vision, ALMM, HDR 10+, VRR ou suporte a resoluções intermediárias como o 1440p, a P635 é um aparelho 4K que suporta essa resolução além das tradicionais 1080p, 720p e 480p operando no máximo em 60Hz, ou os mais conhecidos 60FPS com suporte HDR. Em game o aparelho se comporta bem, mais ainda se ativar o modo Jogos entre os modos de imagem, dessa forma o aparelho é calibrado para um melhor aproveitamento de seus recursos com foco no gameplay.

A parte sonora é ok, o modelo de 55” oferece dois autofalantes que combinados oferecem 19W de potência, assim como sua irmã maior de 65” que eu analisei em maio. Ela conta com suporte a padrão Dolby de som, mas nada do recurso Atmos presente, sendo bem sincero, achei o som da 55P635 tão bom quanto ou melhor que o oferecido pela P735 de 65”.

O Google TV é um dos melhores sistemas oferecidos em TVs, e a P635 conta com ele

É possível controlar a TV e outros dispositivos conectados por meio do Assistente do Google, que aqui é acessado apenas pressionando o botão dedicado no controle, a TV não conta com microfone embutido para comandos de voz remotos, isso implica também que o uso do Google Duo para chamadas de vídeo requer uma câmera com suporte a microfone, o que não é nenhum problema, visto que as webcams sempre possuem um.

Em resumo, a TCL 4K P635 de 55” é um aparelho com um bom sistema operacional e uma ampla lista de aplicativos. Sua qualidade de imagem, gama de cores e HDR são competentes, e sua qualidade sonora é satisfatória. Apesar de não contar com alguns recursos mais modernos desejados pelo público gamer para usufruir melhor do seu caríssimo console de atual geração ou daquela GPU que custou um rim, a TV entrega o esperado, especialmente considerando seu preço e a faixa de mercado em que compete. Se o orçamento está limitado e você procura uma TV de 55” com um bom desempenho, a P635 é uma ótima opção.

Sair da versão mobile