AnálisesHardware

realme 10 Pro+ 5G – Um design verdadeiramente de outro mundo | Análise

A tela curvada do realme 10 Pro+ 5G é um destaque à parte, oferecendo características de nível flagship

Aparelho cedido pela realme


Uma elegante tela curva que abre novas possibilidades, um sistema de câmeras testado e aprovado, pronto para arrasar. Essa é a proposta que a realme traz para o mercado com o realme 10 pro+ 5G. Eu tive a oportunidade de testá-lo por 15 dias e posso garantir que ele promete e entrega. Vem comigo para saber mais:

realme 10 Pro+ 5G

Logo de começo, o smartphone traz uma novidade tecnológica notável chamada PWM dimming, sendo o primeiro smartphone com tela OLED da indústria a obter o certificado Flicker Free da TÜV Rheinland, garantindo ausência de cintilação. O realme 10 Pro+ 5G também incorpora suporte de baixa luz azul por hardware, proporcionando maior proteção para os olhos. Na caixa ele traz carregador, cabo USB, película e capinha de proteção, o que é bem-vindo dado ao estilo da tela, além dos papéis costumeiros.

Com dimensões aproximadas de 161,5mm de comprimento, 73,9mm de largura e aproximadamente 7,95mm de espessura, o modelo pesa entre 172 e 175g, dependo da cor escolhida, essas que por sua vez podem ser preto chamada Dark Matter e outra lindíssima furtacor chamada de Hyperspace, modelo esse que foi testado. Apesar de ser um aparelho relativamente grande por conta da sua tela maior ele não chegou a ficar pesado devido à mudança do material adotado na traseira.

A tela curvada do realme 10 Pro+ 5G é um destaque à parte, oferecendo características de nível flagship. Com ampla área de visão de 6,7 polegadas, curvatura precisa de 61°, reprodução de 1,07 bilhões de cores, toque preciso, alta taxa de atualização de até 120Hz e brilho elevado, essa tela AMOLED curva é verdadeiramente top de linha. Isso tudo foi conquistado após 16 meses de pesquisa e 26 protótipos para oferecer a curvatura perfeita de tela para minimizar a distorção, toques acidentais e oferecendo aquela sensação Premium ao toque, resultando em bordas finas de 2,33mm, as mais finas da linha realme. Isso foi alcançado por meio da avançada tecnologia COP Ultra, garantindo um design minimalista.

realme 10 Pro+ 5G

Falando em tela, o que mais me chamou a atenção foi o modo HyperVision, que realça as cores, aprimorando brilho e alcance dinâmico para uma experiência visual melhorada, principalmente para quem ama jogar por conta da sensibilidade aumentada ao toque, dando mais precisão de resposta por conta do auxílio da quarta geração do algoritmo X-touch, criado pela marca para prevenir toques acidentais. Esse recurso, atuando em uma área 20% maior, ajusta-se ao modo com que você segura o smartphone, proporcionando uma resposta impecável apenas quando você quiser, sem perder a qualidade e proteção da sua tela, que aqui no realme 10 Pro+ 5G é protegida por um vidro de 0,65mm duplamente reforçado, aprovado no rigoroso teste de queda TTF de 1m, conferindo resistência e qualidade. Este é um smartphone que você (supostamente) pode usar sem nenhuma preocupação.

Durante o uso do realme 10 Pro+, a ergonomia é notável, sua pegada agrada muito na mão apesar da traseira em plástico liso ser bastante escorregadia, mas isso se resolve facilmente com uma capinha, porém eu indico usar uma capinha transparente para não perder todo o charme que o aparelho entrega com um efeito brilhante que exibe efeitos cromáticos e pixelado a depender do ângulo que você olha na traseira. Ele pode ser encontrado na cor clara com tonalidade cinza azulado e a dourada que nos foi entregue para análise.

Um ponto que me deixou a desejar foi a falta de qualquer certificação IP para resistência à água, nem mesmo das mais básicas como temos em outros modelos até mais simples.

Já o leitor biométrico fica incorporado à tela em posição mais baixa que o normal, mas nada que atrapalhe no dia a dia. A entrada para fones de ouvido foi removida, seguindo a tendência de outros modelos atuais, enquanto a gaveta para dois chips na parte inferior não possui espaço para microSD sendo assim, não sendo possível a expansão de memória. O aparelho apresenta dois alto-falantes, com uma segunda saída de som no topo, além de dois microfones para captura de som estéreo. Um ponto negativo dos auto falantes é a função de 200% de volume que faz perder a qualidade do som e acaba não sendo útil.

O realme 10 Pro+ é um celular com conectividade 5G, Wi-Fi de sexta geração, NFC e Bluetooth 5.2 que já vem com Android 13 modificado pela realme UI 4.0. Essa nova interface traz melhorias no gerenciamento de energia, controles de mídia aprimorados, maior personalização da interface e várias melhorias relacionadas à privacidade e segurança do sistema. E por falar nisso, o aparelho estava com patch recente quando testamos e após alguns dias teve mais duas atualizações de segurança e aprimoramento, porém a interface do aparelho deixa um pouco a desejar na função de aprender as funções, por exemplo, não existe a opção de ver/aprender depois, ela fica na tela de notificação até você clicar e ver e utilizar a determinada função.

O sistema flui bem e apresenta bom tempo de resposta. Ele “sequestra” em torno 4 GB do armazenamento para expandir a RAM, sendo possível usar até 12 GB extras. Há o recurso Always-on Display para ter o relógio sempre ativo quando a tela está desligada, podendo customizar e escolher quais atalhos de acesso rápido terá quando tocar seu dedo no leitor biométrico, algo que já vem podemos ver em outros aparelhos e ajuda muito no dia a dia.

A potência do processador foi aceitável, nos 2 primeiros dias eu achei que o celular era lento e travava, mas confesso que foi pura ignorância minha. Equipado com o Chipset Dimensity 920 5G, o dispositivo é capaz de rodar Free Fire, MBLL e outros jogos mobile jogos populares de forma fluida, graças à tecnologia de processamento de 6nm, que oferece eficiência energética. A bateria de 5.000 mAh entrega autonomia com folga para mais de um dia, mesmo em uso intenso, rodando jogos, assistindo a vídeos e fazendo várias tarefas simultâneas. O carregador de 67W recupera grande parte da carga em poucos minutos, apesar de uma estranha demora de mais de 1 hora para a carga completa, pode ser um recurso de segurança para não encurtar a vida útil da bateria, mas estranhei a lentidão até atingir os 100%. O aparelho é equipado com porta do tipo USB-C e conta com slot para dois SIM-Cards

realme 10 Pro+ 5G

A configuração de câmeras é composta por uma de 108 MP, uma ultra-wide de 8 MP e uma macro de 2 MP. Apenas a principal traz uma grande diferença se comparado a outros modelos semelhantes conseguindo capturar boas fotos, seja dia ou noite. As demais câmeras mantêm o padrão esperado para a categoria, enquanto a câmera frontal poderia incorporar um sensor novo para imagens mais nítidas. A filmadora grava em 4K, embora não tenha otimização óptica. Um ponto que pode incomodar é o design das câmeras, que são bem grandes e protuberantes na traseira do aparelho, esse que conta apenas cm 7,78mm, fazendo com que a protuberância dos sensores seja ainda maior.

O realme 10 Pro+ é um bom celular intermediário, com design atraente, tela de qualidade, som potente, entrega ótimo desempenho e a bateria dura o dia todo com folga. Suas câmeras registram boas fotos e vídeos, apesar de não serem destaque na categoria. Com preços variando de R$ 1816,00 a R$ 2300,00, é um smartphone que oferece mais do que promete e se destaca em comparação com outros modelos similares, vale muito a pena.


Especificações

Tela Curved Vision de 120Hz
PWM Dimming de 2160Hz

Câmera ProLight de 108MP
Arquitetura de Imagem HyperShot

Chipset Dimensity 920 5G
500.000+ pontos no AnTuTu Benchmark

Design Hyperspace
172,5g – Ultra Leve

Carregamento SUPERVOOC de 67W
Bateria Enorme de 5000mAh

realme UI 4.0
Baseada no Android 13

realme 10 Pro+ 5G

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Carregamento rápido
  • Fluidez na troca de tarefas
  • Custo benefício
  • Boa tela AMOLED com brilho
  • Recargas curtas muito rápidas

Negativos

  • Design das câmeras
  • Difícil em algumas funções do menu
  • Poderia ter resistência à água
  • Tempo total de recarga demorado
  • Faltou estabilização mais eficiente

Leo Gomes

Viciado em Power Rangers, Comida, Cultura Geek e programas culinários
Botão Voltar ao topo