I Expect You To Die 3: Cog in the Machine – A volta do divertido e frustrante ciclo de vida e morte | Análise

I Expect You To Die é uma franquia que satiriza os filmes de espiões que fizeram sucesso no século passado nos colocando no lugar de um agente secreto

Analisado no Meta Quest 2


I Expect You To Die 3: Cog in the Machine é um jogo de ação, aventura e puzzles, desenvolvido e distribuído pela Schell Games. O título foi lançado em 17/08/2023 para Meta Quest 2 com uma versão de PC VR esperada para 28/09/2023.

Continuando a saga do agente Phoenix, I Expect You To Die 3 mantém a mesma receita de seus antecessores, só que agora com diferentes e interessantes mapas em uma aventura extremamente divertida e frustrante.

Para quem nunca jogou ou não se lembra, I Expect You To Die é uma franquia que satiriza os filmes de espiões que fizeram sucesso no século passado nos colocando no lugar de um agente secreto para resolver quebra cabeças em situações peculiares onde qualquer movimento errado pode nos matar. Sem spoilers, nesta terceira entrada nós voltamos no papel do Agente Phoenix que agora tem como missão encontrar e resgatar a Dra. Roxana Prism, ela que é a cientista por trás do nosso implante especial que nos dá poderes tele cinéticos. A história é interessante e traz uma trama com algumas peculiaridades e muitos robôs para convencermos e também combater.

A jogabilidade continua a mesma, sendo este um jogo estático sem movimento, onde se joga sentado com a utilização de um sistema de gravity grab, aqui disfarçado de habilidades tele cinéticas para interagir com o cenário. No geral o sistema funciona, mas tem suas limitações e manusear algumas ferramentas e realizar certas ações acabam se tornando uma tarefa complicada em alguns dos novos mapas.

Esta terceira entrada traz novos mapas e no geral temos uma abordagem mais outdoor. Não quero dar spoilers, mas espere encontrar missões em ambientes de alta velocidade, baixa e alta temperatura e até abaixo do nível do mar. No geral os puzzles se parecem com os mesmos de sempre, só que mais fáceis e você terá de intercalar momentos onde será necessário prestar a atenção e analisar pistas para decifrar códigos e em outros onde é preciso pensar e agir rápido pois temos um determinado limite de tempo.

Não temos checkpoints e cada vez que morrer será necessário começar o nível novamente. Esta que é uma característica da franquia e que não é era um grande problema nos jogos passados, acaba deixando esta nova experiência um pouco frustrante, visto que nesta terceira entrada várias mortes não são causadas durante os puzzles e sim nas sequências de ação. A frustração é real e a falta de checkpoints não só faz você perder tempo como contribuiu negativamente visto que alguns mapas têm um início lento e você é forçado a rejogar as vezes só porque o item que você precisava ficou preso no cenário ou por alguma inconsistência com a precisão dos controles durante as partes de ação.

Mesmo com as limitações de hardware da plataforma Quest 2, I Expect You To Die 3 traz uma boa combinação de gráficos e efeitos sonoros. Os visuais estão legais, temos mapas distintos, muitas cores, itens com boas texturas, excelente legibilidade de textos e modo vinheta para quem sofre com motion sickness. A trilha sonora está muito boa e além das músicas temos uma dublagem bem feita que traz vozes para personagens e também para um narrador, temos opções de legendas para vários idiomas, mas infelizmente o jogo não está localizado em PT-BR.

Apesar de não inovar, I Expect You To Die 3: Cog in the Machine é uma boa sequência que traz os melhores mapas da franquia com várias horas de diversão, mas isso para quem não se importar dos inúmeros recomeços e da frustração causada pela falta de checkpoints. O preço cobrado na versão de Quest 2 é um pouco salgado porque a loja só possui preços em dólares americanos, por este motivo se você se interessar eu recomendo que espere pela versão de PC VR que geralmente chega através da Steam com preços mais camaradas.

Confira neste vídeo as primeiras impressões de I Expect You To Die 3: Cog in the Machine:

Sair da versão mobile