
Analisado no PC
Turbo Overkill é um jogo de tiro em primeira pessoa de ação rápida, um boomer shooter desenvolvido pela Trigger Happy Interactive e distribuído pela Apogee Entertainment. Após um período de acesso antecipado, o título teve sua versão final lançada em 11/08/2023 para o PC com versões para console esperadas para mais tarde.
Se inspirando nos clássicos Doom, Quake Duke, Duke Nukem, Serious Sam e trazendo uma combinação de um vasto arsenal e uma icônica serra elétrica, Turbo Overkill é diversão garantida para qualquer fã do gênero.
A trama é simples e direta, nessa aventura nós assumimos o papel de Johnny Turbo, um mercenário que tem a missão de eliminar o SYN vírus, uma infecção iniciada por uma AI fora do controle que está assimilando e transformando os cidadãos de Paradise. A missão é uma só, eliminar tudo relacionado ao SYN vírus a qualquer custo e assim partimos para uma aventura recheada de ação, tiroteios e muito sangue.
Boomer shooters no geral se assemelham pela jogabilidade de tiro rápido, mas apesar do conceito ser igual para todos, cada um deles consegue trazer uma experiência única através de suas mecânicas e aqui não podia ser diferente. No geral Turbo Overkill traz uma jogabilidade que segue a receita básica do gênero, com uma mistura de ação e plataformas através de uma movimentação rápida e um vasto arsenal a disposição do jogador, o diferencial aqui se chama serra elétrica.
Como o jogo tem uma temática cyberpunk, os desenvolvedores decidiram explorar o conceito e Johnny Turbo já começa a aventura com uma serra elétrica a sua disposição na sua perna direita. Sem limitações de combustível você não só pode como deve usar e abusar da serra elétrica que pode ser ativada ao realizar escorregões retalhando inimigos ao meio. A serra elétrica não é única e no decorrer da jogatina é possível melhorar o corpo do personagem adaptando e melhorando outros módulos, temos até mísseis que podem ser lançados através do braço de Jhonny.
A jogatina consiste em transpor mapas em uma exploração vertical e horizontal, temos muitas plataformas, chaves e portas, além de segredos no formato de baús fechados que guardam melhorias. No geral os mapas são interessantes e o ritmo de jogo varia entre correr através de corredores, momento de arena e muitas plataformas. Em sua maioria os níveis são legais de se jogar, contudo alguns são um pouco frustrantes dado a quantidade de pulos necessários e a alta velocidade de movimento que não ajuda nos momentos de precisão, assim caso você erre os pulos em alguns mapas será preciso gastar um tempo correndo até o local novamente.
Na ambientação temos uma temática cyberpunk com muito neon e cores, os gráficos são feitos em 3D com uma abordagem retrô sem muitos detalhes. No geral a ambientação é boa mas a jogatina sofre um pouco com o excesso de luz e a falta de detalhes, estes que fazem com que seja quase impossível conseguir distinguir entre os tipos de inimigos durante os combates mais intensos, o excesso de cores também pode atrapalhar na navegação.
O áudio é um mix, por um lado temos efeitos e sons de arma bastante genéricos, por outro o jogo conta com uma trilha sonora baseada em uma mistura de metal com música eletrônica que traz faixas perfeitas para embalar a jogatina, sendo até possível adquirir a trilha separadamente.
Apesar de não ser perfeito, no final Turbo Overkill é um prato cheio para os amantes do gênero, o título traz uma experiência repleta de ação com tiroteios acompanhados de uma boa trilha sonora para te deixar querendo mais. O preço cobrado é justo, mas poderia ser mais camarada, visto que o título recebeu um considerável aumento de preço após ter saído do acesso antecipado. De toda forma, se você gosta do gênero ou se interessou, vale a pena jogar.