Synth Riders – Impressões do modo de realidade mista | Análise

O novo modo é bem divertido e a experiência é boa mesmo com o ambiente preto e branco do Quest 2.

Analisado no Meta Quest 2


Synth Riders é um jogo de ritmo musical em VR, desenvolvido e distribuído pela Kluge Interactive. Inicialmente lançado PC VR em 2018, atualmente o título também se encontra disponível para PSVR e Oculus Quest.

Synth Riders é um divertido jogo de ritmo musical onde o objetivo é utilizar os controles para acertar esfera e trilhos que vem a sua direção enquanto você desvia de obstáculos e curte a música. Desde seu lançamento o jogo vem recebendo atualizações que trazem novos recursos, modos de jogo e também novas faixas, atualmente o jogo conta com 68 músicas gratuitas e 57 que podem ser adquiridas via DLC com a opção de também utilizar faixas personalizadas que podem ser acessadas nas versões de PC e Quest.

Com o lançamento do Meta Quest 3 e das últimas atualizações que melhoram a experiência AR (realidade aumentada) do Quest 2, Synth Riders está recebendo um novo modo de jogo MR que adiciona uma opção de realidade mista nesta jogatina e nós pudemos testá-lo antecipadamente. Os headsets Quest 2 e Quest 3 tem acesso ao pass through através de suas câmaras, com o Quest 2 trazendo um ambiente preto e branco e o Quest 3 com o ambiente totalmente colorido, para acessar essas funções é preciso criar um espaço de jogo e ativar o modo imersivo através das configurações que trazem um atalho onde é possível ativar e desativar a imersão com dois toques na lateral do headset.

Fazendo o uso desses recursos a nova atualização introduz um modo imersivo. Este modo de jogo utiliza uma das paredes da nossa área de jogo como janela principal e as esferas irão sair deste ponto em sua direção. As laterais ficam sem preenchimento e você pode ver o seu ambiente, a combinação é interessante e em volta da janela principal temos efeitos de luzes que se adaptam a música em uma experiência AR bem divertida.

Este novo modo só está disponível para os headsets da plataforma Meta Quest e assim como em outros jogos a captura de jogo é limitada pelas regras de privacidade e qualquer gravação utilizando os recursos nativos faz com que o espaço de jogo seja preenchido por paredes escuras, assim caso queira gravar o ambiente será necessário utilizar apps de terceiros para tentar burlar as regras. No Quest 2 o jogo rodou bem e sem engasgos, mas alguns recursos de câmera e visão para terceiros que existem no PC não estão disponíveis nesta plataforma.

O novo modo é bem divertido e a experiência é boa mesmo com o ambiente preto e branco do Quest 2. Como dito, este modo é exclusivo dessa plataforma e infelizmente aqui o jogo acaba saindo com um preço mais salgado, pois a loja da Meta não tem preços regionais e cobra em Dólares Americanos. Por este motivo, mesmo tendo alguns recursos adicionais eu prefiro recomendar a versão de Quest somente para quem quiser aproveitar a portabilidade da plataforma e também jogar em AR, do contrário é melhor optar pela versão de PC que tem preços mais camaradas e sua personalização de músicas é feita de forma mais simples.

Confira um trecho do gameplay do novo modo aqui:

Sair da versão mobile