【BGS 2023】 – Entrevistamos Mario Vitolo, Produtor Executivo da Leonardo Interactive
Durante a Brasil Game Show [BGS 2023] a Leonardo Interactive esteve presente com um estande na avenida indie onde trouxe três de seus games para que o público brasileiro pudesse conhecer mais. Durante os dias da feira pudemos conversar com o assessor de impresa da empresa e ele nos fez a ponte para que pudéssemos fazer algumas perguntas ao Mario Vitolo, produtor executivo do estúdio/publisher.
Gamers & Games: Para começar, gostaria de lhe perguntar sobre a criação da empresa, como ela surgiu, se começou como um estúdio que se tornou uma editora ou se foi algo pensado desde o início para ser o que é hoje.
Mario Vitolo: Bem, não posso falar pelo nosso fundador, mas a empresa foi fundada com o objetivo de publicar. O objetivo sempre foi promover os videogames italianos. Depois disso, nasceu a Leonardo Productions, que é nosso pequeno estúdio de desenvolvimento interno, a forja da qual produzimos Shattered Heaven com muita satisfação.
Daymare: 1994 Sandcastle
G&G: Quais são os principais princípios da Leonardo Interactive ao criar ou publicar jogos, e como a empresa busca proporcionar experiências únicas e memoráveis aos jogadores?
Mario Vitolo: Cada título é autônomo, portanto, cada um traz um valor diferente. Podemos nos guiar pelo princípio do entretenimento puramente lúdico em algumas produções, enquanto em outras damos muito mais atenção ao valor artístico. Nunca generalizamos quando se trata de nossas produções, uma vez que definimos os principais valores de nossos produtos, nós nos atemos a eles e tentamos comunicá-los da melhor forma possível.
G&G: Com um portfólio variado e títulos com certa expressividade entre a crítica e o público, como vocês se posicionam em relação ao mercado, há algum nicho em que a empresa queira se concentrar ou a variedade é o principal caminho?
Mario Vitolo: Novamente, depende muito do produto, obviamente lidando com gêneros muito variados, tentamos posicionar todos no nicho certo, seja RPG ou terror. Não temos um único nicho, nosso objetivo é criar um sentimento por trás da nossa marca, para que ela seja reconhecível e se torne um selo de qualidade para os títulos independentes que oferecemos.
Simon the Sorcerer Origins
G&G: Entre os títulos que estão disponíveis para o público aqui na BGS 2023, temos um jogo lançado, Daymare: 1994 Sandcastle, que tem localização em português do Brasil, enquanto Shattered Heaven, que está em acesso antecipado, e Simon the Sorcerer Origins, ainda não sabemos se terão ou não, existe essa possibilidade, isso é algo que a empresa vê como primordial ou é mais baseado em um caso a caso?
Mario Vitolo: É complicado dar uma resposta abrangente. A localização para o português brasileiro é considerada para todos os nossos títulos, mas é claro que depois fazemos um estudo de viabilidade para ver se alguém na América Latina realmente compra nossos produtos. Se houver interesse suficiente no Brasil, como em qualquer outro país, prosseguimos com a localização
G&G: Com quantos estúdios e parceiros internos a Leonardo Interactive trabalha atualmente? Você poderia compartilhar mais informações sobre novos títulos em desenvolvimento, se é algo na linha do que a empresa já está trabalhando ou se é um novo gênero?
Mario Vitolo: Sinto muito, mas essa é uma informação que não posso divulgar. Há uma infinidade de colaborações em andamento, com o mesmo número de projetos sendo avaliados, mas isso é, por enquanto, informação confidencial.